conecte-se conosco


Saúde

8 mitos e verdades sobre alimentação e emagrecimento

Publicado

Saúde

source
8 mitos e verdades sobre alimentação e emagrecimento
Redação EdiCase

8 mitos e verdades sobre alimentação e emagrecimento

Nutricionista responde principais questionamentos e dá dicas para você eliminar peso

Alimentação é um tema que gera muitas dúvidas. Quando envolve o processo de emagrecimento, então, as perguntas sobre o assunto aumentam ainda mais. Por isso, a nutricionista Nádia Neves responde algumas perguntas sobre o que é mito e o que é verdade.  

1. Engorda ingerir comida e líquidos ao mesmo tempo?

Mito . Não engorda, mas atrapalha o processo digestivo, dificultando e tornando-o mais lento, além de aumentar o abdômen. 

2. Pular uma refeição ajuda no emagrecimento?

Mito. Pelo contrário, se pular uma refeição, o metabolismo ficará mais lento e isso dificultará o emagrecimento. 

> 8 tipos de alimentos essenciais para a saúde

3. Comer e assistir televisão engorda?

Verdade. Enquanto você come e assiste TV, você não presta atenção no que está comendo e na quantidade, podendo extrapolar e comer além do que deveria. Se isso é um hábito de todos os dias , poderá ganhar uns quilinhos a mais. 

4. Tomar água em jejum emagrece?

Verdade. Água antes das refeições dá mais saciedade. Então, quando for fazer a refeição, você estará com menos fome. A água também ajuda na eliminação das toxinas através das fezes e urinas, que também auxiliam na perda de peso. 

> Saiba como cuidar da pele em cada fase da vida

5. Jantar muito tarde engorda?

Verdade. Você não fará a digestão completa daquela refeição, seu metabolismo ficará lento e o que não for digerido será armazenado na forma de gordura. 

6. Comer a cada três horas emagrece?

Verdade. Ajuda a acelerar o metabolismo , a ter mais saciedade até a próxima refeição e auxilia na queima de gorduras e reforço muscular. 

7. O refrigerante dá celulite?

Mito. Dizia-se que os gases presentes nesse tipo de bebidas poderiam ocasionar as celulites, mas estudos já comprovaram que não. Açúcares em geral podem aumentar ou agravar o processo da celulite , dependendo de alguns casos. 

8. Batata-doce é uma fonte de emagrecimento?

Verdade. A batata-doce diminui o apetite pela riqueza das fibras, além de auxiliar na queima de gordura.

Confira mais conteúdos na  revista ‘Cuidando da saúde’

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos

Publicado

O Brasil registra, no momento, um total de 17 casos confirmados para a varíola dos macacos – monkeypox –, sendo 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros dez casos seguem em investigação. Do total de caso, cinco seriam autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. Dois deles no Rio de Janeiro e três em São Paulo.

Nesta sexta-feira (24), a pasta foi notificada de três novos casos da doença no país, sendo dois no estado do Rio de Janeiro e outro no estado de São Paulo, confirmados pelos laboratórios da Fiocruz-RJ e Adolf Lutz em São Paulo.

Os dois casos do Rio de Janeiro já tinham sido confirmados pela prefeitura na noite de quinta-feira (23). 

Em São Paulo, trata-se de um caso importado, com histórico de viagem para a Europa. O paciente é do sexo masculino, 29 anos, residente na capital paulista. Segundo informações do MS, os casos apresentam quadro clínico estável, sem complicações e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios.

São Paulo

Ontem (23), o Ministério da Saúde foi notificado de três casos autóctones confirmados para a varíola dos macacos no estado de São Paulo, segundo divulgou a pasta. São três pacientes do sexo masculino, residentes na capital paulista, com idade entre 24 e 37 anos, sem histórico de viagem para países com casos confirmados.

De acordo com o MS, os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão. Eles estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do município.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Saúde amplia público da campanha de vacinação contra gripe

Publicado

O Ministério da Saúde informou que a partir de amanhã (25) os estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina contra a influenza. Segundo o ministério, a ideia é que a ampliação na vacinação evite casos de complicações decorrentes da doença e impeça eventuais mortes e uma possível “pressão sobre o sistema de saúde”.

A campanha nacional de imunização contra a influenza começou no dia 4 de abril. O Ministério da Saúde já distribuiu para estados e o Distrito Federal as 80 milhões de doses contratadas para imunizar a população brasileira. Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal.

Hoje (24), os pontos de vacinação atenderam exclusivamente pessoas que pertencem ao público-alvo da campanha, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar após a ampliação da campanha. Para tomar o imunizante da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso