Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá realiza novo mapeamento para traçar perfil e quantitativo da população em situação de rua e imigrantes na capital
Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, realiza de 27 a 29 de junho, novo mapeamento para traçar o perfil e o quantitativo da população em situação de rua e imigrantes.
A ação integra o Projeto Quero te Conhecer, realizada desde 2017, tendo como principal objetivo identificar a realidade atual, principais demandas, a fim de elaborar novas políticas públicas efetivas no atendimento dessas pessoas.
Dados registrados apontam que em 2021, foram identificadas 96 pessoas em situação de rua. Em 2019, 212. A equipe será formada por técnicos da Coordenadoria de Proteção Especial, em dois períodos, matutino (10h às 12h) e vespertino (16h às 19h).
A equipe de abordagem social irá percorrer os principais pontos de concentração, como o Morro da Luz, Beco do Candeeiro, região da Rodoviária, avenidas Barão de Melgaço, Carmindo de Campos, do CPA, trevo do Santa Rosa, praças Ipiranga, Orla e do Porto e viaduto do Shopping Três Américas.
Durante a ação serão realizadas entrevistas, onde serão levantados dados como identificação pessoal, escolaridade, documentação, emprego e renda, familiares, condições de saúde, entre outros pontos para conhecer o perfil atual da população em situação de rua e imigrantes.
“Esse levantamento servirá de base para elaboração de novo relatório baseado na identificação das pessoas que utilizam das ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência e as unidades de acolhimento como moradia provisória. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e, da primeira-dama Márcia Pinheiro, ofertar cada vez mais melhores condições e acesso aos programas e ações que contribuam às suas vidas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Hellen Ferreira.
Nas abordagens aos imigrantes, informou a secretária, serão oferecidas cestas básicas àqueles que aceitarem retornar para suas casas. A equipe irá acompanhar até as residências para validação das informações.
Além da abordagem nos pontos de concentração, serão entrevistados também as pessoas que estão nas unidades de acolhimento e no Centro Pop.
“Mesmo se que consigamos todo o detalhamento, poderemos coletar informações, tabular os dados recebidos e traçar um perfil do público. As pessoas que se negarem a participar serão classificadas como “não quiseram se manifestar”, explica a coordenadora de Proteção Social Especial, Fabiana Soares.
“Após as abordagens, a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise dos dados. Com eles, será possível obter informações para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público”, finalizou Ferreira.
Projeto Quero te Conhecer:
O Serviço de Abordagem Social é um serviço contínuo, tem por finalidade, assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.
Para tanto as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) “Centro e Norte” realizaram, nesses quatro anos de gestão, abordagens em períodos alternados, em praças, galpões/casarões, viadutos e rodoviária, entre outros, a fim de mapear esta população para então discutir estratégias, levantar desafios e recomendações, objetivando a formulação de políticas públicas dirigidas para esse segmento populacional. Agora, com a entrega do Centro Pop, no final do mês de maio desse, os técnicos do Centro de Referência que estão realizando o trabalho.
A equipe de Abordagem social também realiza a entrega de cobertores, marmitas, além de orientações e encaminhamentos para unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, e Centro Pop, bem como foram ofertadas passagens para retorno à cidade de origem, atendendo o desejo dos cadastrados.
Tendo como público alvo estendido, desde 2020, o projeto também é executado para os imigrantes e LGBTQIPA+.




Cuiabá
Primeira-dama apresenta Qualifica Cuiabá em Foz do Iguaçu


A primeira-dama Márcia Pinheiro foi convidada a apresentar os principais projetos de políticas públicas para mulheres, entre eles o programa Qualifica Cuiabá, durante o 1ª Fórum do Protagonismo Feminino, realizado nesta terça-feira (5), em Foz do Iguaçu, Paraná.
O evento que reuniu lideranças de todo o país, como a presidente da Virada Femeninina, Marta Lívia Suplicy, teve a realização da Associação das Primeiras-damas do Oeste do Paraná (Adamop).
“É uma honra estar ao lado dessas grandes mulheres como a Luíza Brunet, a Marta Lívia e tantas outras primeiras-damas que conhecemos e pudemos trocar experiências e conversarmos sobre o bem estar social dos municípios. É dessa forma que vamos levar os nossos projetos de sucesso para todo o Brasil e também conhecer outros que possam ajudar Cuiabá a ser cada vez mais referência nas políticas para mulheres”, disse a primeira-dama.
Entre os projetos apresentados esteve o Espaço de Acolhimento da Mulher, política existente, desde 2020, que já atendeu 676 mulheres em mais de 1.055 atendimentos. Outro programa que chamou atenção dos presentes foi o inédito Solidariedade em Ação, que direciona o benefício de R$ 606 para crianças que perderam as mães pelo feminicídio.
“Existe uma falta de políticas em todo o Brasil para essas crianças que ficam órfãos das mães. Peço às lideranças presentes que nos procurem para ajudar a levar essa ação aos demais municípios, porque é necessário criar essa política. Essas crianças ficam desamparadas e as famílias passam, de um dia para o outro, a ter essa responsabilidade de oferecer um lar com estabilidade financeira e emocional”, pediu a Márcia sob aplausos.
Qualifica
O principal programa apresentado foi o Qualifica Cuiabá, atualmente, uma das principais políticas sociais existentes na Capital. São mais de 6 mil pessoas certificadas, desde 2018, em 40 cursos de diversas áreas como Gestão, Empreendedorismo, Construção Civil, Alimentação e Bebida, entre outros.
A grande relevância social do programa para as mulheres foi o destaque feito pela primeira-dama Márcia Pinheiro, dado que 80% do público é feminino em busca da independência financeira.
A idealizadora contou os inúmeros relatos de mulheres que saíram do ciclo da violência doméstica e hoje sustentam suas famílias por meio dos cursos do Qualifica.
“Eu gostei muito da atuação da primeira-dama porque ela passa do assistencialismo para o profissionalismo da gestão. Esse é o novo contexto das primeiras-damas, pois hoje estamos numa imersão de desenvolvimento humano e social. Nós vimos que Cuiabá presa muito a humanização e isso está bem ligado à primeira-dama. Achei muito interessante a cartilha contra o Assédio Sexual e o Qualifica Cuiabá que, com certeza, iremos copiar”, afirmou Luciane Munoz Dalécio, primeira-dama de Ubiratã.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
Cuiabá
Alunos da primeira turma do curso “Qualifica mais Progredir” participam da 54ª Expoagro


