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6 substituições para ter uma alimentação mais leve e saudável

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6 substituições para ter uma alimentação mais leve e saudável
Redação EdiCase

6 substituições para ter uma alimentação mais leve e saudável

Nutricionista ensina como escolher alimentos que contribuam para o bom funcionamento do corpo

É comum ouvir pessoas afirmando que o que é bom engorda e que as melhores comidas são sempre calóricas. Porém, isso não precisa ser verdade. Existem muitas formas de tornar os pratos mais leves e manter o sabor. Para auxiliar na sua alimentação, a nutricionista Daniela Medeiros apresenta algumas substituições que podem tornar seu dia a dia muito mais saudável.

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Prefira os biscoitos integrais

Para os lanches rápidos, ao invés de comer salgadinhos e biscoitos recheados, escolha os biscoitos integrais, pois eles são mais saudáveis. Eles também são crocantes, ajudam a manter o coração saudável e facilitam a digestão.

Troque os doces por Frutas

Sabemos como é difícil resistir a uma boa sobremesa. Lembre-se de que uma fruta pode ser tão boa quanto qualquer outro doce. Reconsidere a sobremesa e aproveite as frutas frescas da estação. Assim, você se abastece de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Use temperos ao invés do sal

O sal é um ingrediente tentador, principalmente quando você precisa dar um gostinho extra à comida. Mas aceite o desafio de temperá-la com especiarias. Consumir muito sal pode favorecer a hipertensão, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Por isso, proteja suas artérias e seu coração temperando as refeições com pimenta, páprica, orégano, entre outros. Lembre-se de verificar os rótulos para ter certeza de que eles não contêm sal de alho ou qualquer outro tipo de sal.

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Tempere com limão em vez de molhos prontos

Os molhos de saladas industrializados são saborosos, mas podem transformar qualquer salada saudável em algo cheio de gordura. Troque os temperos pesados e com óleo por suco de limão e, instantaneamente, você vai se livrar de calorias escondidas.

Tome suco natural em vez de suco em pó

Os sucos naturais possuem vitaminas e fibras da fruta, enquanto os sucos em pó industrializados contêm muito açúcar e adoçantes artificiais. Leia os rótulos e verifique a porcentagem real de frutas dessas bebidas.

Use vegetais frescos ou congelados em vez de enlatados

Vegetais enlatados contêm sódio e conservantes. O melhor é comprá-los frescos ou congelados, sempre que possível. Se você precisa comer vegetais enlatados, lave-os antes de cozinhar para remover parte do excesso de sal.

Confira mais conteúdos sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

Fonte: IG SAÚDE

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Poliomielite: Brasil começa hoje campanha de vacinação contra a doença

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Poliomelite
Agência Brasil

Poliomelite

O Brasil dá início, nesta segunda-feira, à campanha de vacinação contra a poliomielite, doença também conhecida como pólio e paralisia infantil.

O objetivo é ampliar a cobertura da proteção contra a doença, que não chegou a 50% do público-alvo em 2022, embora a meta preconizada pelo Ministério da Saúde seja de 95% para manter o vírus erradicado no país.

A mobilização vai até o dia 9 de setembro, e envolve ainda um esforço para aplicar as demais vacinas que compõem o calendário da criança e do adolescente, como tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e HPV.

“Faço um apelo a todos os pais e mães, avós e avôs para que levem as crianças da sua família para as mais de 38 mil salas de vacinação do país. Não faltam vacinas, elas estão aí e elas só têm um dono: o povo brasileiro. Temos que imunizar 15 milhões de crianças contra a pólio”,  afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o evento de lançamento da campanha em São Paulo, neste domingo.

A cobertura da pólio é uma das mais preocupantes no momento. Isso porque, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), apenas cerca de 47% do público-alvo foi imunizado contra a doença neste ano.

O percentual não atinge os 95% desejados pelo ministério desde 2015. No ano passado, alcançou apenas 70% das crianças.

A queda na proteção coloca o Brasil em alto risco de reaparecimento da doença, que é considerada erradicada no país desde 1994.

Outros países que também enfrentam baixa cobertura vacinal, como Estados Unidos e Israel, têm vivido novos casos da paralisia infantil. O combate à pólio é considerado uma emergência internacional de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em julho, o estado de Nova York, nos Estados Unidos, detectou o primeiro caso de poliomielite em mais de dez anos. O paciente foi identificado como um homem adulto não vacinado. Já Israel apresentou uma série de infecções no início do ano, quando direcionou esforços para ampliar a baixa imunização no país. No Reino Unido, o vírus foi encontrado pela primeira vez em quarenta anos. Também houve um surto da doença no Malawi, na África, após a infecção de uma criança de 3 anos.

