conecte-se conosco


Cuiabá

Evento de alusão do Dia Nacional da Luta Antimanicomial chama atenção para conscientização popular

Publicado

Cuiabá

O evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, promovido durante a manhã desta quarta-feira (18), na Praça 8 de Abril, na Capital, foi um sucesso e teve como objetivo primordial chamar a atenção da sociedade cuiabana sobre a importância da conscientização popular em torno do tema. Diversos serviços foram oferecidos, como palestras orientativas por meio do Consultório de Rua, com aferição de pressão arterial e glicemia, bem como exposição de produtos artesanais produzidos pelos assistidos do Sistema Único de Saúde (SUS), aberto ao público em geral. 

A coordenadora técnica de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Darci Bezerra, classificou o evento como ‘portas abertas’, trazendo à tona os tratamentos preventivos e acolhedores concedidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CPAS) da cidade, a todas as faixas etárias, desde crianças, até idosos. 

“Esse é um movimento que realizamos todos os anos e buscamos nos superar em cada um deles. Convidamos e trazemos até a comunidade os serviços, trabalhadores, familiares e residentes terapêuticos, os quais o Município cuida. É um momento de fazer integrações, divulgar e publicizar os serviços de saúde mental e o acesso também, reivindicando e ouvindo as melhorias que precisam ser feitas na rede de saúde municipal. Nós, enquanto trabalhadores, estamos atuando para o fortalecimento e ampliação para todos os cuiabanos”, declarou. 

Aproximadamente 58 pacientes em fase de tratamento vivem atualmente sob a tutela da Prefeitura de Cuiabá, os Residentes Terapêuticos, divididos em seis grupos, todos geridos pela gestora geral, Deisa Prado. Segundo ela, há motivos para se comemorar, por meio da evolução do quadro clínico de alguns deles, possibilitando, principalmente, o retorno ao seio familiar. “Temos pessoas que moram sozinhas, trabalham e sustentam suas casas, já estão em fase avançada de seus protocolos, graças a esse trabalho. É essencial para nós que a população tenha conhecimento da existência deles, facilitando a inclusão social”, frisou. 

Um dos usuários, Valdeir dos Reis, relatou que sua vida mudou, em todos os aspectos, desde que deu entrada na rede municipal de saúde. Atualmente ele confecciona bolsas e tapetes de crochê para vender, motivo este que tem auxiliado de forma positiva em sua recuperação. “Eu gosto das cuidadoras, elas são como mães para mim, cuidam com todo amor e me ajudam na produção dos acessórios. Esta é uma nova chance que estou tendo. Estou muito feliz”, finalizou. 

O movimento ocorreu durante todo o período matutino e, de acordo com os organizadores, uma média de 150 pessoas compareceram ao local. Estiveram presentes, a presidente do CAPS Adolescer, Rosilei de Capillé e a ativista da causa, a psicóloga Maria Aparecida Fernandes. 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes do CMEI Serginho visitam o Cine Teatro e assistem sessão de cinema

Publicado

Estudantes das etapas de Creche, Pré-Escola e Jardim 2, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, participaram nesta terça-feira (16) de uma atividade especial, o Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de mil estudantes de 10 unidades educacionais da rede pública municipal ao teatro.

Os aproximadamente 140 estudantes do CMEI Serginho visitaram o prédio histórico e assistiram ao filme ‘Viva, A Vida é uma Festa’ que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova sua escolha. Determinado a virar o jogo, ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A diretora do CMEI Serginho, Rosângela de Jesus Souza Pereira, agradeceu a gestão Emanuel Pinheiro que sempre busca parcerias que proporcionam vivências significativas às crianças. “A ideia é, a partir de momentos lúdicos, proporcionar aprendizagens sobre temas relevantes para os estudantes como importância da infância, da memória, determinação e coragem”, destacou a diretora escolar.

O Projeto teve início em maio e deve acontecer até o mês de outubro. Em sessões realizadas no primeiro semestre foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário! Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão; o Touro Ferdinando. Neste segundo semestre serão exibidos filmes como Canhain; Sonic: o filme; Trolls 2; Soul, Uma Aventura com Alma; Raya e o Último Dragão; Encanto; Luca, entre outros.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais sobre esse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

O coordenador de Eventos do Cine Teatro Cuiabá, Matheus de Luca, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para o Projeto Escola Vai Ao Cinema. Graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, muitas crianças, jovens e adolescentes estão indo pela primeira vez a uma sala de cinema e conhecendo um patrimônio que fez parte da história de muitos cuiabanos: O Cine Teatro Cuiabá”, salientou o coordenador.

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

As próximas unidades a participar neste mês de agosto serão as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos (23) e Moacyr Gratidiano Dorileo (30).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para os cargos de Professor e TDI

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quarta-feira (17) os editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva da Secretaria Municipal de Educação, nos cargos de Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI).  

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na quinta-feira (18), às 14h, conforme definido nos editais, para entrega de documentos e atribuição.

Os convocados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

O edital de convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 004/2021/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 2.282, páginas 218 a 230, de 16/10/2021, para o ano letivo de 2022.

O certame realizado, em 2021, ofertou 1.605 vagas de níveis médio e superior, visando o ano letivo de 2022.

Até o momento, em 39 convocações, já foram chamados 2.435 candidatos.  

SERVIÇO:

Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva

Dia: quinta-feira (18)

Hora: 14h

Cargos: Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso