conecte-se conosco


Cuiabá

HMC atende toda a demanda de traumas de face e zera fila de espera para procedimentos com bucomaxilofaciais

Publicado

Cuiabá

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” é a unidade referência responsável pelos traumas de face para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS do estado de Mato Grosso. A Unidade é o único serviço com atendimento de plantão para pacientes de Cuiabá e de municípios do interior do estado.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é um orgulho suprir toda a demanda de trauma de face, não restando filas de espera de pacientes do SUS para estes procedimentos cirúrgicos.  Ao todo são 14 cirurgiões bucomaxilofaciais distribuídos em plantões presenciais de 24 horas no HMC.

“Não precisamos transferir pacientes de Cuiabá para outros serviços, para a realizaçãodestes procedimentos faciais, mas vivenciamos isso diariamente no HMC. Recebemos pacientes de vários municípios de Mato Grosso para fazerem estas cirurgias, por falta de profissionais nas unidades estaduais do interior do estado. Isso precisa mudar, pois prejudica os pacientes, que muitas vezes se deslocam por mais de 1.000 mil quilômetros para o tratamento adequado no Hospital Municipal de Cuiabá”, pontuou o prefeito.

Paulo Rós, diretor-geral do HMC, explicou que o atendimento é “porta aberta”, ou seja, plantão para todos os pacientes com traumatismos orais e faciais provenientes do município de Cuiabá e referenciados pela Central de Regulação do SUS em Mato Grosso.

“A maior parte dos atendimentos no pronto-socorro destina-se para tratamento de fraturas e sequelas faciais pós traumatismos. Os cirurgiões bucomaxilofaciais também são muito importantes na equipe multidisciplinar de toda a unidade hospitalar, para tratamento dos pacientes com fissuras lábio palatais fazendo a reconstrução óssea e de tecido mole da boca”, informou.

A cirurgiã dentista e responsável técnica da cirurgia bucomaxilofacial, Ana Paula Barbosa, destacou a necessidade deste atendimento. “A face é muito importante para convivência social e profissional, tratando estes pacientes no tempo certo, a população só tem a ganhar. Sem o tratamento adequado, as consequências seriam desastrosas, entre outros problemas, muitas pessoas ficariam com sequelas faciais que causam deformidades faciais e estigmas sociais, além dos afastamentos de trabalho por mais tempo”, revelou.

O paciente Daniel Sales, que foi acolhido na unidade após acidente automobilístico, garantiu o bom atendimento recebido. Especificamente da cirurgia bucomaxilofacial, o tratamento foi fundamental para tratar as múltiplas fraturas da face.“Eu não conseguia abrir a boca e o meu rosto estava um pouco deformado. Passei por cirurgia e estou bem melhor”, contou.

Para a cirurgiã bucomaxilofacial, as cirurgias mais complexas realizadas no HMC são nos pacientes baleados na face e as chamadas fraturas panfaciais, que são fraturas de muitos ossos da face ao mesmo tempo. “Estas cirurgias são muito complexas e envolvem muitas vezes várias especialidades médicas como a neurocirurgia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e cirurgião geral, além da cirurgia bucomaxilofacial. São procedimentos extensos, delicados, que necessitam de grande estrutura médico hospitalar”, pontuou.

Segundo ela, o trabalho do departamento de cirurgia bucomaxilofacial do HMC envolve casos cirúrgicos provenientes de traumatismos faciais como fraturas nasais, fraturas de mandíbula, fraturas de maxilar, fraturas dentais entre outras.

“A equipe da cirurgia bucomaxilofacial atende, inclusive, como referência para a rede municipal, a demanda de patologias orofaciais fazendo as biópsias e encaminhando os pacientes para os devidos tratamentos em caso de câncer em região orofacial. O atendimento também abrange pacientes referenciados de outras unidades de saúde”, informou.

Foram atendidos 503 pacientes no primeiro quadrimestre de 2022 na especialidade de cirurgia bucomaxilofacial, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, conforme os dados estatísticos do HMC.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Casa de Bem-Bem é inaugurada totalmente revitalizada e fortalece a valorização da cultura cuiabana

Publicado

Resgate do patrimônio histórico e valorização das tradições regionais. Essas são as palavras que impulsionaram a inauguração de um dos símbolos da cuiabania,  a Casa de Bem-Bem. A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu diversas personalidades públicas. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O espaço passa agora a ser utilizado em sua integralidade pelo Instituto Ciranda. 

O local leva o nome de Constança Figueiredo Palma, a popular Dona Bem-Bem (in memorian), que transformou-se em uma das referências nativas, em razão de sua receptividade, marcada pelo acolhimento de celebrações predominantes, como festas de santo e comunitárias, localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, na Rua Barão de Melgaço. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro a entrega representa um presente aos munícipes, estimulando o resgate de seus valores e costumes. “Uma obra grandiosa, a qual ficamos incumbidos de devolver à nossa gente aquilo que é seu por direito, a sua herança e patrimônio cultural, que retrata um pouco do desenvolvimento de Cuiabá até os dias atuais. A casa do povo, que jamais poderia ficar esquecida e hoje ganha um novo sentido, retomando a sua missão de servir e abrigar os cuiabanos, assim como fez Dona Bem-Bem, uma mulher íntegra e leal, verdadeiro exemplo de amor e compaixão para com o próximo”, declarou. 