O esquema de imunização contra a doença no Brasil é composto de cinco doses, as três primeiras com a vacina de vírus inativada aos 2, 4 e 6 meses de idade, aplicadas por injeção.

Depois, entre os 15 e os 18 meses de idade, é feito o primeiro reforço com a vacina de vírus atenuado, a famosa gotinha. Aos 4 anos de idade, é realizado o segundo, e último, reforço, também por via oral.

O Ministério da Saúde estima que é preciso vacinar mais de 14 milhões de crianças contra a doença durante a campanha para chegar à cobertura de 95%. Para isso, cerca de 40 mil postos de saúde pelo país estão oferecendo todas as doses do imunizante.

Além da proteção contra a pólio, a mobilização foca em demais vacinas destinadas à criança e ao adolescente, como a da Covid-19, disponível hoje no país para todos com três anos ou mais. Confira todas as vacinas:

Vacinação infantil

  • Hepatite A e B
  • Penta (DTP/Hib/Hep B)
  • Pneumocócica 10 valente
  • VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
  • VRH (Vacina Rotavírus Humano)
  • Meningocócica C (conjugada)
  • VOP (Vacina Oral Poliomielite)
  • Febre amarela
  • Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)
  • Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela)
  • DTP (tríplice bacteriana)
  • Varicela
  • HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
  • Covid-19

Vacinação adolescentes

  • HPV
  • dT (dupla adulto)
  • Febre amarela
  • Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)
  • Hepatite B
  • dTpa (tríplice bacteriana adulto)
  • Meningocócica ACWY (conjugada)
  • Covid-19

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Fonte: IG SAÚDE

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Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

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O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

Em entrevista à Agência Brasil, Kendler, endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed) da Universidade Estácio de Sá, explicou que o colesterol é um tipo de gordura produzida tanto pelo próprio organismo quanto pela ingestão de alimentos. 

“Essa gordura é importante para a fabricação de hormônios, para a constituição de membranas celulares. Ela tem várias funções que são super importantes”. Já o excesso de colesterol, entretanto, principalmente do chamado colesterol LDL, ou colesterol ruim, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. O “colesterol bom” é conhecido como HDL.

Segundo o endocrinologista, o excesso de colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, fazendo com que elas fiquem obstruídas e o sangue pare de chegar ao coração; no caso das artérias cerebrais, pode ocorrer o AVC ou derrame cerebral.

Combate

Para combater o excesso de colesterol, Daniel Kendler destacou a necessidade de melhorar a saúde do indivíduo como um todo. “Quando queremos melhorar o colesterol alto, logo pensamos nas medidas que evitam as doenças cardiovasculares: manter o peso adequado, fazer atividade física regular, não fumar, não ingerir bebida alcoólica em demasia. Tudo isso é importante para o indivíduo que tem colesterol alto. Porque a doença cardiovascular tem vários fatores de risco e temos que atacar todos eles”.

Outro orientação útil para a redução do colesterol alto é evitar o consumo de gorduras saturadas, principalmente gorduras de origem animal. “É o indicado para redução do colesterol”, afirmou o médico. Ele admitiu que, em alguns momentos, dependendo dos níveis de gordura, há necessidade do uso de medicamentos. “Mas vida saudável todo mundo pode e deve ter, independentemente de ir ao médico”.

A realização de exame de sangue anual para medir o colesterol é importante, lembrou o presidente da SBD-RJ. Isso se explica porque o colesterol alto não apresenta sintoma nenhum. A orientação é que, a partir de 40 anos de idade, ou antes, se a pessoa tiver outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, história familiar, pressão alta, deve fazer, além da consulta, exame laboratorial para avaliar os níveis de colesterol.

Recomendação

Kendler ressaltou que não existe receita mágica, porque cada indivíduo é diferente. Mas a recomendação geral para evitar o colesterol alto é “não fume, beba com moderação, faça atividade física regular e tenha uma alimentação balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais, frutas”. Acrescentou que a proteína animal, com muita gordura, tende a aumentar o colesterol.

O especialista destacou que anualmente, no Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos registrados. Observou ainda que a hereditariedade também pode determinar o colesterol alto, mesmo em indivíduos que tenham hábitos saudáveis. É a chamada hipercolesterolemia familiar, comentou.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

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