Mato Grosso

Seduc realiza seminário de línguas indígenas para professores de povos originários

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, entre 26 e 28 de novembro, o I Seminário de Línguas Maternas Indígenas e I Mostra de Práticas Exitosas nas Escolas Estaduais Indígenas para professores de povos originários do Estado, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Cuiabá. O objetivo é compartilhar abordagens didáticas que respeitem e valorizem as culturas e línguas indígenas para promover uma educação inclusiva.

O ensino da língua materna indígena compõe o currículo das escolas indígenas do Estado como fundamento da educação específica, sendo um componente curricular da área de linguagens. A disciplina deve ser ensinada por docente com conhecimento e fluência da língua materna para desenvolver a aprendizagem do estudante.

Segundo o coordenador de Educação Escolar Indígena da rede estadual, Lucas de Albuquerque Oliveira, a língua materna é um componente fundamental para que o povo possa fortalecer o seu pertencimento étnico, desenvolver suas habilidades e competências na perspectiva da cidadania indígena e da sustentabilidade cultural e social.

Veja Também  "Precisamos mostrar o que está sendo feito aqui em MT para ser exemplo para os outros estados", afirma presidente da Confederação de Automobilismo

“O seminário é um estímulo aos professores de línguas originárias, que compõe o currículo das escolas como fundamento da educação específica e diferenciada. Esperamos que, com o evento, as escolas socializem experiências, potencializando assim a estruturação curricular da riqueza que são as línguas dos 48 povos indígenas do nosso Estado”, explicou.

A vice-presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Chikinha Paresí, apontou que o seminário representa um avanço significativo na valorização das línguas maternas indígenas de Mato Grosso, uma vez que está alinhado com a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), da qual ela representa em Mato Grosso.

Veja Também  Sesp realiza curso em gestão de frotas pública de veículos do Estado para seis secretarias de MT

“Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o objetivo é chamar a atenção mundial sobre a situação crítica de muitas línguas indígenas em perigo de desaparecimento”, disse ela.

Em 2023, a Seduc e o Conselho Indígena elaboraram a minuta da Política de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, alinhado ao Programa EducAção 10 anos. O documento objetiva direcionar ações e estabelecer novos parâmetros para o ensino-aprendizagem, além da elaboração de materiais didáticos nas línguas maternas de 48 etnias atendidas pela rede estadual de ensino.

O seminário vai abordar temas como “O fortalecimento das línguas indígenas e a Educação Escolar Indígena”, “Aula de língua indígena como estratégia para o fortalecimento linguístico e cultural”, “Metodologia da pesquisa para ensino de línguas indígenas: Ensino e diversidade” e entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Política

Mato Grosso