conecte-se conosco


Carros

São Paulo conta com ao menos 400 pontos de recarga de carros elétricos

Publicado

Carros

source
Carregadores elétricos ainda são escassos no Brasil, principalmente os que fazem recarga rápida
Divulgação

Carregadores elétricos ainda são escassos no Brasil, principalmente os que fazem recarga rápida

Aos poucos a mobilidade elétrica vai se tornando cada vez mais popular no Brasil, e principalmente em São Paulo, a capital financeira do país, e onde já existem mais de 400 pontos de recarga de carros elétricos.

Esse número é trazido pela nova plataforma da Elev Mobility, um aplicativo que mostra onde estão localizados pontos de recargas . Entre estações públicas e semi-públicas (shoppings e mercados, por exemplo).

No aplicativo existem 1.200 pontos cadastrados , os 400 pontos em São Paulo representam 33,3% dos pontos existentes na plataforma até Maio.

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, o número de eletropostos cadastrados na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista, e acredita que o número irá crescer:

“Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma David.

Ricardo David explica que o número de carregadores pode ser ainda maior que o total de pontos públicos e semi-públicos registrados no APP da Elev, pois muitos usuários de eletrificados utilizam carregadores em casa.

“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências , já existe uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.

Muitos brasileiros estão adotando os modelos elétricos e híbridos , os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.

Apesar de a estrutura de carregamento pública ainda ser pequena e necessitarem de um tempo elevado, os carros eletrificados que demandam de recarga vêm em crescimento.

Segundo a ABVE, em Maio, foram vendidos 634 veículos elétricos a bateria e híbridos do tipo plug-in , que podem ser carregados de forma externa, e o mês apontou crescimento nas vendas, de eletrificados no geral, após ligeira queda em abril.

A associação ainda ressalta o crescimento na venda de veículos comerciais leves elétricos, impulsionados pela necessidade das empresas a obedecerem padrões de ESG (governança ambiental).

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
publicidade

Carros

Dodge apresenta conceito elétrico com ronco de Hellcat

Publicado

Dodge Charger Daytona SRT Concept EV é primeiro estudo da Dodge no mundo dos carros elétricos
Divulgação

Dodge Charger Daytona SRT Concept EV é primeiro estudo da Dodge no mundo dos carros elétricos

A Dodge revelou nesta semana que as linhas Charger e Challenger com os tradicionais HEMI V8 estão próximas do fim, e após lançar o SUV híbrido, a marca mostrou o conceito Charger Daytona SRT.

Segundo a Dodge , o conceito traz uma inédita motorização elétrica chamada de Banshee, que segundo a fabricante irá continuar o legado das famílias de motores Hemi, Hellcat e Redeye, oferecendo o DNA de muscle car para os carros elétricos.

Apesar disso, os números de potência não foram divulgados, mas o que se sabe é que terá arquitetura de 800 Volts, e a Dodge promete que o seu veículo elétrico será mais rápido que um Hellcat em todas as “métricas de performance”.

O Daytona SRT Concept apresenta a transmissão “eRupt” que promete trocas eletromecânicas para manter o envolvimento tradicional de muscle cars com o condutor na era elétrica.

Os muscle cars são conhecidos pelo som de seus motoes V8. Com a motorização elétrica , o ronco do motor é susbstituido pelo zunido elétrico, mas não no Daytona SRT.

A Stellantis havia prometido que o futuro elétrico da Dodge terá um som “chocante”. Agora, a fabricante americana confirmou o desenvolvimento do “escapamento” Fratzonic Chambered.

Apesar de carros elétricos não terem escapamento, segundo a Dodge esse sistema será responsável pelo som do Charger Daytona SRT , e produzirá os mesmos 126 dB que um modelo da linha Hellcat.

Visualmente, o conceito é inspirado no Charger Daytona original, com um pequeno toque futurista, realçado pela barra em LED que percorre toda a extensão da dianteira, com o antigo logo triangular da Dodge no centro.

