Direto de Brasília

Carla Zambelli culpa hacker e diz que vai recorrer contra prisão decretada pelo STF

Publicado em

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) e seu advogado anunciaram em entrevista coletiva nesta quinta-feira (15) a apresentação de recurso contra decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que a condenou a dez anos de prisão e, consequentemente, determinou a perda do seu mandato.

A parlamentar é acusada de planejar uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feita em 2023 pelo hacker Walter Delgatti.

Carla Zambelli afirmou que o hacker mentiu sobre sua participação no crime e reclamou da rapidez do julgamento virtual e do teor da decisão.

Separação de poderes
A deputada afirmou que a decisão sobre a perda do mandato deve ser tomada pelo Plenário da Câmara dos Deputados, e não simplesmente ordenada pelo STF. “A gente tem que ter bastante reverência pela separação de poderes no Brasil”, defendeu.

Advertisement
Saiba Mais

Perseguição
Ela se considera vítima de uma perseguição política. “Quando a gente tem 1 milhão de votos, coloca um foco na nossa cabeça. A discrepância da Justiça é tanta que faz a gente desacreditar da política”, lamentou.

Veja Também  Comissão aprova permissão para morador da zona rural ter arma aos 18 anos

A parlamentar ainda teme que seus problemas de saúde venham a se agravar caso seja presa. “Ainda que a decisão seja injusta, eu vou seguir. Se acontecer de ter a prisão, eu vou me apresentar. Mas meus médicos são unânimes em dizer que eu não sobreviveria à cadeia”, afirmou.

Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Câmara dos Deputados

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso