Mato Grosso

Seplag-MT promove palestra sobre prevenção e combate à obesidade e ao sedentarismo

Publicado em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realiza, nesta quinta-feira (27.03), uma palestra online sobre os riscos da obesidade e do sedentarismo no serviço público estadual. Também serão apresentadas as ações institucionais do programa “Saúde e Bem-estar”.

O evento faz alusão à Campanha Março Roxo, que é o mês da conscientização sobre a obesidade, e a transmissão ocorrerá às 10h pelo canal da Seplag-MT no YouTube. Para ativar a notificação, clique aqui.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destaca que a atual gestão governamental tem priorizado a implementação de medidas voltadas à saúde física e mental dos servidores. “Atualmente, contamos com um protocolo específico para a saúde mental e, em abril, lançaremos um novo protocolo voltado aos cuidados físicos dos servidores”, afirma o secretário.

O palestrante será o médico Leonan Peaguda (CRM-MT 14611), que atua há mais de 10 anos no atendimento de casos de obesidade. “Antes de ser médico, eu era farmacêutico e sempre trabalhei com medicamentos fitoterápicos para o tratamento da obesidade. Foi através disso que surgiu essa paixão por cuidar dessa área da medicina”, explica.

Advertisement
Saiba Mais

Ele informa que atua também nas áreas de medicina do esporte e longevidade saudável, com atendimentos na clínica Nutrolife, em Cuiabá. Além do médico, outra participação programada para o evento é do servidor público Max Moraes, que atua como educador físico da Seplag-MT. Ele vai expor informações sobre a ação “Vida Saudável”.

Veja Também  SES realiza webinar sobre vacinas para doenças respiratórias em parceria com Hospital Universitário Júlio Muller

A adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, reforça o papel do órgão central de Gestão de Pessoas na elaboração de estratégias que garantam a permanência do servidor nas instituições públicas com qualidade de vida no trabalho.

“A Gestão de Pessoas é essencial na promoção da saúde física e mental dos servidores públicos estaduais, criando um ambiente de trabalho acolhedor e sustentável que valoriza o bem-estar e estimula a produtividade”, ressalta a adjunta.

Expansão e impacto

A ação “Vida Saudável” tem sido aprimorada desde 2019, quando foi expandida para outros órgãos estaduais. Ela funciona dentro do programa “Saúde e Bem-estar”, oferecendo serviços para mais de 26 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Advertisement
Saiba Mais

Já em 2024, o programa alcançou 26 unidades do Poder Executivo Estadual. No mesmo ano, foram realizados quase 7.500 atendimentos de bioimpedância, além de atividades como corrida, vôlei, futsal, treino funcional, meditação e ginástica laboral.

Veja Também  Desenvolve MT apresenta linhas de crédito para empresários em Várzea Grande

Protocolos

Para abril, está previsto o lançamento dos novos protocolos de saúde mental e de saúde física. O primeiro já disponibiliza serviços de psicologia e psiquiatria, enquanto o segundo incluirá atendimento de nutricionistas, endocrinologistas e ortopedistas.

O protocolo de Saúde e Bem-estar utilizará como parâmetros indicadores como índice de massa corporal (IMC) indicando sobrepeso ou obesidade (graus 1, 2 e 3), circunferência abdominal elevada e percentual de gordura corporal classificado como alto ou muito alto.

Outra novidade será a formação de equipes nos municípios para ampliar o acesso dos servidores aos serviços oferecidos pelo programa, promovendo a interiorização das iniciativas voltadas à saúde.

Advertisement
Saiba Mais

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement
Saiba Mais

Comentários Facebook
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso