Direto de Brasília
Participantes do Fórum Parlamentar do Brics defendem ordem mundial mais justa
Publicado em
04/06/2025 - 19:59por
Da Redação
Participantes do 11º Fórum Parlamentar do Brics, iniciado nesta quarta-feira (4), em Brasília, defenderam uma nova ordem internacional mais justa. Para eles, é preciso haver uma configuração mundial na qual os países emergentes participem das decisões globais.
O fórum, que terminará nesta quinta-feira (5), reúne representantes de 15 países — 10 Estados-membros do Brics e cinco países parceiros — e um total de 248 parlamentares, incluindo 195 delegados internacionais, 35 deputados federais brasileiros e 18 senadores. O Brics atua como um fórum de coordenação e cooperação política e diplomática entre países do chamado Sul Global.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defendeu, na sessão de abertura, a reforma de organismos internacionais para garantir uma arquitetura de paz e segurança na solução de conflitos. “É inaceitável e, cada vez mais, flagrantemente ineficaz que estruturas decisórias do sistema das Nações Unidas continuem a refletir o mundo do pós-Segunda Guerra, e não as dinâmicas geopolíticas do século 21”, afirmou Motta.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, considerou que o respeito às diferenças políticas e o diálogo internacional são os “únicos instrumentos essenciais para a paz e para o progresso”. Ele ressaltou a importância dos Poderes Legislativos dos países para a definição de políticas públicas ao redor do mundo. “Que os parlamentos se pronunciem de maneira autônoma e complementar às ações propostas pelos governos sobre os rumos da cooperação internacional na solução de temas da mais alta importância para a sociedade”, afirmou.
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, apresentou uma lista de pontos da agenda legislativa do Brics, que inclui, entre outros, o fortalecimento institucional do bloco e o desenvolvimento econômico, com a redução de barreiras e o foco em tecnologia verde.
O coordenador parlamentar do Brics no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou: “Não somos periféricos e nos negamos a sê-lo. Somos adeptos de uma nova ordem política e econômica mundial. Desejamos e devemos ser tratados como atores de peso, personagens principais de uma nova perspectiva geopolítica.”
O coordenador parlamentar do Brics na Câmara dos Deputados, Fausto Pinato (PP-SP), declarou que a expansão do bloco proporciona uma oportunidade única para fortalecer alianças entre países com diferentes potenciais na indústria, na agricultura ou na saúde, por exemplo. Para ele, não faz sentido que um único país – em alusão aos Estados Unidos e à presidência de Donald Trump – detenha a hegemonia mundial.
Desenvolvimento econômico
Em debate sobre a “Busca de Novos Caminhos para o Desenvolvimento Econômico”, chefes das delegações dos parlamentos do Brics defenderam a reformulação dos sistemas econômicos multilaterais de financiamento para refletir melhor a nova ordem de comércio global, na qual diferentes atores internacionais têm relevância.
Segundo o representante do Conselho Nacional de Províncias da África do Sul, Tidimalo Legwase, os parlamentos do Brics devem apoiar os reforços para reformar as instituições criadas pelo acordo de Bretton Woods para que sua governança seja representativa e reflita os interesses imperativos desenvolvimentistas dos mercados emergentes e países menos desenvolvidos.
A conferência de Bretton Woods aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial e criou organismos como Fundo Monetário Internacional (FMI) e o que viria a ser o Banco Mundial, dentro da nova ordem financeira internacional.
Para o vice-presidente da Câmara da Rússia (Duma), Alexander Zukhov, a sub-representação de países em desenvolvimento faz com que essas instituições não funcionem para todos. “É muito importante tirar o aspecto político das instituições de Bretton Woods. Muitos usam o FMI e o Banco Mundial para promover seus próprios interesses e consolidar práticas neocoloniais nos assuntos globais”, declarou.
O presidente da Câmara do Povo do Parlamento Indiano, deputado Om Birla, afirmou que seu país apoia um “sistema de comércio global justo e baseado em regras” e que aborde adequadamente as necessidades e aspirações do chamado Sul Global, termo que engloba países que possuem desafios semelhantes de desenvolvimento econômico e social a despeito de contextos culturais heterogêneos entre si. “Os países do Brics devem fazer coletivamente esforços concretos para aprimorar a participação do sul nessas instituições”, disse.
Reunião sobre saúde global
Em debate sobre a saúde, participantes do Fórum reforçaram a necessidade de um grande acordo multilateral entre os países do bloco para enfrentamento conjunto de possíveis pandemias no futuro. Segundo eles, a ideia é fortalecer a prevenção e o combate a epidemias, promover acesso equitativo às vacinas e estabelecer um modelo de cooperação baseado na ação solidária.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Sala do Empreendedor auxilia empreendedores a solicitar crédito da Desenvolve MT

Mulher é presa após tentar sacar BPC/LOAS usando documento falso

Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante condenado a 11 anos de prisão em Confresa

Faccionado que ameaçava moradores é preso pela PM com armas de fogo em Santo Antônio do Leverger

Comissão aprova proposta que destina bicicletas apreendidas para instituições beneficentes

Comissão aprova medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro

Pit-Stop de conscientização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) acontece nesta quinta-feira (12)

Diamantino Sedia a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Judô neste Final de Semana

Integração e fortalecimento de políticas sociais do MDS promovem avanços contra o trabalho infantil

Bomba Periférica Bivolt na Agro Ferragens Luizão R$ 229 reais

Funasa concede área em Sorriso por tempo indeterminado para estrutura de saúde
Policial


Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante condenado a 11 anos de prisão em Confresa
A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (11.6), um mandado de prisão definitiva de um homem condenado por tráfico de drogas,...


Faccionado que ameaçava moradores é preso pela PM com armas de fogo em Santo Antônio do Leverger
A Polícia Militar prendeu um integrante de facção criminosa, de 44 anos, por porte ilegal de arma de fogo, nesta...


Polícia Civil prende casal que comercializava cocaína batizada em casa no centro de Cuiabá
Um casal que atuava com o comércio de entorpecentes em uma residência localizada no centro de Cuiabá foi preso em...
Política


Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de...


Deputado quer ampliar Teste do Pezinho em Mato Grosso
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...


Dr. João apresenta Indicação de adaptada a estudantes com TEA para atender Sapezal
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), uma...
Mato Grosso


Corpo de Bombeiros socorre motociclista ferida em colisão entre carro e moto
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde de quarta-feira (11.6), uma motociclista vítima de um...


Governo estreita relações com empresa japonesa que deve ampliar investimento em Mato Grosso
O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta quinta-feira (12.6), com a trading global Sumitomo Corporation, que já investe em Mato...


Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará vestibular próprio no segundo semestre de 2025, para ingresso no período...