Direto de Brasília

Vai à sanção Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca

Publicado em

Segue para a sanção do presidente da República o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca, a ser celebrado anualmente no dia 26 de julho.

O projeto (PL 2.079/2023) foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Comissão de Educação e Cultura (CE), em decisão terminativa.

A matéria contou com parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE). Durante a reunião da CE nesta terça, o parecer foi lido pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Danças populares

O coco de roda, a ciranda e a mazurca são danças populares muito presentes na Região Nordeste. Em seu parecer, Augusta Brito explica que o coco de roda teve origem nos cantos de trabalho entoados pelos povos africanos escravizados, com estrutura musical baseada em versos improvisados e em uma percussão marcada.

Advertisement
Saiba Mais

Já a ciranda, ressalta ela, tem origem litorânea, tendo sido historicamente dançada por pescadores e agricultores durante momentos de confraternização e é caracterizada pela dança em roda, onde os participantes seguem os versos entoados por um mestre cirandeiro.

Veja Também  Deputados analisam projeto que cria 21 cargos de juiz do Trabalho no TRT em Belo Horizonte; acompanhe

A mazurca, por sua vez, observa ela, tem origem europeia e chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

Augusta ressaltou que a criação da data comemorativa é uma forma de valorizar as culturas populares e tradicionais do Brasil. “Além de reconhecer a importância histórica dessas manifestações, a data fortalece o compromisso com sua preservação e difusão, garantindo que continuem a ocupar um espaço significativo na identidade nacional”, afirma a relatora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso