Mato Grosso

Artesãos de 14 cidades de MT ganham espaço gratuito para expor e vender suas peças em Cuiabá

Publicado em

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) inaugurou, neste sábado (5.7), a primeira Loja do Artesanato de Mato Grosso. O espaço está localizado no piso L2 do Shopping Estação Cuiabá e funcionará por 60 dias, com o objetivo de valorizar a cultura, a arte e os talentos locais, além de fomentar a geração de renda para os artesãos.

Com cerca de 600 peças à venda, a loja reúne itens produzidos por 35 artesãos de 14 municípios mato-grossenses, com preços a partir de R$ 12. Entre os produtos disponíveis, estão peças indígenas, mandalas, vasos, itens em couro e madeira, cerâmicas, tecelagem, entre outros artigos feitos à mão.

A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destacou que a loja é fruto de uma parceria com o shopping, que cedeu o espaço de forma gratuita para a secretaria, e não impõe custos aos artesãos para exporem seus trabalhos. Segundo ela, o espaço reforça o compromisso do Estado com a promoção da cultura e da economia criativa.

Veja Também  Governo investe mais de R$ 77 milhões para asfaltar rodovias até distritos e comunidades da capital

“Essa é uma loja de cunho social, parceria entre a Sedec e o Shopping Estação. O artesão não tem custo nenhum para expor conosco. Ela é importante para mostrar um pouquinho de cada coisa que o nosso Estado tem. Nós temos muitos artesãos maravilhosos, com peças a preços acessíveis. O nosso objetivo é realmente que a população possa vir e conhecer de perto o trabalho deles”, afirmou.

Advertisement
Saiba Mais

A ceramista Lucileicka David, de Chapada dos Guimarães, participa da loja com copos, pratos, xícaras e outros utilitários feitos de cerâmica. Com 25 anos de experiência na área, ela considera a Loja do Artesanato uma importante iniciativa. “Isso é um espetáculo. É uma ótima forma de divulgar o trabalho da gente”, disse.

A diversidade de técnicas e materiais presentes na loja reflete a riqueza do artesanato mato-grossense. Cada peça carrega referências culturais, saberes tradicionais e a identidade de diferentes regiões do Estado, proporcionando aos visitantes uma imersão na arte feita à mão por profissionais que mantêm viva a história e os costumes locais.

Veja Também  Escola de Saúde Pública forma 43 técnicos de enfermagem em MT
Peças produzidas por Osmar em seu ateliê.

Osmar Virgílio também trabalha com cerâmicas há mais de quatro décadas, carrega o título de mestre ceramista e expõe suas peças na Loja do Artesanato ao lado de peças de seus alunos.

Ele conta que, após a pandemia da Covid-19, a procura por aulas em seu ateliê aumentou consideravelmente por parte das pessoas que viam a cerâmica como uma atividade terapêutica. Para ele, a loja é uma chance de ampliar o alcance da arte.

“Essa é mais uma vitrine para o nosso trabalho. Não só para o trabalho com a cerâmica em si, mas também para o trabalho enquanto professor. Hoje, estamos fomentando essa arte em todo o Estado”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso