conecte-se conosco


Nacional

São Paulo terá chuvas abaixo do esperado durante o inverno, diz CGE

Publicado

Nacional

source
Frio intenso em São Paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil – 18.07.2017

Frio intenso em São Paulo

Meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informaram que o inverno deste ano, que começa nesta terça-feira (21), às 06h14, deve transcorrer sob a influência do fenômeno La Niña. Segundo os especialistas, durante a estação são esperadas chuvas abaixo da média , e temperaturas um pouco acima do esperado.

“Já no início deste inverno, casualmente, teremos uma massa de ar mais quente e seco, formando um bloqueio atmosférico que dificulta a passagem de sistemas frontais pelo Estado que tenham força para mudar o tempo”, disse o meteorologista do CGE da Prefeitura, Michael Pantera. “Essa condição favorece dias com sol e temperaturas em elevação, fenômeno conhecido como veranico, comum no inverno”, explica.

De acordo com dados de temperatura do CGE as médias serão as seguintes:

Junho – Mínima media – 13,5°C. Máxima média – 22,9°C

Julho – Mínima média – 12,6°C. Máxima média – 22,9°C

Agosto – Mínima média – 13,4°C. Máxima média – 24,3°C

Setembro – Mínima média – 15,2°C. Máxima média – 25,9°C

“Não deveremos ter um inverno rigoroso. Isso não signfica que não haverá ondas de frio intenso, mas elas deverão ocorrer alternadas com períodos de tempo seco com sol e temperaturas mais amenas”, complementa Pantera.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo registra índices pluviométricos na cidade desde 1995. Nos meses de inverno são esperadas as seguintes médias:

Junho – 51,2mm

Julho – 43,8mm

Agosto – 29,6mm

Setembro – 65,8mm

Durante a estação a média de chuvas esperada é de 136,1mm. Em 2021 foram registrados 92,9mm. O inverno mais chuvoso, até o momento, foi o de 2009, com 352,2mm; já o mais seco em 2017, com 61,6mm.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Bolsonaro não cita atos a favor da democracia durante evento

Publicado

Jair Bolsonaro não comentou manifestações a favor da democracia
Isac Nóbrega/PR – 07.06.2022

Jair Bolsonaro não comentou manifestações a favor da democracia

O presidente Jair Bolsonaro participou virtualmente do encerramento do seminário 5G.BR em São Paulo e não comentou as manifestações a favor da democracia realizadas na capital. Já o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que estava presente no seminário, classificou os atos como “um comício da oposição”.

Na última semana, Bolsonaro cancelou uma viagem programada para São Paulo que aconteceria nesta quinta-feira, data em que o Manifesto pela Democracia elaborado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco seria lido. 

Bolsonaro havia marcado para o mesmo dia sua participação em evento na Fiesp sobre diretrizes prioritárias para o governo e um jantar com grandes empresários que participam do grupo Esfera Brasil.

“A tecnologia 5G vai promover investimentos de R$ 590 bilhões e deverá render um ganho de R$ 100 bilhões para as empresas, por ano, até 2031”, disse Bolsonaro no encerramento do evento.

Nas redes sociais, entretanto, o presidente e alguns ministros ironizaram as manifestações que aconteceram na capital paulista. Ciro Nogueira, um dos ministros que ironizou os atos, afirmou no encerramento do seminário 5G.BR que o país vive uma fase de boas notícias e destacou a queda de preço no diesel, anunciada nesta quinta pela Petrobras.

“Vivemos um momento bom do país, só com grandes notícias. Hoje foi dia de queda de preço do diesel”, afirmou.

Questionado sobre as manifestações pela democracia em São Paulo, Ciro disse que foi um “belo comício”.

“Um comício pequeno, não foi tão grande, mas foi um belo comício da oposição.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Operação Baixas Temperaturas leva 320 pessoas a locais de acolhimento

Publicado

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), informa que foram encaminhadas 320 pessoas para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial entre as 18h de quarta-feira (10) e as 10h desta quinta-feira (11). Durante esse mesmo período foram entregues 96 cobertores pelas equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas 2022, em 30 de abril, até o dia 8 de agosto foram registrados 1.596.893 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial. É importante destacar que nesta ação – que será promovida até 30 de setembro – uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez. Além dos chamados pelo 156, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza a busca ativa daqueles que se encontram em situação de rua, juntamente com as equipes do Consultório na Rua, durante as noites e madrugadas. Os encaminhamentos são executados por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da CPAS e dos atendimentos nas tendas. Foram distribuídos, até o momento, mais de 61 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua.

Vagas

A rede socioassistencial conta com mais de 18 mil vagas. Para a OBT 2022 já foram criadas 2.044 novas vagas. Além disso, ainda no período deste inverno, estão previstas a criação de 250 vagas em novos Centros de Acolhida localizados em Perus e Santana, na Zona Norte; e Guaianases, na região Leste.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também informa que haverá mais 600 vagas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, que estão em fase de análise técnica para adequações estruturais. As primeiras 100 vagas para famílias devem ser abertas neste mês de agosto no Itaim Paulista, na região Leste da cidade.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso