Direto de Brasília
Motta e Alcolumbre defendem alinhamento dos países do BRICS em pautas globais
Publicado em
05/06/2025 - 14:59por
Da Redação
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defenderam a busca de um alinhamento de posições dos países do BRICS em relação a pautas globais, como mudanças climáticas, inteligência artificial, paz no mundo e economia, para que, futuramente, seja possível até mesmo uma moeda comum para os integrantes do bloco.
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A entrevista dos presidentes da Câmara e do Senado integrou os eventos do 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que se encerra nesta quinta-feira (5).
Na avaliação dos presidentes, todos os acordos celebrados entre os países precisam do apoio de seus respectivos parlamentos e, por essa razão, o Legislativo deve estar presente cada vez mais nesses fóruns de discussão.
Protagonismo
Para Motta, as reuniões bilaterais com os demais chefes dos parlamentos deixam um legado de protagonismo do Brasil no cenário internacional. “A cada ano, nossas exportações aumentam, abrindo mercados internacionais, e isso tem sido importante para a economia brasileira. Nessas conversas, entramos em assuntos como as últimas decisões do governo americano sobre as tarifas. Essa decisão do governo americano traz a obrigação do mundo de se reconectar do ponto de vista das relações”, disse.
“Nós defendemos o multilateralismo, sem imposições e sem ficar a reboque de decisões unilaterais”, defendeu.
Licenciamento ambiental
Na coletiva, Hugo Motta foi questionado se o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 3729/04 na Câmara dos Deputados ou PL 2159/21 no Senado) foi discutido em alguma das reuniões bilaterais. Ambientalistas o apelidaram de “projeto da devastação”, enquanto setores produtivos o consideram essencial para destravar o desenvolvimento do País.
Motta afirmou que o tema não foi debatido nos encontros, mas ressaltou que vai tratar do tema com responsabilidade e que a Câmara vai decidir com muito equilíbrio. Segundo o presidente, o mundo não pode cobrar do Brasil aquilo que ele não fez no passado em relação à preservação do meio ambiente.
“Não houve preocupação [nos encontros] com as mudanças [no projeto]. Agora, o mundo não pode cobrar do Brasil aquilo que ele não faz, e se cobrar, tem que financiar e isso só se faz com divisão de riqueza. E temos um agronegócio que se conscientiza sobre a preservação: O Brasil tem responsabilidade com o meio ambiente”, disse.
Moeda comum
De acordo com Hugo Motta, está se buscando, entre os países do BRICS, o intercâmbio comercial cada vez mais facilitado. Ele reconheceu que que a moeda única entre os países do bloco tem um longo caminho a percorrer e um grande debate a ser feito. Segundo Motta, é preciso discutir a viabilidade para implementar isso ao longo do tempo, uma vez que já está havendo um alinhamento do ponto de vista das ações sejam políticas e econômicas.
“A tendência é que esse bloco comercial possa chegar no futuro e tomar uma decisão como essa de maneira responsável e que não haja nenhum retrocesso para os países envolvidos”, afirmou Motta.
Banco de Desenvolvimento
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destacou ainda a importância do Banco de Desenvolvimento do BRICS. Segundo Alcolumbre, a instituição é um instrumento importante para fortalecer as relações entre os países. Ele também reforçou a importância de o Parlamento participar das discussões globais do bloco.
“É a partir da relação interparlamentar, estabelecida nesses encontros no nosso País, que vamos mostrar os exemplos exitosos e é na relação interparlamentar que vamos construir a agenda dos governos, porque os acordos de cooperação se consolidam a partir da aprovação dos parlamentos”, disse Alcolumbre.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira
Fonte: Câmara dos Deputados

Magno Malta defende anistia e condena decisões do STF sobre 8 de janeiro

Polícia Civil prende jovem que cometeu roubo e furto em Pontes e Lacerda

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

Cuiabá lança nova edição de cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil

Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso

Nota Cuiabana sorteará até R$ 50 mil na próxima segunda

Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal

ALMT discute isenção de pedágio para pacientes que dependem de hemodiálise e quimioterapia

Governo estreita relações com empresa japonesa que deve ampliar investimento em Mato Grosso

Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular

Vereadores e prefeito de Rondonópolis realizam visita técnica ao Hospital de Amor
Policial


Polícia Civil prende jovem que cometeu roubo e furto em Pontes e Lacerda
A Polícia Civil prendeu em flagrante um jovem de 22 anos, nesta quarta-feira (10.6), suspeito de diversos crimes de roubo...


Polícia Civil deflagra operação para investigar suspeitos de possuírem armas de fogo de forma irregular
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa (a 1.020...


Polícias Civis de Mato Grosso e Amazonas prendem foragido pelo crime de homicídio
Um homem de 63 anos, investigado pelo crime de homicídio, na cidade de Porto Alegre do Norte, foi preso durante...
Política


Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...


Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...


Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...
Mato Grosso


Governo estreita relações com empresa japonesa que deve ampliar investimento em Mato Grosso
O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta quinta-feira (12.6), com a trading global Sumitomo Corporation, que já investe em Mato...


Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará vestibular próprio no segundo semestre de 2025, para ingresso no período...


Bombeiros socorrem motociclista após colisão com caminhão tombado na BR-163
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, no início da noite de quinta-feira (11.6), um motociclista de...