Direto de Brasília
CSP aprova aumento de pena para crimes contra motoristas profissionais
Publicado em
08/04/2025 - 18:00por
Da Redação
A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou o projeto de lei que aumenta a punição para crimes praticados contra motoristas de transporte de passageiros. A proposta do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu voto favorável do relator, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O PL 3.605/2021 altera o Código Penal para classificar como homicídio qualificado aquele cometido contra motoristas de transporte público ou privado, inclusive aqueles que atendem utilizando aplicativos de internet, durante o expediente de trabalho ou em razão do exercício da profissão. Com isso, a pena passaria a ser de 12 a 30 anos de reclusão, e não de 6 a 20 anos, que é aquela aplicada aos homicídios simples.
Como os homicídios qualificados são considerados crimes hediondos, o texto prevê que os autores desses crimes também não terão direito a fiança, anistia ou indulto. O projeto prevê que o furto praticado contra esses mesmos profissionais também será considerado qualificado, de modo que a pena seria de 2 a 8 anos de reclusão, e não de 1 a 4 anos. Já a pena para roubo, que é de 4 a 10 anos de reclusão, seria aumentada entre um terço e metade se a vítima for motorista profissional.
Da mesma forma, o projeto estabelece penas maiores para quem praticar os crimes de extorsão ou sequestro contra motoristas. O crime de extorsão (forçar alguém a fazer algo), caso o projeto seja transformado em lei, terá pena entre um terço e metade maior e o crime de sequestro poderá ser punido com até 20 anos de reclusão.
Segundo Veneziano Vital do Rêgo, o número de crimes praticados contra motoristas profissionais tem aumentado em virtude do crescimento da quantidade de profissionais envolvidos nessa atividade. “Tais motoristas estão com certeza em estado de vulnerabilidade, uma vez que não têm como evitar a violência que contra eles é praticada, já que o crime é cometido no exercício do trabalho de que necessitam para sobreviver”, argumenta.
Para Sérgio Petecão, relator da matéria, ter que aceitar pessoas desconhecidas como passageiros é o que mais torna os motoristas vulneráveis. “Nessas circunstâncias, tornam-se vítimas preferenciais de furto, roubo, extorsão e até homicídio”, explica.
Emendas
Petecão apresentou uma emenda para deixar claro, no projeto, que a medida abrange apenas os motoristas que trabalham com transporte de passageiros, em qualquer modalidade.
O relator também acatou uma emenda apresentada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Essa emenda, que altera o artigo 155 do Código Penal, aumenta a pena prevista em casos de roubo de veículo automotor levado para outro estado ou país.
Atualmente, a pena para esse tipo de furto qualificado é de 3 a 8 anos; com a alteração recomendada por Contarato, ela passaria a ser de 4 a 10 anos de reclusão. A emenda também especifica que essa mesma pena deve ser aplicada em casos de roubo de veículos elétricos, híbridos, reboques, semirreboques e componentes ou equipamentos, montados ou desmontados, com o objetivo de levar o item roubado para outro estado ou para o exterior.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

mulher de 47 anos tira a própria vida após enfrentar dívidas causadas por jogos de azar em Cuiabá

Larissa Manoela curte sábado em cachoeira de sua mansão: ‘Sem sair de casa’

Procon orienta população sobre direitos do consumidor no Mutirão da Cidadania

Angélica se diverte com Eva em parques da Flórida: ‘Do jeitinho que a gente gosta’

Ager promove audiências públicas de ouvidoria e participação social em oito cidades de MT

PF apreende 44 celulares no aeroporto de AL

Mais de 30 mil pessoas assistiram ao Auto da Paixão de Cristo nessa Sexta-feira Santa (18)

Motociclista morre após colisão com carro na rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande

Jovem empreendedora transforma investimento em oportunidade de crescimento com apoio da Desenvolve MT
Policial


Três membros de facção são presos pela PM por tráfico de drogas em Porto Alegre do Norte
A Polícia Militar prendeu três homens integrantes de uma facção criminosa, com idades entre 21 e 35 anos, por tráfico...


PM liberta motorista de aplicativo sequestrado e prende homem em flagrante em Cuiabá
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 21 anos, por roubo e sequestro e cárcere privado, na manhã...


Polícia Militar prende faccionado por extorsão e tráfico de drogas em Várzea Grande
Equipes do Grupo de Apoio (GAP) do 4º Batalhão prenderam um integrante de facção criminosa, de 25 anos, por extorsão...
Política


STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de seus deputados e dos instrumentos normativos previstos na Constituição do...


Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do...


Frente Parlamentar Evangélica é instalada na Assembleia
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, no fim da tarde desta quarta-feira (16), na Sala de Comissões, a...
Mato Grosso


Procon orienta população sobre direitos do consumidor no Mutirão da Cidadania
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) está participando do Mutirão da Cidadania, oferecendo serviços...


Ager promove audiências públicas de ouvidoria e participação social em oito cidades de MT
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) dará início, a partir de maio,...


Mais de 30 mil pessoas assistiram ao Auto da Paixão de Cristo nessa Sexta-feira Santa (18)
As duas apresentações do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizadas na sexta-feira (18 de abril), na Arena Pantanal, em...