Sorriso

Sorriso pode ganhar Centro de Capacitação em Agricultura Familiar

Publicado em

A agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos consumidos no país, pode ganhar um novo impulso no município com a criação de um Centro de Capacitação em Agricultura Familiar no Assentamento Jonas Pinheiro e no Projeto Casulo. A Indicação nº 340/2025, proposta pela vereadora Jane Delalibera (PL), sugere a construção de um espaço dedicado ao treinamento e ao desenvolvimento técnico dos pequenos produtores da região.

Jane explicou que atualmente, muitos agricultores enfrentam dificuldades por falta de acesso a tecnologias, capacitação e boas práticas agrícolas. “O centro teria como objetivo oferecer cursos, oficinas e treinamentos em áreas como: Manejo sustentável e agroecologia, gestão financeira e comercialização. Com isso, os produtores poderiam aumentar a produtividade, reduzir perdas e melhorar a qualidade dos alimentos, tornando-se mais competitivos no mercado”, detalhou a parlamentar.

Veja Também  Requerimento pede emenda para aquisição de ônibus ou micro-ônibus para a Secretaria de Cultura

A proposta segue as diretrizes da Política Nacional de Agricultura Familiar (Lei 11.326/2006) e do PRONAF, que incentivam a capacitação e a inclusão produtiva no campo. Além disso, o centro pode firmar parcerias com universidades, órgãos de assistência técnica e entidades do terceiro setor, promovendo a troca de conhecimentos e o cooperativismo entre os agricultores.

Fonte: Câmara Municipal de Sorriso – MT

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso