Policial
Polícia Civil desarticula esquema de agiotagem com envolvimento de facção em Chapada dos Guimarães e Cuiabá
Publicado em
05/06/2025 - 10:00por
Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou, nesta quinta-feira (05.6), a Operação Fachada, para desarticular um grupo criminoso envolvido em agiotagem. Foram cumpridos seis mandados judiciais contra alvos em Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
As ordens de busca e apreensão domiciliar foram decretadas pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá, visando apreender documentos, aparelhos celulares, cadernos de contabilidade paralela e valores em espécie, que subsidiaram e corroboraram com o inquérito que tramita na Delegacia de Chapada dos Guimarães.
Os alvos, sendo cinco empresários (quatro residentes em Chapada dos Guimarães e um em Cuiabá, respondem pelos crimes de extorsão e associação com facção criminosa.
Em Chapada dos Guimarães, um dos alvos foi preso em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo. Os policiais civis apreenderam armas, porções de droga, balança de precisão, petrechos utilizados no embalo de drogas, celulares, dezenas de notas promissórias tomadas como garantia das dividas, dinheiro, entre outros objetos.
Investigação
Durante diligências a Polícia Civil de Chapada dos Guimarães apurou que os suspeitos agiam emprestando dinheiro com juros abusivos a pessoas humildes, recorrendo à atuação de facção criminosa para realizar as cobranças quando os pagamentos atrasavam.
De acordo com o delegado de Chapada dos Guimarães, Eugênio Rudy Júnior, o método de cobrança incluía ameaças, coações e atos de violência, caracterizando clara associação entre o poder econômico e o crime organizado.
“O empresário de Cuiabá, do ramo imobiliário, empresarial e do agronegócio possui quase 22 mil seguidores nas redes sociais. Ele ostenta uma vida de luxo, exibindo caminhonetes de alto padrão como Dodge RAM, barcos e itens de elevado valor, projetando a imagem de sucesso e prosperidade”, destacou Eugênio Rudy Júnior.
O delegado de policia que preside as investigações também destacou o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso, que deu parecer favorável aos mandados judiciais, bem como ao NIPO de Cuiabá.
Coordenada pela Delegacia de Chapada dos Guimarães a operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores; Delegacia Especializada de Roubos e Furtos; Delegacia Especializada de Defesa da Mulher; Delegacia Especializada de Estelionatos e da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães.
Continuidade
As diligências seguem com objetivo de identificar novas vítimas, bem como aprofundar a investigação através das análises patrimoniais dos envolvidos, reforçando que nenhuma posição social, influência ou aparência pública exime o cidadão de responder por seus atos.
Nome da Operação
“Fachada” faz alusão a aparência de legalidade usada pelos investigados para mascarar suas atividades criminosas. Porém por trás da imagem de empresários bem-sucedidos e socialmente respeitáveis, havia uma estrutura criminosa montada para explorar pessoas vulneráveis com o uso da força e do medo.
Tolerância Zero
O trabalho faz parte do programa criado pelo Governo de Mato Grosso de enfrentamento às facções criminosas e o combate ao crime organizado.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Sala do Empreendedor auxilia empreendedores a solicitar crédito da Desenvolve MT

Mulher é presa após tentar sacar BPC/LOAS usando documento falso

Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante condenado a 11 anos de prisão em Confresa

Faccionado que ameaçava moradores é preso pela PM com armas de fogo em Santo Antônio do Leverger

Comissão aprova proposta que destina bicicletas apreendidas para instituições beneficentes

Comissão aprova medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro

Pit-Stop de conscientização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) acontece nesta quinta-feira (12)

Diamantino Sedia a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Judô neste Final de Semana

Integração e fortalecimento de políticas sociais do MDS promovem avanços contra o trabalho infantil

Bomba Periférica Bivolt na Agro Ferragens Luizão R$ 229 reais

Funasa concede área em Sorriso por tempo indeterminado para estrutura de saúde
Policial


Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante condenado a 11 anos de prisão em Confresa
A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (11.6), um mandado de prisão definitiva de um homem condenado por tráfico de drogas,...


Faccionado que ameaçava moradores é preso pela PM com armas de fogo em Santo Antônio do Leverger
A Polícia Militar prendeu um integrante de facção criminosa, de 44 anos, por porte ilegal de arma de fogo, nesta...


Polícia Civil prende casal que comercializava cocaína batizada em casa no centro de Cuiabá
Um casal que atuava com o comércio de entorpecentes em uma residência localizada no centro de Cuiabá foi preso em...
Política


Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...


Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...


Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...
Mato Grosso


Corpo de Bombeiros socorre motociclista ferida em colisão entre carro e moto
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde de quarta-feira (11.6), uma motociclista vítima de um...


Governo estreita relações com empresa japonesa que deve ampliar investimento em Mato Grosso
O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta quinta-feira (12.6), com a trading global Sumitomo Corporation, que já investe em Mato...


Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará vestibular próprio no segundo semestre de 2025, para ingresso no período...