Direto de Brasília
Senado aprova uso da linguagem simples em órgãos públicos
Publicado em
12/03/2025 - 18:00por
Da Redação
O Senado aprovou nesta quarta-feira (12) um projeto de lei que obriga todos os órgãos públicos do país a usarem linguagem simples para se comunicarem com a população.
A linguagem simples já é praticada em vários países e tem por objetivo principal ajudar todos os cidadãos e cidadãs a encontrar, entender e usar informações publicadas por órgãos e entidades da administração pública.
O PL 6.256/2019, da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), teve voto favorável do relator, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), com mudanças. Agora, a proposta seguirá para revisão da Câmara dos Deputados.
— O objetivo é garantir que a comunicação estatal seja sempre feita em linguagem clara, transparente, compreensível pelo cidadão médio brasileiro, fugindo de expressões demasiadamente técnicas (o famoso “juridiquês”) e garantindo que a gente tenha a democracia implementada de verdade — afirmou Alessandro Vieira no Plenário.
Clareza
O projeto cria a Política Nacional de Linguagem Simples para fazer com que os documentos oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário da União, de estados, municípios e do Distrito Federal tenham uma redação clara e acessível a todas as pessoas. A ideia é evitar a linguagem cheia de formalidades e termos técnicos e de difícil compreensão e incentivar uma comunicação clara para facilitar o entendimento pela população.
— Nós precisamos nos comunicar com as pessoas e elas precisam compreender perfeitamente qual é a intenção do Poder Público em suas declarações e manifestações — afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), que presidiu a votação.
Cidadania
Para o relator, a mudança não é somente uma questão técnica, mas um compromisso ético e jurídico com a transparência, a equidade e a democracia. Ele afirma que o projeto de lei busca “fortalecer o pleno e integral exercício da cidadania, facilitando a compreensão dos cidadãos, ao prever a utilização, nas comunicações oficiais, de elementos de linguagem simples, clara, direta e objetiva”.
Transparência
A autora, por sua vez, argumenta que o uso da linguagem simples pode também reduzir custos administrativos e o tempo gasto com o atendimento ao cidadão, além de promover a transparência ativa e o acesso à informação pública de forma clara. Erika Kokay diz ainda que a mudança vai facilitar a participação popular e o controle social e ajudar na compreensão de pessoas com deficiência.
Dicas
O projeto apresenta algumas técnicas e dicas para a escrita com linguagem simples:
- usar frases curtas, em ordem direta e na voz ativa
- desenvolver uma ideia por parágrafo
- usar palavras comuns, de fácil compreensão
- usar sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto
- evitar palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente
- não usar termos pejorativos
- escrever o nome completo antes das siglas
- organizar o texto de forma esquemática, com o uso de listas, tabelas e gráficos
- apresentar primeiro as informações mais importantes
- não usar novas formas de flexão de gênero e de número
- evitar frases intercaladas
- evitar o uso de substantivos no lugar de verbos
- evitar redundâncias, palavras desnecessárias ou imprecisas
Na comunicação oficial com comunidades indígenas, o projeto prevê que, sempre que possível, haverá uma versão do texto em língua portuguesa e uma versão em língua indígena dos destinatários.
Mudanças
O relator incluiu duas emendas ao texto da Câmara. Uma deixa claro que a linguagem simples será obrigatória em todos os Poderes da União, estados, DF e municípios. Outra define que as pessoas com deficiência são público-alvo específico da linguagem, não apenas as pessoas com deficiência intelectual.
Foram retirados trechos aprovados na Câmara, como a obrigatoriedade de observância do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) na linguagem simples. Também foi retirada a exigência de elaboração de duas versões — uma original e outra em linguagem simples.
Ele também retirou exceção aos municípios com menos de 50 mil habitantes, que seriam desobrigados do uso da linguagem simples. Assim, a obrigação passa a alcançar todos os municípios.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Projeto proíbe bacharéis de Direito condenados por violência contra mulher de se inscreverem na OAB

TCE-MT instala mesa técnica para ampliar acesso de pequenos produtores ao mercado formal

FICCO/PI desarticula esquema de lavagem de dinheiro de facções criminosas

Governo de MT distribui 170 mil mudas cítricas para pequenos produtores de 47 municípios

Santa Maria recebe técnica da Terapia Comunitária Integrativa

Aquisição de veículo ao Conselho Tutelar de Sorriso é solicitada a deputado pelo presidente da Câmara de Sorriso

Polícia Civil cumpre buscas em operação que apura roubos, furtos e receptação de módulos de caminhões

Funcionalidades Ocultas: O Que a Alexa 5ª Geração Faz Que a 4ª Não Faz?

O Que é Hertz (Hz) em Monitores? Descubra Como a Taxa de Atualização Impacta na Sua Experiência

Como lavar sofá a seco com aspirador: Entenda Como

Refinanciamento de imóvel vale a pena? Entenda Agora
Policial


Polícia Civil cumpre buscas em operação que apura roubos, furtos e receptação de módulos de caminhões
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (25.3), a Operação Ouroboros para cumprimento de mandado de busca e apreensão...


Jovem é presa e adolescente é apreendido por envolvimento com comércio de drogas em Juína
Uma jovem de 20 anos foi presa e um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil, na tarde...


Polícia Civil entrega revitalização da Delegacia de Diamantino
A Polícia Civil finalizou, este mês, a revitalização da Delegacia de Diamantino (190 km de Cuiabá). A nova sede oferece...
Política


CCJR mantém veto a projeto que altera sistema de classificação vegetal; nova proposta será apresentada
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) apreciou 29 proposições durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (25)...


Deputado Moretto garante patrulha mecanizada para Comodoro
O município de Comodoro (639 km de Cuiabá) recebeu, nesta segunda-feira (24), uma emenda parlamentar do deputado estadual Valmir Moretto...


Secretaria de Estado de Saúde presta contas à sociedade
Em audiência pública realizada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representantes da Secretaria de Estado de Saúde...
Mato Grosso


Governo de MT distribui 170 mil mudas cítricas para pequenos produtores de 47 municípios
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) adquiriu 170 mil mudas cítricas para serem entregues aos pequenos produtores de...


Vice-governador anuncia R$ 40 milhões para construção de creches e assina editais para alfabetização em MT
O vice-governador Otaviano Pivetta anunciou a liberação de R$ 40 milhões para a construção de creches em Mato Grosso. O...


Tipos de crimes digitais e dicas de proteção são abordados em entrevista
“O crime digital ou cibernético é aquele cometido, basicamente, com o uso de tecnologia e por meio da internet”, definiu...