Policial
Investigado pela Polícia Civil por matar e ocultar corpo de usuário de drogas é condenado a 27 anos de prisão
Publicado em
23/06/2024 - 11:30por
Da RedaçãoO autor de um homicídio em Cuiabá, há quatro anos, que confessou a autoria à Polícia Civil dois anos após o crime, foi condenado nessa sexta-feira (21.06), em sessão do tribunal do júri na Comarca da capital, a 27 anos de prisão.
Wanderson Damião Silva de Jesus, de 33 anos, recebeu penas pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e integração de organização criminosa. A decisão do juiz Pierro de Faria Mendes ratificou a prisão preventiva e negou pedido da defesa para que o réu responda ao processo em liberdade.
O crime, conforme confissão do réu à equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá, ocorreu em janeiro de 2020, mas a ossada da vítima foi localizada apenas em junho de 2022, após a Polícia Civil receber uma denúncia. A vítima era conhecida apenas pelo apelido de ‘paulista’.
Wanderson tem antecedentes criminais, com duas condenações transitadas em julgado, ambas pelo delito de roubo.
Ossada e homicídio
Em junho de 2022, a equipe da DHPP localizou uma ossada humana, na região da ponte de ferro no distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. A delegacia recebeu uma denúncia de que havia uma ossada em uma estrada vicinal do distrito e era, possivelmente, de uma vítima de homicídio.
A equipe do delegado Caio Fernando Albuquerque realizou diligências no local para recolhimento dos restos mortais, sendo possível identificar partes como os ossos da bacia, costelas, fêmur e maxilar. A região onde o corpo da vítima estava é apontada em outras investigações policiais como um local de homicídios ou desova de cadáveres.
Outras informações coletadas pelos policiais levaram à localização de um dos envolvidos no crime, investigado pela DHPP por envolvimento em homicídios na região da Ponte de Ferro.
O investigado Wandersn Jesus confirmou à equipe policial sobre a ossada e que tinha envolvimento no homicídio, além de apontar mais uma pessoa como comparsa no crime.
À época, ele foi preso em flagrante pelo crime de ocultação de cadáver e integração de organização criminosa. O flagrante foi convertido em prisão preventiva.
Wanderson detalhou aos policiais civis que o homicídio ocorreu em janeiro de 2020, em uma residência que ele alugava junto com o comparsa, na Vila Rosa, região do bairro CPA 3, usada para o tráfico de drogas. Na noite do crime, a vítima, apenas conhecida pelo apelido de ‘Paulista’ e que era monitorada por tornozeleira eletrônica, chegou à residência para comprar drogas. No local também estava outra pessoa, que comentou que a vítima seria integrante de uma facção criminosa paulista.
Então, o comparsa de Wanderson entrou em contato com presos na Penitenciária Central do Estado, passou a foto da vítima pedindo orientação sobre o que deveria ser feito e recebeu a ordem para executar ‘Paulista’.
Em seguida, os criminosos amarraram a vítima pelos pés e mãos e a enforcaram. Após a vítima desmaiar, foi estrangulada e espancada, mesmo já morta. Os executores aguardaram até a meia-noite e, depois, levaram o corpo ao ponto da desova, no Coxipó do Ouro.
Os dois criminosos retornaram ao local onde o corpo foi desovado, cerca de 30 dias depois. A área tinha sofrido uma queimada, então eles pegaram as partes dos ossos e jogaram para dentro do mato, com a intenção de dificultar as buscas.
O homem preso pela DHPP informou ainda que o outro comparsa já teria falecido, também vítima de homicídio.
“Ele confessou, em detalhes, tanto o homicídio quanto a ocultação de cadáver, delatou o comparsa e foi muito claro sobre a motivação ao dizer que o crime foi cometido pelo fato da vítima supostamente ser de outra facção e que o aval para o homicídio deu-se após decreto de lideranças em estabelecimento prisional”, explicou o delegado Caio Fernando.
A vítima não foi identificada, uma vez que Wanderson não soube informar o nome completo dela e tampouco os restos mortais permitiram chegar a essa informação. Somente um exame de DNA poderá comprovar a identidade.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Suspeito é preso com drogas no bairro Renascer em Cuiabá; Ele alega ameaças de facção criminosa
Acidente na estrada de Chapada deixa mulher morta e três crianças feridas
Motorista tenta desviar de animal e carreta perde controle e tomba na estrada de Jangada
Castração química de pedófilos é aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Caíque Alves, repórter do SBT Cuiabá, Concorre a Prêmio de destaque esportivo em MT
Piloto em seu primeiro dia de trabalho morre em queda de avião agrícola em MT
VEJA VÍDEO: Zelador de condomínio em Cuiabá é agredido por morador
Presidente Lula realiza nova cirurgia em São Paulo e apresenta boa recuperação
Polícia apreende mais de 100 tabletes de maconha e prende três suspeitos no bairro São Benedito, em Várzea Grande
Força Tática apreende grande quantidade de drogas e causa prejuízo de R$ 3 milhões ao tráfico
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta quarta-feira (11)
Policial
Operação Ordem Pública cumpre 15 ordens judiciais contra investigados por tráfico em Querência
A Delegacia da Polícia Civil de Querência, na região nordeste do estado, deflagrou nesta quinta-feira (05.12) a Operação Ordem Pública...
Braço direito de WT abriu empresa de fachada para lavar dinheiro do tráfico
Investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil identificaram que Andrew Nickolas Marques dos Santos, um...
Polícia Civil prende em Sinop alvo de operação do Pará contra organização criminosa
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop cumpriu, nesta quarta-feira (04.12), a prisão de um criminoso alvo da...
Política
Barranco cobra esclarecimentos do Intermat sobre venda de fazenda em Santa Carmem
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última quarta-feira (27), o requerimento nº 440/2024, solicitando ao Presidente do Instituto...
Sessão especial homenageia personalidades mato-grossenses
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizou sessão especial na noite desta terça-feira (3), no Plenário das Deliberações...
CCJR aprova derrubada de 11 vetos em reunião ordinária
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou a derrubada de 11 vetos em reunião ordinária na tarde desta...
Mato Grosso
Jadilson, Presidente do Consórcio Nascentes do Pantanal e Prefeito de Curvelândia, Fala Sobre Realizações e Reeleição
O Presidente do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal, Jadilson Alves de Souza, que também exerce o cargo de Prefeito...
Setasc realiza Expedição SER Família Mulher em Vila Bela da Santíssima Trindade
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou a 13ª edição da Expedição SER Família Mulher –...
Patrulha Rural da PM prende integrante de organização criminosa com arma e drogas
Equipes da Patrulha Rural da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feliz Natal prenderam em flagrante, nesta terça-feira (03.12),...