Direto de Brasília

CCT debate fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro nesta quarta

Publicado em

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) realiza, nesta quarta-feira (11), às 10h, uma audiência pública para discutir o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro. A reunião foi solicitada pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR), por meio do REQ 8/2025 – CCT.

O programa é um conjunto de políticas e instituições voltadas ao desenvolvimento de tecnologias espaciais no Brasil, incluindo a construção de foguetes, satélites, centros de lançamento e a participação em missões espaciais. O senador destaca que o Brasil se tornou líder mundial em monitoramento ambiental por satélite. Segundo ele, o Programa Espacial Brasileiro é aquele que dá maior retorno à sociedade entre os países do Brics+.

Entre os destaques do programa está o Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que se tornou referência pela transparência dos dados e pela contribuição estratégica à governança ambiental no país.

Veja Também  Comissão aprova proposta que isenta Embrapa de taxas para registro de pesquisas

“É fundamental ampliar o orçamento do setor e a reposição de pessoal, fortalecer a cooperação internacional, priorizar missões científicas de alto nível, atrair e reter talentos, fortalecer a governança e melhor a comunicação sobre a importância do programa espacial”, defende Arns.

Advertisement
Saiba Mais

Já confirmaram presença na audiência:

  • presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon;
  • diretor substituto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Adenilson Roberto da Silva; e
  • diretor para Atividades Parlamentares do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T do Setor Aeroespacial (SindCT), Acioli Antonio de Olivo.

A Comissão ainda aguarda confirmação de representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Camily Oliveira, sob supervisão de Patrícia Oliveira. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso