conecte-se conosco


Cuiabá

Programa Melhor em Casa promove festas juninas aos pacientes

Publicado

Cuiabá

Músicas tradicionais, danças, grande animação, decoração especial e vestimentas juninas. Assim é possível descrever a ação realizada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), vinculada ao Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de  Saúde de Cuiabá, que transformou a sexta-feira (1), de diversos pacientes assistidos pela rede, em um dia muito divertido e especial, em comemoração ao mês junino. 

Implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020, a iniciativa oferece assistência médica especial a pessoas acamadas, domiciliadas ou que possuem algum tipo de elegibilidade – dificuldades de locomoção até as unidades de saúde, possibilitando a garantia de seus respectivos tratamentos clínicos. 

Com a finalidade de incrementar e trazer leveza à rotina de acompanhamentos, os profissionais tiveram a ideia de promover 18 festas durante as visitas de rotina, levando um pouco de descontração e mimos aos pacientes. A coordenadora da EMAD, Joelma Toledo, explicou que a iniciativa, além de estreitar os vínculos com os pacientes, traz para perto também seus cuidadores.

“Levamos hoje algo diferente para eles, mas principalmente aos seus zeladores também. Precisamos ter uma visão além das enfermidades, o que inclui o contexto social, psicológico, financeiro e demográfico, envolvendo as famílias e dando condições seguras de continuidade dos cuidados recomendados quando não estamos presentes, promovendo assim, uma educação permanente, para que possam entender e desenvolver as atividades necessárias que garantam o bem-estar dos pacientes”, disse. 

O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Wilson Cutas, afirmou que o projeto Melhor em Casa visa a desospitalização, ofertando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma segura e humanizada, premissa da gestão Emanuel Pinheiro. “Disponibilizamos condições que em um hospital, por exemplo, eles não teriam. Com o Melhor em Casa, eles continuam todo auxílio e o mais importante, ao lado de seus familiares”, acrescentou. 

Reconhecido nacionalmente, o município foi um dos escolhidos recentemente para do Projeto Piloto – Instrumento de Elegibilidade, que será implantado pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar os critérios para a elegibilidade dos pacientes, visando a padronização em todo o território brasileiro. 

Jozi Soares, filha de dona Guilhermina, de 80 anos, uma das pacientes visitadas, afirmou que o apoio da Prefeitura de Cuiabá tem sido fundamental para a evolução do quadro de saúde de sua mãe, diagnosticada com Alzheimer. “Eles nos ajudam tanto. Toda semana estão aqui com ela, sempre muito atenciosos e, graças a Deus, está melhorando dia após dia”, frisou. 

Na capital, atualmente 170 pessoas são assistidas pelo Programa Melhor em Casa, que é realizado pela EMAD, formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista e a Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), que consiste em farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Sugestão de pauta: Secretaria de Meio Ambiente apresenta o Alvará Automático de Obras a profissionais da construção civil

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), promove na tarde desta segunda-feira (8), a partir das 14h, uma apresentação especial sobre o Alvará Automático de Obras, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

A plataforma digital do Novo Alvará Automático tem como premissa garantir a celeridade e eficiência dos procedimentos pertinentes à administração pública, com auxílio dos meios tecnológicos. A  ferramenta beneficia três tipos de empreendimentos, sendo eles,  construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500m² e a residencial multifamiliar com até cinco (05) unidades autônomas. A licença de permissão para início das obras é emitida em até 24 horas após a compensação dos encargos, conforme as disposições contidas nas leis complementares nº 412/2016 e 478/2020.

A programação abrange desde as atividades teóricas, como por exemplo, palestras voltadas ao público alvo, como técnicos e empresários do ramo da construção civil, mesas redondas e ações práticas.  

Dentre os convidados, estão o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, de  Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Juares Samaniego. A ação conta ainda com a colaboração direta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). 

Serviço: 

Assunto: Apresentação do  Alvará Automático de Obras para profissionais da construção civil 

Data: Segunda-feira (08)

Horário: 14h

Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920  – Cuiabá/MT

Confira o planejamento completo abaixo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Secretaria Municipal da Mulher lança a campanha “Agosto Lilás” nesta segunda-feira (8)

Publicado

Com a chegada do mês de agosto também chega o momento de fomentar as ações para conscientizar a sociedade sobre a questão da violência contra a mulher. Esse é o objetivo da campanha “Agosto Lilás” que será lançada oficialmente pela Secretaria Municipal da Mulher. O evento, que neste ano terá o tema: “A força da mulher é o que move o mundo”, será realizado nesta segunda-feira (8), a partir das 17h30, com a mobilização de mulheres em frente à sede da Pasta, localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 400. 

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, as campanhas de conscientização estimulam e encorajam as vítimas a realizarem denúncias. Ela destaca que a Secretaria segue diversas linhas de trabalho como ações preventivas, mostrando a mulher os tipos de violência, os canais de denúncia, o Espaço de Acolhimento e que existe uma Lei que a protege.

“Nós queremos que essas mulheres que são vítimas de agressão tomem coragem para denunciar. Nosso objetivo com os avanços da Lei Maria da Penha, é evitar que a relação abusiva, agressiva chegue as consequências mais cruéis, nós trabalhamos incansavelmente para punir esse agressor e mostrar para a sociedade que a mulher não está sozinha. Por isso o convite para que estejamos juntas neste dia”, conclui.

Serviços:

Assunto: Manifestação e Lançamento Agosto Lilás

Data: segunda-feira (8)

Onde: Secretaria Municipal da Mulher- Av. Getúlio Vargas nº 400

Horário: A partir das 17h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso