Polícia Federal
PF em Sorocaba prende falso policial federal
Polícia Federal


Sorocaba/SP – A Polícia Federal deflagrou, nesta tarde (04/08/2022), operação policial com a finalidade de desarticular um esquema de extorsão operado por um falso policial federal. Dois mandados de busca domiciliar foram cumpridos em condomínios na cidade de Sorocaba/SP e o suspeito foi preso em flagrante.
A Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba/SP apurou que o investigado se apresentava como policial federal, alegava estar trabalhando em uma grande investigação envolvendo a vítima, ameaçava-a de prisão e de exposição pública e solicitava dinheiro para excluí-la da suposta apuração. Para dar credibilidade às suas ameaças, o suspeito utilizava réplicas de uniformes da Polícia Federal e um distintivo com o símbolo da instituição.
O investigado será indiciado pela prática dos crimes de extorsão, com pena 04 a 10 anos e multa e de uso indevido de símbolos públicos, pena de 02 a 06 anos de reclusão e multa. Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Sorocaba/SP.
Fonte: Polícia Federal




Polícia Federal
PF investiga descaracterização de templos barrocos e desaparecimento de peças sacras


Belo Horizonte/MG – Na quinta-feira (18/8), a Polícia Federal, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, deflagrou a primeira fase da Operação “Hereditatem Historicam” para apurar denúncias de descaracterização de templos barrocos e desaparecimento de peças sacras. O objetivo é a defesa do rico acervo histórico, cultural e patrimonial do povo mineiro e a conservação dos nossos templos religiosos.
Na ação, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Itabirito/MG, tombada pelo Iphan, foi encontrada totalmente descaracterizada.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes contra o patrimônio histórico previstos na Lei 9.605/98, art. 62 e art. 63, cujas penas máximas somadas chegam a 6 anos de reclusão e multa.
O nome da operação, traduzindo do latim para o português, significa patrimônio histórico, cujo dia nacional é celebrado em 17/8.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3330-5270
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
Polícia Federal apreende grande quantidade de cigarros


Maringá/PR – Na quinta-feira (18/8), durante diligências de repressão aos crimes de contrabando e tráfico de drogas, realizadas nas estradas da região de Maringá/PR, equipes da Polícia Federal prenderam um homem envolvido em transporte de cigarro ilícito de origem paraguaia, na cidade de Maringá/PR.
Durante as diligências, que consistiam em barreira policial para inspeção de carga e documentação dos veículos, um motorista dirigindo um caminhão não obedeceu a ordem de parada. Outra equipe policial, posicionada em outro trecho à frente, fez nova tentativa de abordagem, mas quase foi atropelada pelo motorista, que jogou o seu veículo contra os policiais em clara tentativa de homicídio. Em seguida, foi realizado acompanhamento tático, tendo a equipe interceptado o veículo no contorno sul da cidade. Quando a carga foi revistada, constatou tratar-se de cerca de 800 caixas de cigarro paraguaio, o equivalente a 400 mil maços.
O homem, de 35 anos, foi preso em flagrante e responderá pela prática do crime de contrabando, desobediência e tentativa de homicídio.
Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR
Telefone: (44) 3220-1436
Fonte: Polícia Federal