Mato Grosso
Ambulatório Trans da SES atende 137 pacientes em cerca de seis meses
Publicado em
31/03/2025 - 17:30por
Da Redação
O Ambulatório de Atenção à Transexualidade, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), atendeu 137 pacientes de 1º de setembro de 2024 a 20 de março de 2025. A unidade especializada foi inaugurada em agosto de 2024, no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), em Cuiabá.
A inauguração do local foi considerada um grande avanço para a Saúde Pública de Mato Grosso. Nesta segunda-feira (31.3), é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero.
Os 137 pacientes foram encaminhados à unidade pela Rede Municipal de 27 cidades, sendo 80 deles de Cuiabá (58,4%), 20 de Várzea Grande (14,6%), seis de Lucas do Rio Verde (4,6%), três de Rondonópolis, dois de Campo Verde, dois de Canarana, dois de Alto Taquari, dois de Paranatinga e dois de Tangará da Serra.
Segundo balanço da SES, foi realizado um total de 775 atendimentos no período, sendo 239 de enfermagem, 231 de clínica geral, 135 de psicologia, 130 de serviço social, 33 de endocrinologista e sete de urologista.
Para a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, o Ambulatório de Atenção à Transexualidade é de extrema importância para assegurar que os pacientes trans tenham acesso a serviços de saúde adequados. “É uma unidade que promove inclusão, respeito e equidade no atendimento público de saúde”, destacou.
De acordo com a diretora geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, o atendimento do ambulatório é primordial para a saúde dos pacientes, pois há casos de pessoas que passam pelo processo de forma clandestina, o que pode comprometer a saúde de pessoas trans. “É uma oportunidade de fazerem um tratamento adequado com uma equipe multiprofissional, inclusive porque tem pacientes com condições de saúde específicas”, explicou.
Bruno Sol, de 26 anos, formado em Letras e que faz mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é um homem trans que passa pelo processo transexualizador há três anos. Ele contou que começou a ser atendido no ambulatório cerca de um mês depois da inauguração e elogiou a estrutura da unidade, além do atendimento dos profissionais aos pacientes.
“O ambulatório é fundamental, é essencial, porque, antes da existência dele, muita gente estava fazendo o processo sem acompanhamento médico nenhum”, afirmou. Ele conseguiu passar por todos os exames e realizou atendimento nas especialidades de enfermagem, clínica geral, psicologia e endocrinologia.
Lupita de Amorim Novais Silva, de 26 anos, formada em Ciências Sociais pela UFMT, também é paciente do ambulatório e considera que a inauguração da unidade foi uma conquista gigantesca para ela e para a comunidade trans.
“A gente tem que pensar nas articulações e ampliar ele obviamente. É um Ambulatório Trans na capital. Então, quem sabe em outras cidades polos de Mato Grosso a gente consiga ter outros ambulatórios trans também. Enfim, é uma felicidade gigantesca para mim no campo pessoal e no campo da comunidade”, contou.
Mais sobre o ambulatório
O Ambulatório de Atenção à Transexualidade oferta atendimento multidisciplinar e é responsável por acompanhar mensalmente o paciente no processo transexualizador, para atendimento clínico durante, no mínimo, dois anos na etapa do pré-operatório e por até um ano no pós-operatório, além de realizar hormonioterapia para a cirurgia de redesignação sexual.
As ações da unidade destinam-se à pessoa transexual e/ou travesti com demanda para o processo transexualizador, idade entre 18 e 75 anos, residente de um dos 142 municípios de Mato Grosso. O usuário com indicação para o processo transexualizador deverá ter o encaminhamento médico da Atenção Primária à Saúde para regulação ao ambulatório, conforme disponibilidade de vagas no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg).
A equipe do ambulatório é composta por dois psicólogos, dois assistentes sociais, um médico clínico-geral, um endocrinologista, um ginecologista, um urologista, um psiquiatra e um enfermeiro. O centro atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Thogo da Silva Pereira, nº 63, na região central de Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT

Botafogo domina Fluminense no clássico vovô e alivia pressão sobre técnico

São Paulo mantém invencibilidade no Brasileirão com empate sofrido contra o Ceará

Atlético-MG empata com o Mirassol em jogo movimentado

PF E PM/PR apreendem barco com caixas de cigarros estrangeiros no Paraná

Polícia Civil prende em flagrante dois jovens por tráfico de drogas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo alinha detalhes para a participação na FIT Pantanal

Internacional vira sobre o Juventude em jogo eletrizante no Beira-Rio

Desenvolve MT esclarece dúvidas sobre o financiamento de linhas de crédito

Caminhão usado para transporte ilegal de madeira é entregue para atuar nas ações da SEMA

Polícia Civil cumpre prisão contra homem que tentou atropelar a mulher

Atendimento a bebês prematuros cresce 24% nos Bancos de Leite Humano de MT
Policial


Polícia Civil prende em flagrante dois jovens por tráfico de drogas
Policiais civis da Delegacia prenderam dois jovens envolvidos com comércio de entorpecentes, na tarde de quinta-feira (24.4), durante diligências para...


Caminhão usado para transporte ilegal de madeira é entregue para atuar nas ações da SEMA
Um caminhão aprendido em ação da Polícia Civil, no município de Nova Mutum, pelo crime de transporte ilegal de madeira,...


Polícia Civil cumpre prisão contra homem que tentou atropelar a mulher
Mais um homem investigado por violência doméstica contra a ex-mulher, em Primavera do Leste, foi preso pela Polícia Civil, na...
Política


Lei assegura atendimento contínuo de equoterapia a pessoas com deficiência
Pais e responsáveis por crianças que fazem tratamento com equoterapia em Mato Grosso já podem respirar aliviados. Após uma longa...


Audiência pública em Barra do Bugres debaterá obras da MT-246
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) realizará, no dia 5 de maio, uma audiência pública, para a apresentação do Relatório...


Dr Eugênio se reune na ANTT para discutir licitação da FICO
O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) reuniu-se em Brasília, com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),...
Mato Grosso


Desenvolve MT esclarece dúvidas sobre o financiamento de linhas de crédito
A Desenvolve MT reuniu as principais dúvidas de empreendedores sobre o processo de solicitação de crédito, documentos exigidos, tipos de...


Atendimento a bebês prematuros cresce 24% nos Bancos de Leite Humano de MT
O número de bebês prematuros atendidos pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Secretaria de Estado de...


Operação Lei Seca termina com 13 condutores presos por embriaguez no Centro de Cuiabá
A 32ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste sábado (26.4), em Cuiabá, resultou na prisão de 13...