Os alunos da primeira etapa do curso “Qualifica mais Progredir”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT Campus Cuiabá, estão presentes na
54ª Expoagro. No local, podem divulgar e comercializar seus produtos. “Como a Expoagro é um evento de grande participação popular, aproveitamos o estande do programa “Qualifica mais Cuiabá”para oportunizar a expansão dos negócios”, declarou a orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.
“Está sendo muito boa a nossa participação com esses alunos do curso Qualifica mais Progredir”. Além do mais, dentre as premissas da gestão Emanuel Pinheiro é oferecer condições para cada vez mais pessoas tenham qualidade de vida e renda familiar adequada”, declarou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca.
As aulas da primeira turma encerram no dia 28 de junho e a entrega dos certificados de formação está prevista para o final do mês de julho.
Segunda Turma
As inscrições para a segunda turma do curso já estão abertas e estão sendo feitas exclusivamente nas quatorze (14) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social-Cras até o dia 27 de julho.
A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de Microempreendedorismo Individual (MEI) e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Estão sendo ofertadas 240 vagas.
A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Governo, Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Cuiabá (Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá.
“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho”, acrescentou Christiany Fonseca.
Inscrições:
Os interessados devem procurar uma das 14 (quatorze unidades) dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras mais próximo da residência para que possam se cadastrar. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o dia 15 de agosto.
No ato da inscrição será necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.
Critérios
Alguns critérios básicos devem ser seguidos para o acesso às aulas, dentre eles, ter ensino fundamental completo, ter mais que 18 anos, além de ser cadastrado no CadÚnico.
Total de Vagas
Nessa fase, serão ofertadas 240 vagas, sendo que na primeira turma foram outras 260, totalizando 500 vagas.
Aulas no IFMT
As aulas serão realizadas na sede do IFMT, na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h). O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses. O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.
Auxílio
Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês.
Saiba onde tem um CRAS perto de você:
REGIONAL SUL
01 – CRAS Tijucal “Dr. Bento Machado Lobo”
Endereço: Av. Espigão, s/n Bairro: Tijucal (ao lado da Creche Criança Feliz)
Fone: (65) 3616-6720/99206-6978
02 – CRAS Getúlio Vargas “Dante Martins de Oliveira”
Endereço: Rua S Esquina com Av. Principal s/n Bairro: Getúlio Vargas (Antigo Centro da Juventude)
Fone: (65) 3313-3144/9.9313-4305
03 – *CRAS Osmar Cabral *
Endereço: Rua Domingas Alves da Costa, Qd. 05, nº 99 Fone: 3621-4484 E-mail: [email protected]
04 – CRAS Nova Esperança “Marciano de Arruda”
Endereço: Rua J s/n Bairro: Nova Esperança (Próximo a Escola Jesus Criança) Fone: (65) 3313-3107 E-mail: [email protected]
05 – *CRAS Pedra 90 “Pastor Sebastião Rodrigues de Souza”
Endereço: Av. Milton Rabelo de castro s/n Bairro: Pedra 90*
Fone: (65) 3617-1954/9.9207-1762
*REGIONAL LESTE *
06 – CRAS Dom Aquino
Endereço: Rua Irmã Elvira Paris s/n Bairro: Dom Aquino
Fone: (65) 3617-1233/ 9.9209-5812
07 – CRAS Planalto “Dr. Estevão Torquato da Silva”
Endereço: Rua Atlas s/n Bairro: Planalto
Fone: (65) 3619-5568/9.9207-0145
08 – CRAS Praeiro
Endereço: Rua Mato Grosso, 124 Bairro: Praeirinho.
Fone: 3617-1606/9.9288-0969
09 – CRAS Pedregal
Endereço: Rua Manaíra s/n Bairro: Pedregal (Antigo Centro da Juventude)
Fone: 65-3619-5567/9.9206-6231
REGIONAL OESTE
10 – CRAS Jd. Araçá “Maria Nazareth Hahn”
Endereço: Rua J s/nº Bairro: Jd. Araçá
Fone: (65) 3616-6672/9.9207-0928
11 – CRAS Novo Colorado “Antônio Latírio de Campos”
Endereço: Rua Antônio Gonçalves Qd. B nº33 Bairro: Novo Colorado
Fone: 3313-3281/3617-1770/99316-5838
REGIONAL NORTE
12 – CRAS Jd. União “Frei Quirino Franz”
Endereço: Rua 04 s/n Bairro: Jardim União
Fone: (65) 3663-6690/9.9207-1487
13 – CRAS CPA
Endereço: Rua 67 Qd. 09 Nº 47 Bairro: CPA III Setor I
Fone: 3646-7167/99324-2345
14 – *CRAS Dr. Fábio “Dom Bonifácio Piccinini” *
Endereço: Rua Várzea Grande, 437 (atrás do Posto de Saúde) Bairro: DR. Fabio I
Fone: 3649-5382 /9.9299-0856
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT