Mato Grosso
Escola de Governo realiza curso sobre formação e reforma do estado brasileiro
Mato Grosso


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, está com inscrições abertas para o curso inédito com o tema “Formação e Reforma do Estado Brasileiro”. A qualificação será realizada na modalidade Ensino a Distância (EaD). Os interessados têm até o dia 07 de agosto para se inscrever. O curso terá início no dia 15 de agosto e possui carga horária de 75 horas.
Na qualificação serão apresentadas a história social e econômica da origem, formação e transformação do Estado brasileiro até a sua configuração atual em forma de um estado de gestão submetido às tensões da globalização, neoliberalismo, geopolítica e sociedade de consumo. Além disso, apresenta elementos que permitem compreender os conflitos beligerantes internacionais (inclusive a guerra da Rússia e Ucrânia).
A qualificação da área de ciência política tem como público-alvo todos os servidores públicos em geral, especialmente professores e alunos da rede pública estadual e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que atuam ou estudam nos campos da história, geografia, sociologia, serviço social e teoria geral do Estado. Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas.
Para se inscrever no curso CLIQUE AQUI.
Mais informações: (65) 3613-3611 – Escola de Governo
Supervisão de texto: D’Laila Borges
Fonte: GOV MT




Mato Grosso
Pedreiro é condenado a 52 anos de reclusão por homicídio e estupros


O pedreiro Jeberson Alves dos Santos foi condenado nesta terça-feira (9), pelo Tribunal do Júri de Barra do Garças (a 509km de Cuiabá), pelo estupro e homicídio qualificado de Rhayany Rhutila Moraes Silva e pelo estupro da filha dela, de 11 anos de idade. O Conselho de Sentença reconheceu que o homicídio foi praticado com emprego de meio cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação de outro crime. A pena foi fixada em 52 anos, dois meses e cinco dias de reclusão em regime inicial fechado, bem como negado ao réu o direito de recorrer em liberdade.
De acordo com a denúncia da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Barra do Garças, os crimes aconteceram em novembro de 2020, na residência das vítimas. Jeberson dos Santos teria pulado o muro da casa para roubar, contudo, ao perceber que no local estavam somente mãe e filha, rendeu as vítimas com uma faca e as amarrou. O pedreiro levou as duas para o quarto, onde praticou na criança “atos libidinosos diversos de conjunção carnal”. Depois, levou a mãe para outro cômodo onde a estuprou.
Conforme o Ministério Público, para assegurar a impunidade dos crimes de estupro, Jeberson matou Rhayany asfixiada. O homem chegou a fugir, mas foi preso posteriormente na cidade de Nova Xavantina e confessou a prática dos crimes. O réu, que já possuía outras cinco condenações por crimes como roubo, furto e falso testemunho, respondeu ao processo preso.
Atuou no júri o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes. A sessão em plenário foi presidida pelo Juiz Douglas Bernardes Romão.
Fonte: MP MT
Mato Grosso
Justiça e Universidade de Rondonópolis se reúnem para formar grupo reflexivo para homens agressores




Fonte: Tribunal de Justiça de MT