Direto de Brasília
Líderes pedem volta das comissões de MP
Publicado em
13/03/2025 - 16:30por
Da Redação
As comissões mistas de medida provisória — responsáveis por emitir parecer sobre esse tipo de medida antes da votação pela Câmara e pelo Senado — devem ser retomadas em breve pelo Congresso. A intenção já havia sido anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em fevereiro. Nesta quinta-feira (13), a volta desses colegiados foi discutida durante reunião de líderes.
Após o encontro, o líder do PSD, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a definição oficial deve vir após reunião entre Davi e o presidente da Câmara, Hugo Motta, ainda nesta quinta-feira. De acordo com o líder, algumas medidas devem ser votadas diretamente pelos plenários das Casas, sem passar pelas comissões.
— A partir daí todas as medidas provisórias já serão formadas por senadores e deputados, com alternância de presidência e relatoria entre as Casas e a indicação dos membros será feita pelos líderes. Então isso é importante porque você tem uma discussão e a própria sociedade fica mais atenta ao que se está discutindo — disse o líder.
Comissões
As comissões mistas de medida provisória analisam as MPs não relativas a matérias orçamentárias (que são tratadas pela Comissão Mista de Orçamento). Esse tipo de comissão passou a ser previsto na Constituição em 2001. A aplicação da regra, no entanto, só ocorreu em 2012, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com a pandemia da covid-19, em 2020, o STF permitiu a apresentação de parecer diretamente em Plenário em razão do estado de emergência, e as comissões mistas deixaram de se reunir. Em março de 2023, após questão de ordem apresentada pelo bloco da Maioria no Senado, o trabalho das comissões foi retomado. Nesse período, 11 medidas foram apreciadas por essas comissões, até uma nova interrupção, que ainda dura.
O líder do PL, senador Carlos Portinho (PL-RJ), comemorou a decisão sobre a volta das comissões. Ele lembrou que muitas vezes esse tipo de medida acabava chegando ao Senado faltando um dia para o vencimento do prazo de vigência. Na prática, isso impedia que o Senado exercesse seu papel de Casa revisora, já que, em caso de mudanças, o texto teria de voltar à Câmara.
— Isso não só prejudicava o trabalho da revisão — já que o Senado é a Casa revisora constitucionalmente — como também obrigava o Senado a ser um carimbador do que a Câmara estava fazendo. Não é esse o princípio, a lógica constitucional, agora retomada com a harmonia e a boa tramitação das medidas provisórias. (…) Agora há um acordo de que elas cheguem ao Senado com pelo menos 30 dias para que os senadores possam se debruçar sobre elas — disse Portinho.
Projetos parados
Omar Aziz informou que os líderes também discutiram a necessidade de que os projetos aprovados em uma Casa tenham andamento na outra. De acordo com o líder, os presidentes da Câmara e do Senado devem discutir a possibilidade de fazer um levantamento de projetos já aprovados em uma das Casas e que estão aguardando análise na outra. Para o líder, independentemente do tema, os projetos precisam ser analisados.
— Votar a favor é uma coisa, debater é outra totalmente diferente. Eu acho que nós temos que debater qualquer tema. Pode ser o mais absurdo, mas é obrigação do Senado e da Câmara debater — disse.
A pauta da próxma semana ainda será decidida pelo presidente do Senado, mas os líderes citaram alguns projetos que foram elencados durante a reunião. Um deles é o PL 2.088/2023, do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que prevê a adoção da reciprocidade pelo Brasil de exigências da União Europeia para a venda de produtos nacionais. O texto analisado deve ser um substitutivo proposto pela relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS), para incluir as taxações aplicadas por qualquer país ou bloco comercial.
A discussão do projeto é reivindicada por parlamentares em meio a decisões dos Estados Unidos de taxar produtos de vários países. A Casa Branca anunciou a taxação do aço, do ferro, do alumínio e do etanol exportados para o país, o que atingiria o Brasil.
Também foram apontados pelos senadores na reunião projetos sobre venda de medicamentos sem prescrição e reciprocidade de vistos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Como colocar acento no a no notebook

Projeto criminaliza erotização infantojuvenil em redes sociais

Presidente da Câmara de Sorriso pede emenda parlamentar para construção da nova sede da Apae

Jovem é presa e adolescente é apreendido por envolvimento com comércio de drogas em Juína

Dr. Hiran apresenta projeto para sustar prescrição de remédios por farmacêuticos

CEI solicita contratação de assessoria técnica para apurar situação financeira da Santa Casa

PF deflagra Operação Rex Salis para desarticular tráfico transnacional de drogas

PF deflagra operação contra fraudes ao INSS no Rio Grande do Norte

PF combate crimes de abuso sexual infantil em Alta Floresta/MT

PF deflagra Operação Rescue 13 contra abuso sexual infantil na Paraíba

Vereadoras de Rondonópolis participam do 5º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher em Brasília
Policial


Jovem é presa e adolescente é apreendido por envolvimento com comércio de drogas em Juína
Uma jovem de 20 anos foi presa e um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil, na tarde...


Polícia Civil entrega revitalização da Delegacia de Diamantino
A Polícia Civil finalizou, este mês, a revitalização da Delegacia de Diamantino (190 km de Cuiabá). A nova sede oferece...


Polícia Civil cumpre 60 ordens judiciais contra faccionados envolvidos em homicídios, tortura e tráfico em Tapurah
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tapurah, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26.3), a operação Blood Money. O...
Política


CCJR mantém veto a projeto que altera sistema de classificação vegetal; nova proposta será apresentada
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) apreciou 29 proposições durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (25)...


Deputado Moretto garante patrulha mecanizada para Comodoro
O município de Comodoro (639 km de Cuiabá) recebeu, nesta segunda-feira (24), uma emenda parlamentar do deputado estadual Valmir Moretto...


Secretaria de Estado de Saúde presta contas à sociedade
Em audiência pública realizada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representantes da Secretaria de Estado de Saúde...
Mato Grosso


Vice-governador anuncia R$ 40 milhões para construção de creches e assina editais para alfabetização em MT
O vice-governador Otaviano Pivetta anunciou a liberação de R$ 40 milhões para a construção de creches em Mato Grosso. O...


Tipos de crimes digitais e dicas de proteção são abordados em entrevista
“O crime digital ou cibernético é aquele cometido, basicamente, com o uso de tecnologia e por meio da internet”, definiu...


Desenvolve MT leva informações sobre linhas de crédito para pequenos produtores durante Show Safra
A Desenvolve MT – Agência de Fomento de Mato Grosso marca presença no Show Safra 2025, realizado em Lucas do...