conecte-se conosco


Tecnologia

Samsung inicia produção de chips de três nanômetros antes da TSMC

Publicado

Tecnologia

Samsung começa a produzir chips de três nanômetros
Unsplash/Kote Puerto

Samsung começa a produzir chips de três nanômetros

A Samsung iniciou a produção em massa de chips de três nanômetros. A nova litografia, baseada na arquitetura GAA (Gate-All-Around), promete um aumento de desempenho de até 23% quando comparado aos chips de cinco nanômetros. Curiosamente, a gigante sul-coreana sai na frente da TSMC, sendo a primeira fabricante a adotar esse novo padrão.

Os chips de três nanômetros da Samsung estão sendo construídos na arquitetura Gate-All-Around (GAA), que permite encolher os transistores sem prejudicar a capacidade de transportar corrente. Essa tecnologia é uma evolução do padrão FinFET.

A empresa afirma que a primeira geração de chips de três nanômetros pode oferecer diversos benefícios quando comparado à litografia de cinco nanômetros, como aumento de desempenho de até 23%, 45% menos gasto de energia e redução de área de uso de 16%.

Quanto à segunda geração, a sul-coreana revelou informações animadoras, como 50% menos gasto de energia, até 30% mais desempenho e redução de área de uso de 35%. Ou seja, parece que a Samsung está comprometida em entregar os melhores chips do mercado. Resta saber como eles vão se comportar no uso diário.

Por enquanto, esses componentes serão destinados à computação de alto nível, mas a empresa garantiu a expansão para processadores de smartphones. Com o início da fabricação, a Samsung supera a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que só pretende adotar o novo processo no segundo semestre deste ano.

Ainda não há informações sobre qual processador móvel da marca terá a nova litografia, mas considerando que ela será destinada a celulares topo de linha, existe a possibilidade de chegar ao sucessor do Exynos 2200, oficializado em janeiro deste ano. Se isso acontecer, os modelos da linha Galaxy S23 podem ser os primeiros com chip de três nanômetros.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

WhatsApp agora tem app melhor para Windows; o que muda e como usar

Publicado

Windows ganha app nativo do WhatsApp
Unsplash/Tadas Sar

Windows ganha app nativo do WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta semana um novo aplicativo nativo para Windows, que antes estava em fase de testes. A ferramenta permite que o aplicativo seja utilizado mesmo se o smartphone estiver desconectado à internet. A seguir, confira o que muda com o novo app e como utilizá-lo.

WhatsApp para Windows: o que muda?

Antes, usuários do Windows tinham apenas duas opções para acessarem o WhatsApp no computador: a versão para desktop ou um aplicativo baseado nesta versão.

Agora, um aplicativo completamente remodelado está disponível na Microsoft Store. Além de permitir o uso sem conexão ao celular (o que a versão web também já permite), o app promete ser mais rápido.

De acordo com o WhatsApp, os aplicativos nativos “são mais confiáveis e mais rápidos”, além de serem “projetados e otimizados para o sistema operacional do seu computador”.

WhatsApp para Windows: como usar?

O primeiro passo para usar o aplicativo do WhatsApp no Windows é baixá-lo na loja oficial Microsoft Store . Depois, é necessário conectá-lo à sua conta. Para isso:

  1. Abra o WhatsApp no celular;

  2. Clique no Menu e vá em “Aparelhos conectados”;

  3. Aponte a câmera do celular para o QR Code exibido no computador e espere o pareamento ser feito.

E o WhatsApp para Mac?

De acordo com o mensageiro, um aplicativo nativo também está sendo desenvolvido para o Mac. Por enquanto, ele não tem data para ser lançado.


Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Atualize já! Apple alerta para falha que deixa hacker controlar iPhone

Publicado

iPhones devem ser atualizados
Reprodução/Apple

iPhones devem ser atualizados

A Apple alerta para que usuários de dispositivos da marca os atualizem. A empresa soube de uma falha que permite que hackers tomem controle completo de iPhones, iPads e Macs, de acordo com a AFP.

Diante da falha, a Apple preparou e liberou uma atualização de software emergencial, que já está disponível e corrige o bug.

“A Apple está ciente de um relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, afirma a empresa.

A Apple não deu detalhes de como a falha funciona, mas afirmou que ela permite que invasores assumam o controle dos dispositivos, obtendo dados pessoais e exercendo as mais diversas funções.

Como atualizar seu iPhone ou iPad

  1. Faça backup do dispositivo usando o iCloud ou o seu computador;

  2. Conecte o dispositivo à alimentação e estabeleça conexão com a Internet usando Wi-Fi;

  3. Acesse Ajustes > Geral e toque em “Atualização de Software”;

  4. Se você vir duas opções de atualização de software disponíveis, escolha a que deseja instalar;

  5. Toque em Instalar Agora. Se você vir a opção “Baixar e Instalar”, toque nela para baixar a atualização, insira o código e toque em Instalar Agora.

Como atualizar seu Mac

  1. No menu Apple no canto da tela, selecione “Preferências do Sistema”;

  2. Na janela “Preferências do Sistema”, clique em “Atualização de Software”;

  3. Clique em Atualizar Agora.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso