conecte-se conosco


Cuiabá

Estudantes fazem Caminhada Por Nossas Raízes, no Distrito do Coxipó do Ouro

Publicado

Cuiabá

Na programação da Semana do Meio Ambiente, estudantes e profissionais da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nossa Senhora da Penha de França, localizada no Distrito do Coxipó do Ouro, a 22 quilômetros de Cuiabá, participam nesta sexta-feira (3) e sábado (4), da XIV Caminhada Por Nossas Raízes. O evento, tradicional na localidade, está previsto no Projeto Político Pedagógico da unidade, e tem como objetivo, sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade da preservação do meio ambiente e promover o fortalecimento histórico da localidade, que foi a primeira vila de Cuiabá, chamada Arraial da Forquilha. 

Na caminhada mirim, participaram 150 estudantes da Educação Infantil ao 4º Ano. O percurso, de 2 quilômetros, passou pela histórica Coxipó do Ouro, áreas de nascentes e Rio Coxipó, terminando no espaço histórico da comunidade.

No sábado, a caminhada será na comunidade de São Jerônimo com início às 07:30h com concentração na Associação São Jerônimo. Cerca de 200 estudantes do 5º ao 9º Ano e da Educação de Jovens e Adultos e 30 convidados vão percorrer parte da Trilha do Carretão até a cachoeira do Aricazinho, um percurso de 6 quilômetros.

“Com essa atividade de campo proporcionamos aos nossos estudantes a interação entre a teoria e a prática, sensibilizando as crianças e jovens quanto à preservação ambiental, caminhando por trilhas que são patrimônios da comunidade e apresentando as características do bioma cerrado e a oportunidade de conhecer as marcas do processo de ocupação humana no ambiente onde nasceu Cuiabá e Mato Grosso”, disse o diretor da EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, Ednilson Albino de Carvalho.

Na preparação para o evento, os alunos receberam informações como a manutenção do lugar e de tudo que for encontrado nos locais por onde passarem, como animais, plantas, rochas, frutas e sementes e, não deixar lixo na trilha.

Durante a caminhada, professores e convidados falarão sobre Educação Ambiental no contexto das comunidades do Distrito do Coxipó do Ouro.  

Participam do evento representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, Secretaria de Turismo/Turismo Rural, Doutorandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) na área de Meio Ambiente e Educação do Campo e assessores da Secretaria Municipal de Educação.

Na próxima quarta-feira (8), no encerramento  da Semana do Meio Ambiente, haverá palestra com o ambientalista, Abel Nascimento e plantio de mudas na unidade educacional.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

UBS Parque Ohara funcionará até 18h nesta quinta-feira (18)

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

– A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ohara será fechada às 18h nesta quinta-feira (18) devido à falta de energia elétrica no local, ocasionada pela forte chuva que caiu sob a Capital. 

– Mediante a situação, as vacinas serão encaminhadas para UBS Tijucal, onde o atendimento de imunização poderá ser feito até as 20h e os demais serviços até as 21h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 acontece neste sábado (20)

Publicado

Neste sábado (20),  acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h. Na oportunidade, serão atendidas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto, mas ganha um reforço no atendimento com o “Dia D” para garantir que os pais ou responsáveis que por algum motivo não puderam levar as crianças e adolescentes, consigam ir no sábado (20/08).

Quase todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha na maioria das Unidades Básicas de Saúde. São elas:  Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Na UBS Jardim Vitória 1 serão aplicadas apenas as vacinas Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP) e Covid pediátrica. E na UBS Umuarama/3 Barras, Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP), Rotavírus, Influenza e Covid. Somente na UBS Ana Poupina não haverá vacinação, porque o local não possui sala de vacinação.

“A conscientização dos pais ou responsáveis, segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, é necessária para que o objetivo da Campanha seja atingido”. No caso, a meta é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%  para a vacina poliomielite,  na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso