Lucas do Rio Verde
Saúde, Obras e Meio Ambiente reforçam os cuidados pra evitar a proliferação do Aedes Aegypti
Publicado em
19/11/2024 - 17:00por
Da RedaçãoRepresentantes da Secretaria de Saúde, Infraestrutura e Obras e Meio Ambiente, reuniram a imprensa na manhã desta terça-feira (19), com o objetivo de alertar a comunidade para o aumento no número de casos de dengue.
Segundo dados da Vigilância em Saúde, somente em 2024, foram registradas 411 notificações, com 306 casos positivos, 102 descartados e um óbito, ocorrido em junho.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou que, com o início do período chuvoso, a tendência é o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
“Todos os indicadores mostram que teremos números elevados de casos. É muito importante chamar a atenção da população, pedir mais uma vez que estejam atentos aos cuidados, porque a dengue é uma doença grave e que pode levar a morte”.
O mosquito se reproduz em qualquer lugar, desde que tenha água parada e locais comuns como, lixo urbano, pneus, calhas e pratos de plantas são os principais criadouros.
“Nós estamos fazendo um clamor a população. Nós temos como evitar a dengue, receba o agente de endemias, 10 minutos por semana, dedicados a cuidar do nosso quintal, pode salvar vidas”, ressaltou a secretária de Saúde.
Vacinação contra a dengue
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em 2023 e incluída no Sistema Nacional de Imunização em 2024, a vacina contra a dengue é uma alternativa para evitar a forma grave da doença.
A nova vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde, para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos.
No entanto, a procura está abaixo da meta estabelecida. A expectativa, inicial, é imunizar 1.521 crianças e adolescentes. Porém, até o momento, apenas 712 receberam a primeira dose e 92 concluíram o ciclo com a segunda dose.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que a escolha do público alvo, realizada pelo Ministério da Saúde, foi devido a maior incidência da doença nessa faixa etária.
“Está comprovado que é o grupo de pessoas com maior internação e óbitos. Se você tem um adolescente em casa, procure a unidade de saúde. A vacina está disponível gratuitamente. Não espere o pior acontecer”.
Limpeza dos terrenos baldios
Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já iniciou as notificações para a limpeza dos terrenos baldios.
No caso dos contribuintes com cadastro atualizado, as notificações são realizadas por meio do sistema 1Doc, WhatsApp ou correios e via edital, para os proprietários sem endereço atualizado.
De acordo com o secretário Felipe Palis, após o comunicado, os donos dos lotes têm dez dias para efetuar a limpeza, se não fizer, o município realiza e cobra pelo serviço.
Um terreno com 500 metros quadrados, por exemplo, o valor gira em torno de R$ 1.500,00. São 40 UFLs de multa, referente ao descumprimento da notificação e taxa de serviço de 5% da UFL por metro quadrado.
“A intenção do município não é limpar terreno. O poder público entra em ação, quando o responsável não cumpre com a sua obrigação. Com o período chuvoso, o crescimento do mato é acelerado, propiciando o descarte de entulhos, que servem de criadouro para o mosquito”, ressaltou o secretário.
Recolhimento de entulhos
O serviço de recolhimento de entulhos é realizado diariamente pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. São cinco equipes terceirizadas que percorrem todos os bairros, uma vez por semana, de acordo com o cronograma estabelecido.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, o desafio está na organização da população, que muitas vezes coloca o resíduo na rua, no dia errado, após a passagem da coleta.
“É fundamental que a população conheça o cronograma, se organize e coloque o resíduo na data certa, em frente à sua casa, para que fique o menor tempo possível exposto”.
O cronograma está disponível nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Instagram) e afixado no mural das unidades básicas de saúde.
O caminhão coleta podas de árvore e grama, desde que em pequenos volumes e acondicionados em sacos de lixo, móveis velhos, desmontados no caso de grandes, restos de construção são de responsabilidade do construtor e pneus, do empresário.
Denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti, limpeza de terrenos baldios e recolhimento de resíduos podem ser realizadas por meio da Ouvidoria 0800 646 4004 ou aplicativo Lucas Cidadão.
Acidente na estrada de Chapada deixa mulher morta e três crianças feridas
Motorista tenta desviar de animal e carreta perde controle e tomba na estrada de Jangada
Castração química de pedófilos é aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Caíque Alves, repórter do SBT Cuiabá, Concorre a Prêmio de destaque esportivo em MT
Piloto em seu primeiro dia de trabalho morre em queda de avião agrícola em MT
VEJA VÍDEO: Zelador de condomínio em Cuiabá é agredido por morador
Presidente Lula realiza nova cirurgia em São Paulo e apresenta boa recuperação
Polícia apreende mais de 100 tabletes de maconha e prende três suspeitos no bairro São Benedito, em Várzea Grande
Força Tática apreende grande quantidade de drogas e causa prejuízo de R$ 3 milhões ao tráfico
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quarta-feira (11)
Grupo Dilla Rosa Esmalteria Representa Várzea Grande no Maior Congresso de Beleza do Brasil
Policial
Operação Ordem Pública cumpre 15 ordens judiciais contra investigados por tráfico em Querência
A Delegacia da Polícia Civil de Querência, na região nordeste do estado, deflagrou nesta quinta-feira (05.12) a Operação Ordem Pública...
Braço direito de WT abriu empresa de fachada para lavar dinheiro do tráfico
Investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil identificaram que Andrew Nickolas Marques dos Santos, um...
Polícia Civil prende em Sinop alvo de operação do Pará contra organização criminosa
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop cumpriu, nesta quarta-feira (04.12), a prisão de um criminoso alvo da...
Política
Barranco cobra esclarecimentos do Intermat sobre venda de fazenda em Santa Carmem
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última quarta-feira (27), o requerimento nº 440/2024, solicitando ao Presidente do Instituto...
Sessão especial homenageia personalidades mato-grossenses
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizou sessão especial na noite desta terça-feira (3), no Plenário das Deliberações...
CCJR aprova derrubada de 11 vetos em reunião ordinária
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou a derrubada de 11 vetos em reunião ordinária na tarde desta...
Mato Grosso
Jadilson, Presidente do Consórcio Nascentes do Pantanal e Prefeito de Curvelândia, Fala Sobre Realizações e Reeleição
O Presidente do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal, Jadilson Alves de Souza, que também exerce o cargo de Prefeito...
Setasc realiza Expedição SER Família Mulher em Vila Bela da Santíssima Trindade
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou a 13ª edição da Expedição SER Família Mulher –...
Patrulha Rural da PM prende integrante de organização criminosa com arma e drogas
Equipes da Patrulha Rural da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feliz Natal prenderam em flagrante, nesta terça-feira (03.12),...