Na dianteira, o modelo ainda conta com dispositivos aerodinâmicos para direcionar o fluxo de ar para aumentar a aerodinâmica do modelo.

No interior, uma tela de 16 polegadas para o painel de instrumentos e uma de 12.3 para o sistema de infotenimento voltado para o condutor, dão o toque de modernidade à cabine do modelo.

Além disso, o interior ainda possui luzes ambientes ajustáveis, bancos feitos em fibra de carbono , volante de base achatada e um teto panorâmico completam a cabine do carro.

“O Charger Daytona fará mais que definir o futuro da Dodge, vai redefinir o significado de muscle car americano neste processo” afirmou Tim Kuniskis, CEO da marca Dodge.

Ainda não há confirmação de data de lançamento do primeiro Dodge 100% elétrico, mas segundo a mídia norte-americana, a marca espera entrar na era elétrica a partir de 2023.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Hyundai inicia período de pré-venda do novo sedã HB20S da linha 2023

Publicado


Linha 2023 do Hyundai HB20S ganha linhas mais arrojadas, mas mantém o mesmo conjunto mecânico
Divulgação

Linha 2023 do Hyundai HB20S ganha linhas mais arrojadas, mas mantém o mesmo conjunto mecânico

A Hyundai anuncia as vendas do HB20S, que já pode ser reservado com preços que vão de R$ 85.890 até R$ 120.990, dependendo da versão e configuração. Vale lembrar que a marca havia dito que o carro chegaria às lojas em setembro, mas acabou adiantando a estreia do modelo nas lojas.

O sedã segue o mesmo visual adotado no HB20 que estreou em julho, com destaque para a grade dividida e adoção de luzes diurnas de LED, na traseira, o destaque ficou por conta das lanternas unidas por uma faixa, a exemplo do hatch, porém, como novo desenho no sedã. Igualmente no hatch, a versão topo de linha Platinum Plus, ganhou projetores elípticos em seus faróis.

Outra mudança é o desenho das rodas que passaram a ter novo aro: 16 polegadas ante os 15 do modelo anterior e que “casa” com o conjunto estético mais “musculoso”.  São 60 mm a mais, totalizando 4,32 m, sendo 50 mm no balanço dianteiro e 15 mm no traseiro.

Por dentro, a novidade ficou por conta de novas cores e padronagem dos bancos além do painel de instrumentos digital e com computador de bordo de 4,2’’ personalizável com até três cores de fundo. O ar-condicionado é digital e na versão Platinum Plus passou a ser automático. Outro recurso reservado à topo de linha está o sistema de partida remota.

O sedã conta com vasta lista de equipamentos de série como piloto automático com controle de cruzeiro e limitador de velocidade, assistente de permanência de faixa e de ponto cego, seis airbags, controle de estabilidade e tração, entre outros itens. A novidade é o sistema de saída segura , que avisa quando a porta é aberta e outro carro se aproxima por trás. 

Fora isso, a Limited passa a contar com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e faróis com acendimento automático. A Platinum painel de instrumentos digital, chave presencial, partida por botão, partida remota por meio da chave e retrovisores com rebatimento elétrico.

A versão topo de linha Platinum Plus recebe carregador sem fio para smartphone, assistente de tráfego cruzado traseiro, start-stop, frenagem automático de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego.

A linha 2023 seguirá com duas opções de motor: 1.0 Kappa aspirado de três cilindros, com 80 cv e 10,2 kgfm e câmbio manual de 5 marchas (Comfort e Limited) e 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm e transmissão automática de seis velocidades (Comfort, Platinum e Platinum Plus).

Confira abaixo os preços de cada versão da linha 2023 do HB20S.

Comfort 1.0 MT5 – R$ 85.890

Limited 1.0 MT5 – R$ 91.390

Comfort 1.0 Turbo AT6  – R$ 105.290

Platinum 1.0 Turbo AT6 – R$ 111.790

Platinum Plus 1.0 Turbo AT6 – R$ 120.990

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso