conecte-se conosco


Cuiabá

Secretária de Educação recebe certificação pela implantação da ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte

Publicado

Cuiabá

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado e técnicos do órgão, estão em Brasília, onde participam do encontro que discute o Replanejamento do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) e Capacitação das Escolas Cívico-Militares (ECIM), para 2022. O evento acontece nesta terça-feira (7), no Teatro do Hotel Royal Tulip, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília, e reúne secretários de Educação, pontos focais do programa e diretores das Escola Cívico-Militar de todo o país.

Durante o encontro, Edilene Machado irá receber a Certificação Intermediária da Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, a primeira da rede pública municipal de Educação, a atuar no modelo de gestão do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A certificação é concedida pelo Instituto Internacional de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade e Universidade de Brasília (UNB).

A certificação – nos níveis básico, intermediário e avançado -, está  prevista no Art. 16 do Decreto Nº 10.004 de 5 de setembro de 2019, com o objetivo de certificar as escolas que adotaram o modelo de excelência de gestão do Pecim. O documento demonstra, após análise equitativa, que a unidade educacional segue o modelo de gestão. Por meio da certificação é possível identificar o grau de avanço na aplicação e resultados obtidos além de comprovar a melhoria dos processos na escola, proporcionando condições favoráveis para a melhoria dos indicadores da educação.

No Nível Intermediário, a unidade já alcançou além dos requisitos básicos previstos no programa, os primeiros resultados nas iniciativas estratégicas estabelecidas que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

Na parte da manhã, foram realizadas mesas redondas com a discussão de temas como a importância da Educação em valores na construção dos projetos de vida dos estudantes; a certificação como principio norteador da Política de Educação do Programa de Escolas Cívico-Militares e outros.

No período da tarde, as escolas que integram o Programa receberão por meio dos seus gestores, as Certificação de Nível Básico e Intermediário – Edição 2022. A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado irá receber a certificação de Nível Intermediário, pela implementação da ECIMC Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, uma das escolas destaques do modelo de gestão e também como uma das gestoras que tem se sobressaído na implementação e sucesso do programa.

Participam do evento o diretor da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (DECIM), Gilson Passos; o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE – BSB), Luiz Arnaldo Pereira da Cunha; diretora do IBICT, Cecilia Leite Oliveira; Prof.ª da Universidade de Brasília (UNB) Therese Hofmann Gatti; representantes do Ministério da Defesa e da Educação, entre outros.  No período da tarde, deve participar do evento o Ministro da Educação, Victor Godoy.

PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O Programa foi instituído em setembro de 2019, com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A proposta do Programa é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país até 2023. Em 2020, foram implantadas 53 escolas e a ideia é que neste ano sejam implantadas mais 74.

Em Cuiabá, a Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte foi criada em 2021. A unidade atende do 6º ao 9º Ano, 533 estudantes. A segunda unidade da rede encontra-se em fase de implantação, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejani Ribeiro Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, com 606 estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mais de 1,5 mil famílias do Jardim Presidente II serão beneficiadas com obra de pavimentação

Publicado

Preparando Cuiabá para o futuro, em especial, por meio do investimento maciço no setor de infraestrutura urbana. Esse tem sido o olhar da Prefeitura de Cuiabá nos últimos anos e é o que comprova o lançamento das obras de pavimentação asfáltica do bairro Jardim Presidente II, realizado na nesta sexta-feira (13), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. 

Mais de 1,5 mil famílias que vivem na comunidade serão beneficiadas com as melhorias na malha viária, que integram também, rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçadas. Os trabalhos estão previstos para ter início no mês subsequente, atendidos pelo programa ‘Minha Rua Asfaltada’, alcançando mais de quatro quilômetros de vias. 

Em seu discurso, o Chefe do Executivo Municipal, salientou os impactos grandiosos que serão conquistados através dos serviços, como por exemplo, na garantia do bem-estar coletivo e melhoria na qualidade de vida. “Aqui tem pessoas que dedicaram toda uma vida e merecem um envelhecimento digno, ao ver o asfalto passando na porta de suas residências. Foi por isso que eu determinei ao Stopa prioridade aqui. Será uma obra de qualidade, padrão de nossa gestão, valorizando os imóveis e a vida das pessoas. Vamos manter o respeito aos idosos, trabalhadores, ou seja, aqueles que fizeram muito por nós, devolvendo em trabalho, acolhimento e dedicação tudo que nos ofertaram. Não se faz omelete sem quebrar os ovos e em breve os maquinários estão aqui a todo vapor”, disse o gestor. 

O presidente do bairro, José Rogério Santos e residente há mais de 30 anos, aproveitou a oportunidade para citar algumas das benfeitorias concedidas pela Prefeitura de Cuiabá em prol da região. Dentre as que mais se destacam, está a implantação da sinalização viária e iluminação pública. “Vivo aqui há muito tempo e hoje posso dizer que estamos realizando um sonho, graças a uma gestão humanizada, moradores que aguardavam ansiosamente por essa qualidade de vida. Somos muito gratos por tudo que o prefeito Emanuel Pinheiro fez e vai continuar fazendo por nós. Não temos palavras para agradecer”, externou. 

O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, reforçou que o compromisso firmado entre o poder público e os cidadãos será cumprido à risca. “A partir de setembro, toda nossa equipe estará aqui e vamos ter muitos buracos sendo cavados, para que possamos fazer um asfalto de excelência. Peço a compreensão de todos aqui referente ao andamento das atividades, que serão revertidas em boas ações”, frisou. 

Representando o parlamento cuiabano, o vereador Marcrean Santos, pontuou a força do movimento comunitário na interlocução de iniciativas como estas. “Fui presidente de bairro por muitos anos e sei da luta de todos. Hoje temos um prefeito que pensa no povo, naqueles que mais precisam, aplicando com responsabilidade os recursos em diversas áreas, atendendo os mais humildes. Meus parabéns ao Jardim Presidente II”, declarou. 

Estiveram presentes, o secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré, secretário-adjunto de Obras, Rauf Macedo,  secretário-adjunta de Obras, Silvia Andreatto, secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, vereador Cezinha Nascimento e demais lideranças comunitárias e religiosas. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), com representantes da Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal assinou o contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público, firmado entre o Município de Cuiabá e o grupo Flor de Atalaia, por meio da Lei nº 6.793/22.
A área com mais de 600 m², localizada no bairro Parque Atalaia, deve abrigar a sede da entidade para dar continuidade a realização dos projetos socioculturais do grupo por 20 anos, sendo permitida a prorrogação do contrato por igual período. 
“O grupo Flor de Atalaia é uma instituição genuinamente cuiabana do siriri e do cururu, de um resgate cultural que passa de mãe para filho. Vou poder eternizar agora a sede do grupo com a concessão de uso dessa área. Cuiabá é uma cidade que tem uma expressão cultural que pouquíssimas no país possuem e o Flor de Atalaia faz parte disso. Então, a Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para incentivar e valorizar a cultura cuiabana”, destaca o prefeito. 
“Sem dúvida nenhuma, quando você valoriza a cultura local, você tira crianças da rua, crianças que poderiam estar se envolvendo com drogas e outras atividades ilícitas. Então, a cultura ao mesmo tempo que resgata e preserva a nossa história, também traz uma série de outros benefícios e a gestão Emanuel Pinheiro sempre tem primado pela valorização e respeito pela nossa cultura”, acrescenta Stopa. 
O secretário Aluízio Leite também destaca que um dos principais objetivos da gestão Emanuel Pinheiro é valorizar a cultura local. “Há uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos sempre apoiar a cultura local. Exemplo disso, é que em setembro teremos o Festival de Siriri, com investimento de recursos e grande expectativa de público. Então, quero dizer que nós valorizamos todas as atividades culturais e estamos aqui para incentivá-los”, disse Leite. 
Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuita, a conquista do espaço para construção da sede representa a realização de um sonho. “Estamos muito gratos, após cinco anos de luta para a conquista desse espaço. Na nossa comunidade o grupo Flor de Atalaia consegue agregar jovens e crianças em torno da cultura. Por isso, sempre digo que o nosso trabalho é sociocultural. Sou moradora do bairro há mais de 40 anos, vi a comunidade crescer e hoje estou proporcionando que ele tenha um grupo como esse. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa história e dizer que estou muito feliz por finalmente ter chegado esse dia. Como sempre digo, não há vitórias sem lutas”, agradece. 
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, o vereador Marcrean Santos, e representantes da equipe técnica da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 
FLOR DE ATALAIA
O grupo de Siriri Flor de Atalaia nasceu no bairro Parque Atalaia e, com apenas oito anos de existência, vem se consagrando levando a cultura cuiabana em competições por todo o país. Recentemente, o Flor de Atalaia conquistou o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville, na categoria “Danças Populares Brasileiras”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso