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Qualifica Cuiabá promove inclusão e gera oportunidade de emprego para mais 400 alunos

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“Fiz o curso de operador de empilhadeira e fui o primeiro aluno surdo. Não foi uma tarefa fácil, mas eu aprendi”,  relatou o aluno Jonnes Souza, durante a cerimônia de entrega de mais de 400 certificados da terceira edição do Qualifica Cuiabá, um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Industrial.

Idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Qualifica Cuiabá conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher. O programa já atendeu mais de 5.760 pessoas, em cinco anos, e tem como objetivo chegar a 10 mil qualificados até o final de 2024. 

Apenas no primeiro semestre de 2022, o Qualifica Cuiabá já entregou mais de 1.800 certificados de qualificação em cursos de diferentes áreas ofertados pelo SENAI. “Esse é um momento muito importante, hoje foram mais de 400 pessoas qualificadas em diversas áreas, que geram a oportunidade de emprego e renda para os alunos certificados. Então, esse é um trabalho muito importante realizado pela gestão Emanuel Pinheiro juntamente com o SENAI, uma parceria que deu certo para que possamos ajudar e cuidar dessas pessoas que buscam se qualificar”, destaca a primeira-dama.

“São cursos de qualificação em áreas profissionalizantes que vão ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho aqui da região e que, graças ao programa Qualifica em parceria com o SENAI, a gente oferta cursos em que a partir do momento que se entrega o certificado, se abre as portas para que o máximo de pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”, acrescenta o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O gerente do SENAI Distrito, Weslley Teixeira, explica que na unidade são ofertados mais de dez cursos profissionalizantes que contemplam áreas como operador de empilhadeira, eletricista industrial, soldador e assistente administrativo, que podem atender as demandas ofertadas por empresas instaladas no Distrito Industrial.

“Essa parceria deu muito certo porque a baixada cuiabana necessita de capacitação. Grandes empresas aqui do polo industrial precisam de mão de obra qualificada para melhorar a produção, para ter o melhor engajamento dos trabalhadores dentro da própria empresa e também para fomentar a economia. Então, fizemos dentro do Qualifica os cursos focados na demanda das indústrias locais, por isso, temos um sucesso de empregabilidade. É por isso que essa parceria é de extrema importância e tem dado super certo”, pontua o gerente.

Para o aluno Jonnes Souza, que é deficiente auditivo, o Qualifica Cuiabá além de gerar oportunidade de emprego, também é uma ferramenta de inclusão social.  “Fiz o curso de operador de empilhadeira do Senai e fui o primeiro aluno surdo, não foi uma tarefa fácil. Mas, o professor sempre foi muito paciente comigo e meus colegas compartilhavam as coisas comigo. Eu sentia que seria na prática mesmo que aprenderia. Foi difícil, mas eu aprendi. Quando chegamos na parte prática senti um pouco de medo no início, mas eu aprendi. Foi muito bom, fui o primeiro surdo. A divulgação desse projeto é muito importante para que mais pessoas surdas possam aprender e ter oportunidade de conseguir um bom emprego”, disse o aluno durante seu discurso com tradução simultânea de uma interprete.

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Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

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A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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Procon Cuiabá orienta consumidores na compra dos presentes para o Dia dos Pais

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Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (14), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Cuiabá, orienta a população quanto aos cuidados na hora da compra dos presentes. Por ser uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, uma das orientações é que as compras sejam feitas com antecedência. 

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, recomenda todo cuidado e atenção por parte dos consumidores para que não sejam enganados e tenham complicações posteriores.  

“Realizar a pesquisa de preços também é uma boa pedida, pois a maioria das empresas aproveitam a data para aumentar as vendas. Então, se procurar bem, é possível pagar bem mais barato pelo mesmo produto. Também é importante exigir a nota fiscal, pois em caso de necessidade de troca ou algum problema com o produto, ela é um item fundamental para garantir o direito do consumidor. Sem isso, fica mais complicada a negociação com o fornecedor”, esclarece o secretário-adjunto. 

Em caso de compras feitas pela internet, Genilto lembra que o consumidor deve ficar atento quanto às condições de pagamento, valor do frete e prazos de entrega. São informações que devem ser bem esclarecidas e é dever do fornecedor cumpri-las. “Recomenda-se que o consumidor guarde todos os documentos que comprovem a compra, como extrato do pedido, print de telas em que constem esses dados, informações sobre a empresa, qual a política de atendimento ao cliente, quais são os canais de contato, verificar se a empresa efetua trocas etc. são atitudes simples que podem ajudar e evitar problemas futuros”, acrescentou.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de arrependimento no caso de compras online. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito a se arrepender da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Pode formalizar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que utilizou para a contratação, ou por qualquer outro meio disponibilizado, e solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.

“A orientação é para que antes de procurar o Procon, em casos de problemas, o cidadão contate o gerente do local para tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não conseguir, aí sim pode nos procurar registrando a denúncia que tomaremos as medidas cabíveis”, finalizou.

Serviço

Para facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo Procon, ferramentas digitais foram disponibilizadas como o Whatsapp (65) 3641-6400, e-mail- [email protected] e o aplicativo “Procon Cuiabá”, disponível nas versões para Android ou IOS para tratativas de denúncias e reclamações.

Após o recebimento da demanda, inicia o atendimento mediante o contato com a empresa para tentar solucionar o problema do consumidor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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