Ministério Público MT

Projeto apoiado pelo MPMT lança duas obras literárias no dia 22

Publicado em

No próximo dia 22, às 19h, no auditório das Promotorias de Justiça de Primavera do Leste, ocorrerá o lançamento de duas obras literárias resultantes do Projeto de Extensão “Estação Primavera: alternativas audiovisuais para Primavera do Leste”, iniciativa contemplada com recursos provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O evento contará com apresentação cultural e palestras com os professores doutores Gérson Ledezma Meneses e Adriano Boro Makudal.

As duas obras, publicadas pela Editora CRV, qualificada junto à Capes, foram produzidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Rondonópolis. A primeira registra o processo de desenvolvimento de todas as etapas do projeto Estação Primavera, com destaque sobre a importância de investimentos em ações educativas que estimulem a formação da juventude. Já a segunda traz a trajetória do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e aborda a relevância dos debates, projetos, pesquisas, estudos, publicações e atividades sobre a temática do racismo ambiental, entre outas questões.

Veja Também  MPMT conclui na quarta-feira eleições para PGJ, corregedor e CSMP

Segundo o promotor de Justiça Luciano Martins da Silva, titular da Promotoria do Meio Ambiente em Primavera do Leste, o projeto de extensão foi desenvolvido durante todo o ano de 2023. Em uma primeira etapa, consistiu em um concurso no qual os participantes deveriam observar e refletir sobre os desafios socioambientais do município e, através da linguagem do audiovisual, apresentarem, na forma de um vídeo com duração de 2 a 10 minutos, possibilidades de enfrentamento, e quiçá de solução, para os problemas identificados.

“Contando com a equipe do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFR, que elaborou, organizou e desenvolveu o projeto, a sociedade primaverense, escolas e faculdades públicas e privadas, sindicatos, organizações da sociedade civil, as secretarias de Cultura e de Agricultura e Meio-ambiente, e outras entidades, foram mobilizadas durante todo ano de 2023 para experimentar o pensamento sobre a temática socioambiental no município”, destacou o promotor de Justiça.

Veja Também  Promotor de Justiça lança livro de poesias em encontro estadual

Segundo ele, no final do ano passado, houve a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos audiovisuais selecionados por comissão especializada e por voto popular. “Um dos indícios de que o projeto alcançou alguns propósitos e gerou frutos, foi o fato da Câmara Municipal ter incluído o Estação Primavera no calendário anual do município”, enfatizou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Política

Mato Grosso