Polícia Federal
PF investiga fraude à licitação e peculato em contrato para fornecimento de água mineral à FUNASA
Polícia Federal


Manaus/AM – A Polícia Federal, nesta quinta-feira (30/6), deflagrou a Operação Enxurrada, com o objetivo de cumprir 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, sendo 8 na cidade de Manaus/AM, 4 no município de Anápolis/GO e 1 no Distrito Federal.
Trata-se de investigação policial iniciada para apurar a possível ocorrência dos crimes de fraude em licitação, associação criminosa e peculato, previstos na Lei de Licitações e no Código Penal, em razão de irregularidades detectadas em auditoria realizada pela CGU no contrato para fornecimento de unidades de água mineral à FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – FUNASA, no ano de 2017.
O contrato foi celebrado pelo valor de quase R$ 5 milhões, com o propósito de dar apoio à emergência enfrentada por alguns municípios do Estado do Amazonas devido às fortes inundações.
Os elementos informativos colhidos no bojo do inquérito policial indicam que houve o direcionamento e sobrepreço na contratação da empresa investigada, que, segundo a CGU, representou um prejuízo de quase R$ 2 milhões, no mínimo.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato e associação criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos.
O nome Enxurrada faz menção às fortes inundações enfrentadas pelos municípios do Estado do Amazonas em 2017, que motivaram a FUNASA a contratar empresa para fornecer água mineral às famílias prejudicadas pelas enchentes.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
Fonte: Polícia Federal




Polícia Federal
PF apreende mais de 20 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de São Paulo



Guarulhos/SP – A Polícia Federal, prendeu, entre os dias 5 e 6/8, no Aeroporto Internacional de São Paulo, seis pessoas tentando embarcar com cocaína em voos internacionais.
Policiais federais, que atuam com o auxílio de cães farejadores, abordaram um passageiro que embarcaria para Doha, no Catar, e, ao inspecionar sua bagagem, encontraram 3 kg de cocaína nas estruturas de uma mala. O passageiro, nacional da Bósnia, foi preso em flagrante.
Em outra ação, a mesma equipe de policiais, encontrou 8 kg de cocaína em fundos falsos das quatro malas pertencentes a um casal de brasileiros que pretendia embarcar para Goa, na Índia.
Também em fundos falsos encontrado em malas, mais de 8 kg de cocaína foram apreendidos na posse de uma brasileira e de um homem, nacional da Bolívia. A mulher, que transportava mais de 2 kg da droga, tinha como destino final Istambul, na Turquia, e o outro passageiro, em cuja mala foi apreendido quase 6 kg do entorpecente, tinha como destino Dubai, nos Emirados Árabes.
Com um homem, que embarcaria para Serra Leoa, os policiais federais apreenderam 4 kg de cocaína dentro de 156 pacotes de suco em pó. O suspeito, que foi preso pelos policiais tentando se evadir do aeroporto, possui cidadania nipo-brasileira.
Os suspeitos serão apresentados à Justiça Federal, onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Contato: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal
Polícia Federal
Polícia Federal apreende cerca de 250 quilos de cocaína



Presidente Prudente/SP – A Polícia Federal realizou na tarde ontem, 7/8, a abordagem de dois indivíduos que transportavam, em um caminhão, tipo baú, aproximadamente 250 quilos de cocaína.
O veículo foi abordado durante barreira policial montada na rodovia SP-425, nas proximidades do aeroporto de Presidente Prudente/SP, trafegando no sentido Paraná-Presidente Prudente.
Em entrevista, os ocupantes do caminhão afirmaram que estariam transportando uma mudança. Todavia, solicitado acesso ao baú do citado veículo, os policiais notaram a presença de poucas caixas de papel.
Ao vistoriarem as caixas, os policiais constataram que estavam todas carregadas com cocaína.
Os envolvidos e a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, tendo a autoridade policial, então, ratificado a voz de prisão em flagrante pelo delito de tráfico de drogas.
A droga apreendida seguirá para São Paulo/SP, onde aguardará autorização judicial para sua incineração.
Comunicação Social de Presidente Prudente/SP
Fonte: Polícia Federal