Tribunal de Justiça de MT

Adolescentes em atendimento socioeducativo participam da última oficina do ano Despertando Talentos

Publicado em

Adolescentes em atendimento socioeducativo em meio aberto, acompanhados dos responsáveis, participaram do último encontro de 2024 ‘Despertando Talentos: Preparação para o Mercado de Trabalho’.
 
Organizado pela 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Cejusc da Infância e Juventude da capital, a oficina de profissionalização também contou com uma roda de conversa. “Essa palestra é voltada para explicar aos adolescentes como se comportar no mercado de trabalho, já que além de ser o 1ª emprego, na sua maioria não tem ninguém da família para ensiná-los conceitos básicos de higiene, vestimenta ou comportamento”, explicou Juliana Kido, gestora do Cejusc da Infância e Juventude de Cuiabá.
 
A gestora da coordenadoria da infância e juventude (CIJ-TJMT), Wanderleia da Silva Dias, reforçou que a finalidade é a ressocialização humanizada. “É trazer esses adolescentes em atendimento socioeducativo para o protagonismo da sua vida, da sua existência. E não acreditamos na ressocialização sem a oportunidade. Então esses encontros despertam neles um novo caminhar, um novo olhar, despertando também a sociedade”, observou.
 
Como se portar em uma entrevista de emprego, saber o que falar, como se vestir foram alguns dos tópicos abordados. A adolescente A.C.B, de 16 anos, conta que aprendeu muito. “ Eu aprendi bastante coisa. Inclusive a me comunicar melhor, como se comportar no trabalho, respeitar as pessoas, ter mais empatia também com o próximo. Fazendo tudo certo a gente chega lá”, afirmou.
 
Para o adolescente J.F.S, que aos 16 anos de idade já vai ser pai, ter uma oportunidade para entrar no mundo do trabalho pela primeira vez é muito importante. “Importante pra mim porque vou ser pai, eu quero também trabalhar, arrumar um serviço bom e pensar no meu futuro e da minha filha que vai nascer, uma grande oportunidade pra mim esse projeto”, destacou.  
 
A oficina também contou com a presença de empregadores que apoiam o projeto, a exemplo do Grupo Pereira, representado pela analista de gente e gestão sênior, Karine Mota, que enalteceu a iniciativa da Justiça Estadual. “Esse projeto vem ao encontro da nossa política de transformação do ser humano. Oferecemos para eles essa oportunidade de emprego, damos treinamento, capacitação por meio da empregabilidade. É uma parceria fantástica”, avaliou a analista.
 
Balanço – Conforme a gestora da Central de Execução de Medidas Socioeducativa, Alciane Rodrigues Alves, nos últimos dois encontros do ano, oito adolescentes foram encaminhados para o mercado de trabalho. “Um balanço positivo. Com essa parceria com o Supermercado Comper, desses oito, três deles já encontraram outro trabalho e solicitaram desligamento e cinco se encontram efetivamente trabalhando. Nessa última turma do ano, oito adolescentes compareceram acompanhados de seus responsáveis e em fevereiro do ano que vem já temos outra capacitação para encaminhar mais adolescentes para o primeiro emprego”, concluiu.
 
Garotos do Futuro – O programa Garotos do Futuro é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso que vem sendo desenvolvida desde 2015, na qual são ofertadas 10 vagas dentro do Poder Judiciário para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que cursam o ensino médio.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida, na horizontal, do palestrante durante a oficina com os adolescentes. Ele está de camisa vermelha, é moreno, usa barba e usa óculos de grau. Em sua frente, demais servidores, assessores e coordenadores que participam do encontro com os adolescentes e responsáveis.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Política

Mato Grosso