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enfatizou o compromisso e apoio da administração atual em manter viva as manifestações culturais. “Posso garantir que, enquanto estivermos na gestão, vamos fazer o possível e o impossível para que esse espaço continue sendo respeitado e preservado”, acrescentou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez um breve relato dos percalços superados pelo Executivo Municipal para que a obra fosse concretizada. Conforme ele, a segunda etapa de ampliação já consta no planejamento, oportunizando a formação musical de jovens e adolescentes. “Todos os meses estávamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade. Graças ao olhar do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos contemplar esse tão importante da nossa cidade, conservando suas originalidades. Um verdadeiro legado às futuras gerações”, comentou. 

O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, frisou que o evento traduz um momento único, possibilitando a operação de diversas perspectivas de melhorias sociais. “É um lugar que cuida do patrimônio e tem um papel essencial no desenvolvimento humano. Temos mais de 20 anos de atuação em todo Estado e hoje ganhamos esse reforço no município, uma vitória muito grande para nós”, externou. 

O ex-prefeito de Cuiabá e filho da homenageada, Rodrigues Palmas, prestou os agradecimentos em nome da família. “Meus parabéns a todos os envolvidos, que cumpriram com essa missão. Tenho certeza que Bem-Bem está entre nós, contemplando com muita felicidade essa casa que nos dará muito mais alegria daqui para frente”, concluiu. 

A noite literomusical contou com apresentações da Orquestra Sopros, espetáculo Mestre Albertino (valsas e rasqueados), cantos e poemas. 

Autoridades: secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Habitação, Leonardo Leão, suplente de vereador, representando a Câmara Municipal, Maria Avalone, ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, e representantes da sociedade civil organizada. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança Programa Reviver Cuiabá

Publicado

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lançou nesta quarta-feira (17), o Programa Reviver Cuiabá, que tem como principal objetivo resgatar, reativar e reestruturar os projetos de esporte e lazer do município.

Dentre os projetos que serão resgatados pelo Programa Reviver estão o Campeonato Pixote, os Jogos dos Servidores, os Jogos Escolares Cuiabanos, a Manhã de Lazer, a Corrida Bom Jesus de Cuiabá, a Caminhada Ecológica, entre outras atividades.  

Durante a solenidade foram entregues os materiais esportivos que serão utilizados nos Centros Esportivos do Tijucal, Lixeira, Paiaguás, Verdinho e Dom Aquino. Além disso, também foi anunciado oficialmente o retorno do Campeonato Pixote que, após quatro anos, será novamente realizado. “Como secretário de uma gestão humanizada e comprometida com a qualidade de vida para a nossa população, vemos o esporte como fator de integração social, integralizador dos aspectos psicomotores, cognitivos e socioemocionais, e por essa importância ele precisa e merece ser valorizado. Em defesa da valorização do esporte, a gestão Emanuel Pinheiro prioriza as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”, destaca Leite.

“Estamos lançando o Programa Reviver Cuiabá, que vai valorizar todas as competições desenvolvidas pela Secretaria e que deram certo. Estamos também fazendo a entrega dos materiais para resgatar e reativar as nossas estruturas esportivas. Ressaltamos também que o Campeonato Pixote já está a todo vapor e nesta semana vamos iniciar as inscrições desse campeonato que faz parte da vida esportiva da nossa cidade. Além desses eventos, estamos começando o grande projeto ‘Lapidando Craques’, onde cuidaremos de seis atletas dando toda a assistência para que se tornem grandes jogadores de futebol”, continua.

O secretário também destacou a parceria com a Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência para a realização de uma programação especial voltada aos atletas com deficiência. “Esse ano teremos a novidade, o primeiro Jogos Paralímpicos de Cuiabá para promover o esporte para essa parcela da população que não tinha um olhar especial por parte do poder público. Então, será um ano de muitas conquistas e realizações”, pontua Aluízio.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer tem sido uma grande parceira e ficamos orgulhosos. Hoje Mato Grosso tem muitos atletas que estão se destacando nas paralimpíadas. Só tenho a agradecer a gestão Emanuel Pinheiro por ter criado a Secretaria da Pessoa com Deficiência para lutarmos pelos nossos direitos e buscarmos cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência”, acrescenta o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

Na oportunidade, foram entregues ainda as homenagens às equipes que se destacaram representando Cuiabá no Jogos Escolares Mato-grossenses, são elas:  Na categoria de 12 a 14 anos, o Futsal masculino do Colégio Isaac Newton, que conquistou o primeiro lugar e vai representar Mato Grosso Nos Jogos Escolares Brasileiros e o Voleibol masculino da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, que foi vice-campeão. 

Já na categoria de 15 a 17 anos, os destaques foram: o Futsal feminino da Seleção Cuiabana, que trouxe a medalha de bronze conquistando o 3º lugar do pódio; o Voleibol masculino da Seleção Cuiabana, que também ficou em 3º lugar na disputa, e o Vôlei feminino, que conquistou a medalha de prata. Além da entrega de homenagem às atletas Aline Nascimento e Kayenne Alves, que conquistaram a medalha de ouro na natação durante a disputa das Paralimpíadas Escolares, em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso