conecte-se conosco


Cuiabá

Obra de implantação da rede de drenagem no bairro Parque Amperco já atinge 30%

Publicado

Cuiabá

As obras de implantação da rede de drenagem de águas pluviais que é executada na gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), no bairro Parque Amperco, localizado na Região Oeste de Cuiabá, já ultrapassou, durante pouco mais de 20 dias de trabalho, 30% dos serviços concluídos. Neste momento, as equipes seguem centralizadas na rua Sorriso, promovendo a escavação do solo para a fixação do sistema de tubulação. 

A ação na comunidade prevê, além dos processos de gerenciamento e controle de águas, a instalação de meio-fio e calçadas, entregando à população uma malha viária de qualidade e duradoura. Além disso, 15 bueiros também já foram construídos. 

O secretário de Obras e vice-prefeito, José Roberto Stopa, afirmou que a região receberá 2,5 quilômetros de asfalto novo e mais um quilômetro será recapeado, atendendo mais de dois mil moradores. 

“Nossas equipes estão aqui diariamente. Sabemos que é um trabalho gradativo e a previsão é que sejam concluídos no ano que vem, obra essa viabilizada com o apoio do deputado Emanuelzinho, com a destinação de emendas parlamentares, inaugurando juntamente com a população em grande estilo”, disse Stopa. 

Os investimentos aplicados são de aproximadamente R$ 4 milhões, provenientes da Fonte 100, por meio do programa Minha Rua Asfaltada. Contudo, a meta da Prefeitura de Cuiabá é favorecer toda a localidade até 2024. 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Escola municipal ganha espaço literário organizado com material reciclado

Publicado

Uma iniciativa de incentivo à leitura está mobilizando estudantes, equipe gestora e a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Orzina de Amorim Soares, localizada no bairro Jardim Vitória. A unidade, que atende 665 estudantes, da Pré Escola ao 5º Ano, ganhou um novo espaço literário. Organizada com material reciclado, a sala possui um ‘Cantinho Cuiabano’, com 20 livros de autores mato-grossenses, espaço para contação de histórias e também um teatrinho. Tiodos os materiais utilizados na montagem do espaço foram reaproveitados com moveis e caixas, organizados pelos profissionais da unidade.

O diretor escolar, José Paes explicou que o projeto, conta com o apoio de todos os profissionais e tem como objetivo, despertar nos estudantes, o hábito e o gosto pela da leitura. “As bibliotecas são as principais fontes de conhecimento da humanidade e, esse espaço, dentro da escola, é essencial. A nossa unidade pertence a uma comunidade carente onde a cultura é diversificada, porém o hábito da leitura ainda não faz parte do seu cotidiano. A escola vem fazendo um papel muito importante para o desenvolvimento educacional dessa comunidade. E, é na escola, muitas vezes, que se oportuniza o único contato com a leitura na vida das crianças”, disse José Paes.

A coordenadora pedagógica da EMEB Profª. Orzina de Amorim Soares, Suênia Corrêa da Silva Santos contou que a escola desenvolve vários projetos de leitura. “A ‘Mala Viajante’ disponibiliza livros de literatura infantil periodicamente para que os estudantes leiam em casa com a participação da família. Para atingir esse objetivo, é utilizada uma maleta decorada onde serão colocados os livros previamente escolhidos pelas professoras de acordo com a faixa etária de cada turma. O projeto atende todos os estudantes, da Pré-escola ao Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora pedagógica, Suênia Corrêa da Silva Santos.

Os projetos de leitura são organizados pelos professores das turmas, porém, visando ampliar o acesso à literatura, os profissionais sonhavam com um espaço dedicado aos estudantes. “Esse projeto se tornou possível com o novo espaço literário, um lugar que foi abraçado pela equipe gestora e a comunidade interna da escola com muito carinho e, vem sendo organizado para que as crianças possam interagir e ter um espaço de viagem na literatura, pois é lendo que se aprende a ler e se desenvolve a paixão pela leitura”, contou a técnica de Multimeios Didáticos (TMD), Rosimeire Maria de Amorim.

A professora Maria dos Santos Ribeiro destacou a importância da leitura para a alfabetização dos estudantes. “A ambiência adequada favorece o processo ensino aprendizagem e podemos observar os resultados na sala de aula. As crianças tiveram um ganho na alfabetização com os projetos de incentivo à leitura”, disse ela.

Os estudantes Helena de Amorim Bezerra e João Ricardo Oliveira da Silva disseram adorar o espaço. E, para agradecer, leram poesias e participaram da contação de histórias organizada para comemorar a abertura da sala literária.

 

.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de pauta: Secretaria de Meio Ambiente apresenta o Alvará Automático de Obras a profissionais da construção civil

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), promove na tarde desta segunda-feira (8), a partir das 14h, uma apresentação especial sobre o Alvará Automático de Obras, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

A plataforma digital do Novo Alvará Automático tem como premissa garantir a celeridade e eficiência dos procedimentos pertinentes à administração pública, com auxílio dos meios tecnológicos. A  ferramenta beneficia três tipos de empreendimentos, sendo eles,  construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500m² e a residencial multifamiliar com até cinco (05) unidades autônomas. A licença de permissão para início das obras é emitida em até 24 horas após a compensação dos encargos, conforme as disposições contidas nas leis complementares nº 412/2016 e 478/2020.

A programação abrange desde as atividades teóricas, como por exemplo, palestras voltadas ao público alvo, como técnicos e empresários do ramo da construção civil, mesas redondas e ações práticas.  

Dentre os convidados, estão o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, de  Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Juares Samaniego. A ação conta ainda com a colaboração direta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). 

Serviço: 

Assunto: Apresentação do  Alvará Automático de Obras para profissionais da construção civil 

Data: Segunda-feira (08)

Horário: 14h

Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920  – Cuiabá/MT

Confira o planejamento completo abaixo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso