Mato Grosso
Sob cuidados da Sema, Tamanduá se recupera e pode voltar ao habitat natural
Publicado em
18/05/2025 - 16:29por
Da Redação
Bandeirinha, como ficou conhecido o Tamanduá macho sobrevivente das queimadas de setembro do ano passado, foi encaminhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a Ampara Silvestre, na Transpantaneira, um recinto de adaptação ao ambiente para posterior soltura.
O animal, que foi o último a ser regatado em 2024, estava há 8 meses internado e em tratamento clínico, pois apresentava queimaduras de terceiro grau e outros quadros clínicos.
Sob responsabilidade da Sema, o mamífero, de aproximadamente 11 meses de idade e 16kg, foi destinado para a aclimatação, com a possibilidade de voltar ao habitat natural quando estiver reabilitado.
Segundo a médica veterinária responsável pelo tratamento médico, Danielle Ferreira, atualmente o animal se encontra ativo, alimentando-se e apresentando comportamento de rejeição à presença humana.
O Tamanduá foi encaminhado para o Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso no dia 4 de setembro, onde passou pelas intervenções médicas necessárias durante o período de internação.
Durante o tratamento, foram realizados exames físico, de imagem e hematológicos, que revelaram lesões de pele provocadas por queimadura térmica nos quatro membros, além de quadro clinico sugestivo de pneumonia e infecção bacteriana sistêmica.
O resgate
A 1ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Animal foi chamada para fazer o resgate de um Tamanduá Bandeira que se encontrava na MT-251, no posto da Polícia Rodoviária Estadual no dia 1° de setembro.
Bandeirinha foi deixado por um brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informado.
Diante da constatação, o resgate foi realizado, com a autorização da Gerência de Fauna da Sema, e o animal encaminhado para o Batalhão de Proteção Animal até ser destinado aos devidos cuidado em uma clínica particular.
Outro Tamanduá
Junto com Bandeirinha, outro tamanduá também foi destinado para aclimatação na Ampara Silvestre. O pequeno Mavi, macho de 3 meses, órfão, resgatado pela Unidade Desconcentrada da Sema em Guarantã do Norte, ficou sob cuidados veterinários em Sorriso.
O resgate ocorreu em março de 2025, na região Norte do Estado.
Com aproximadamente 45 dias de vida, o filhote foi encontrado junto ao corpo da mãe, vítima de atropelamento. Encaminhado para o município, recebeu atendimento clínico especializado já que apresentava lesão na região da face e sinais leves de desidratação.
O animal permaneceu sob os cuidados veterinários por cerca de 30 dias e, após estabelecer dieta adaptada, foi possível a alta médica para dar início a reabilitação.
Orientações
A Sema orienta que, ao encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde tanto do animal como do cidadão.
*Com supervisão de Renata Prata
Fonte: Governo MT – MT

Centro de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e Rotary Club unem forças para conscientizar sobre saúde pública

PF e PMPR localizam depósito ilegal com mais de 2 toneladas de maconha no PR

FICCO/SP apreende cerca de 1,5 tonelada de maconha e realiza prisões por tráfico de drogas

PF prende motorista transportando 200 kg de maconha no PR

Flamengo e Botafogo empatam no Maracanã pelo Brasileirão

Palmeiras vence Red Bull Bragantino e abre vantagem na liderança do Brasileirão

Fluminense empata com Juventude e gaúchos seguem no Z4

Mesmo com um a menos, Bahia vence Vitória em Ba-Vi eletrizante

Corinthians vence clássico e afunda o Santos no Z4

Secretaria de Saúde realiza webinar sobre violência sexual infantil

Servidores de Rondonópolis participam de seminário sobre sindicância e processo administrativo disciplinar em Curitiba
Policial


Operação Codinome Fantasma prende 37 pessoas, apreende drogas, armas e bloqueia contas vinculadas à facção
A atuação de uma facção criminosa no município de Sinop foi desarticulada pela Polícia Civil, nesta semana, com o cumprimento...


Cavalaria da PM prende dois por tráfico e apreende porções e tabletes de maconha em Lucas do Rio Verde
Policiais militares da Cavalaria do 13º Batalhão, em duas ocorrências distintas, prenderam duas pessoas por tráfico de drogas, neste sábado...


PM prende mulher suspeita de tentativa de homicídio contra o marido
Policiais militares da 18ª Companhia Independente prenderam em flagrante uma mulher, de 54 anos, suspeita de tentar executar o marido,...
Política


GT de Proteção Animal debate impactos dos atropelamentos
O Grupo de Trabalho (GT) para proteção dos animais realizou na tarde desta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Mato...


Wilson Santos destina emenda e impulsiona projetos que fortalecem cultura tradicional
Uma das bandeiras do deputado estadual Wilson Santos (PSD) é valorizar e fortalecer a cultura tradicional de Mato Grosso. Em...


ALMT realiza encontro em Vila Rica para impulsionar desenvolvimento no Norte Araguaia
Os festejos alusivos aos 39 anos de Vila Rica, cidade distante a quase 1,2 mil quilômetros de Cuiabá, foram marcados...
Mato Grosso


Secretaria de Saúde realiza webinar sobre violência sexual infantil
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove o webinário “Rede que abraça: saberes e práticas que se entrelaçam” na...


Pesquisa de MT aponta que exercícios físicos podem ser aliados no tratamento contra o câncer
Um estudo desenvolvido em Mato Grosso, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato...


Sob cuidados da Sema, Tamanduá se recupera e pode voltar ao habitat natural
Bandeirinha, como ficou conhecido o Tamanduá macho sobrevivente das queimadas de setembro do ano passado, foi encaminhado pela Secretaria de...