Mato Grosso

Sema capacita servidores municipais de Várzea Grande com workshop de fiscalização ambiental

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nessa quarta-feira (12.3), o Workshop: Fundamentos básicos para fiscalização ambiental. A qualificação foi destinada às equipes de fiscalização, licenciamento, gerência de monitoramento e assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS/VG).

De acordo com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Felipe Vieira Dias, a solicitação para a realização do workshop surgiu da necessidade de unificar os conhecimentos entre as equipes. Ele destacou que não é a primeira vez que os servidores de Várzea Grande participam de capacitações, pois o município está no processo de descentralização desde 2013. Para o secretário, é essencial que os treinamentos se mantenham atualizados.

A superintendente de Desconcentração e Descentralização, Helen Farias Ferreira, destacou a importância dos projetos de capacitação da Sema, que atendem à necessidade das prefeituras de aprimorar o conhecimento a respeito das fiscalizações e da execução correta de autuações.

Veja Também  Polícia Militar prende homem e frustra roubo de fios de cobre no Distrito Industrial de Cuiabá

“É de extrema importância que esses cursos de nivelamento sejam aplicados para as prefeituras, uma vez que muitos deles ainda estão em fase de aprendizado e aprimoramento. A fiscalização ambiental é bem complexa e necessita realmente desse apoio”.

Advertisement
Saiba Mais

A capacitação, promovida pela Coordenadoria e Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (CODD/SGDD), teve carga horária de 4 horas e aconteceu na sede da Sema, em Cuiabá. O curso foi ministrado pelos analistas de meio ambiente da Sema, Pedro Borges e Fernando Bruno, e contou com a participação de 20 servidores municipais de Várzea Grande.

Pedro Borges, analista de meio ambiente e um dos responsáveis pelo curso, explicou que a SGDD tem se empenhado em aprimorar o processo de capacitação dos servidores municipais no estado. O objetivo é expandir o número de cursos e, consequentemente, aumentar o número de servidores qualificados.

Veja Também  Seduc divulga lista final de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra

“Estamos ampliando a equipe que hoje tem dez pessoas para 18, 19 pessoas porque quanto mais servidores estiverem em campo, realizando a documentação, melhor funciona a fiscalização ambiental”, afirmou o analista.

A coordenadora de gestão do meio ambiente de Várzea Grande, Cintia Serrano, já familiarizada com os cursos de descentralização, considerou o workshop uma importante oportunidade para nivelar os conhecimentos, essencial para manter o licenciamento e a fiscalização “falando a mesma linguagem”.

“Eu considero isso importantíssimo, porque mesmo que nós estejamos no setor há muito tempo, às vezes chegam colegas novos, entra gestão sai a gestão e nós sabemos que a legislação também muda. Então, nós temos que estar em constante atualização e alinhar nosso conhecimento”, ressaltou Cintia.

Advertisement
Saiba Mais

*Com supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Advertisement
Saiba Mais
Advertisement Saiba Mais

Policial

Política

Mato Grosso