Direto de Brasília
CDH: projeto proíbe criminoso sexual de ocupar cargo público por 5 anos
Publicado em
12/03/2025 - 15:30por
Da Redação
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (12) projeto que proíbe condenados por crime sexual contra vulneráveis de ocuparem mandatos eletivos, cargos ou funções públicas nos cinco primeiros anos após o cumprimento da pena.
O texto também prevê que o condenado perderá o mandato, o cargo ou a função pública quando já estiver ocupando essa posição. Atualmente, o Código Penal já estipula a perda, mas apenas a partir de determinadas condenações.
O texto também prevê que, quando o condenado já é titular de mandato, cargo ou função pública, ele perderá essa titularidade. Atualmente, o Código Penal já estipula a perda do cargo, mas apenas a partir de determinadas condenações.
Esse projeto de lei (PL 499/2023) segue agora para análise em outro colegiado do Senado: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A autora da proposta — que altera o Código Penal — é a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Ela é a presidente da CDH.
O relator da matéria na CDH foi o senador Flávio Arns (PSB-PR). Em seu relatório, ele explica que o termo “vulnerável”, no âmbito do projeto, “abrange crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas enfermas que não têm o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não possam oferecer resistência”.
Perda de cargo
Para Flávio Arns, as medidas previstas no projeto podem evitar situações em que o agressor sexual mantém sua posição de poder.
— A condenação por crimes sexuais pode, por vezes, não se encaixar nos casos já elencados no Código Penal. Quando isso ocorre, as vítimas de violência sexual são forçadas a observar seus agressores retornando a cargos públicos ou assumindo novas funções como se nada tivesse acontecido. Esse cenário desmotiva as vítimas a denunciar, enfraquecendo a confiança da população nos agentes públicos — ressaltou Arns.
Ao elogiar a proposta, a senadora Augusta Brito (PT-CE) afirmou que a medida promove justiça entre as mulheres vítimas dessas violências.
— É muito importante que nós mulheres que estamos no poder possamos garantir um pouco mais de justiça para as que não estão ocupando esse mesmo espaço — declarou ela.
Sem reabilitação
O projeto também proíbe que o criminoso seja beneficiado com a chamada reabilitação, em que as informações de sua condenação se tornam sigilosas. Esse tipo de “ficha limpa” é uma forma de promover a ressocialização dos presos que cumprem uma série de requisitos, como o bom comportamento.
Proibição definitiva
Os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO) e Magno Malta (PL-ES) argumentaram que a proibição de regressar a mandato eletivo ou a cargos e funções públicas deveria ser por toda a vida. Malta informou que pode apresentar emenda com essa sugestão quando a matéria estiver em análise na CCJ.
— [Deveria ser] ad aeternum [ou seja, para sempre], porque ele vai continuar abusando. É uma compulsividade — disse Malta.
Inelegibilidade
O senador Sergio Moro (União-PR) apoiou o projeto de lei, mas questionou a viabilidade de se alterar as regras eleitorais por meio de lei ordinária, em que se exige apenas a maioria dos senadores presentes para a sua aprovação.
Atualmente, o prazo de inelegibilidade é de oito anos a partir do final do cumprimento da pena para esses crimes, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Plenário da Câmara debate nesta quinta-feira extinção de programa de incentivos ao setor de eventos

Várzea Grande vai receber 6.200 doses de vacina contra influenza

Pastor Sargento Isidório vai presidir a Comissão de Administração e Serviço Público

PEC do saneamento passa pela segunda sessão de discussão em Plenário

Governo de MT entrega 324 escrituras às famílias do bairro Jardim Fortaleza nesta quinta-feira (27)

CTFC aprova proibição a políticos e servidores públicos na direção de ONGs

Cavalaria da PM prende adolescente com 31 pedras de pasta base de cocaína em Nova Mutum

Polícia Civil recupera valor de aposentadoria de idoso que realizou pix por engano

Juca do Guaraná vai retomar projeto de soltura de peixes para repovoar rios

PM e Sema apreendem carga ilegal de madeira e prende dois homens em flagrante

Lavínia Vlasak curte dia de piscina na companhia de seu pet: ‘Muito amor canino’
Policial


Cavalaria da PM prende adolescente com 31 pedras de pasta base de cocaína em Nova Mutum
Policiais militares da equipe de Cavalaria de Nova Mutum prenderam um adolescente, de 17 anos, por tráfico ilícito de drogas,...


Polícia Civil recupera valor de aposentadoria de idoso que realizou pix por engano
A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Várzea Grande, conseguiu recuperar o salário de um idoso que fez...


PM e Sema apreendem carga ilegal de madeira e prende dois homens em flagrante
¿Uma ação conjunta entre policiais militares da 3ª Companhia Independente e agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)...
Política


Juca do Guaraná vai retomar projeto de soltura de peixes para repovoar rios
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) irá retomar projeto de soltura de peixes nos rios de Mato Grosso, como...


Deputados aprovam PLC que altera lei que trata da criação e extinção de municípios
Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em primeira votação, durante sessão ordinária desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei Complementar...


Dr. João cobra regulamentação urgente da lei do canabidiol
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), fez um veemente apelo durante sessão plenária...
Mato Grosso


Governo de MT entrega 324 escrituras às famílias do bairro Jardim Fortaleza nesta quinta-feira (27)
O Governo de Mato Grosso entrega, nesta quinta-feira (27.3), 342 títulos de propriedade às famílias do bairro Jardim Fortaleza, em...


Sema abre inscrições para curso de Gestão Ambiental em Sorriso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) está com inscrições abertas para o Curso de Aperfeiçoamento...


Corpo de Bombeiros divulga resultado preliminar das inscrições para bombeiros temporários da área de saúde
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, nesta terça-feira (25.3), o resultado preliminar das inscrições para o...