conecte-se conosco


Cuiabá

Qualifica Cuiabá: Formação profissional e atua com foco na igualdade de gênero

Publicado

Cuiabá

Empoderar e oferecer oportunidade de autonomia financeira. Em 2018, o Qualifica nasceu com esses objetivos. De lá pra cá, mais de 3 mil mulheres foram qualificadas para o mercado de trabalho. Este ano, o programa já entregou o certificado para 1.860 alunos em 33 cursos.

E pela segunda vez,  Doralice de Brito, recebeu o certificado de conclusão do curso de costura. Ela relembra que a paixão pela costura começou na época da pandemia, onde ficou sabendo que o Senai, estaria recrutando voluntários que tivessem o interesse de fabricar máscaras.

“Hoje vejo o quanto o Qualifica muda a vida das pessoas, foi depois do curso que comecei a trabalhar nesta área da costura e já faço pijamas pra vender e reformas. Já estou conseguindo tirar um dinheiro”, ressalta

Doralice ainda pontua o quão importante é fazer um curso e se qualificar, principalmente para as mulheres.

“Nós mulheres precisamos ter sua independência financeira e conquistar nosso espaço no mercado de trabalho para poder tocar a vida sem depender do companheiro”, reforça.

Empreender era o desejo da Anadir de Souza Soares, de 38 anos, que se formou no curso de Confeitaria, e já começou a transformar o sonho em realidade conquistando sua independência financeira. 

“Foi uma grande oportunidade, tanto para mim como para várias pessoas que participaram do projeto também. Antes eu era cabeleireira e hoje realizei o sonho de me qualificar na confeitaria. Recomendo para outras pessoas, pois nós mulheres precisamos muito disso, ter uma profissão, se sentir mais úteis, independentes. Eu mesma ficava muito em casa e queria muito fazer algo novo e tive a oportunidade e graças a Deus estou aqui”, agradeceu.

O Qualifica Cuiabá tem como público alvo pessoas de baixa renda com oportunidades de cursos profissionalizantes e é conduzido pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Mulher e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai.

Segundo Eva Maria, o desejo de incluir as pessoas com deficiência auditiva, despertou nela o interesse pelas libras. Ela relembra que quando começou a fazer o curso se apaixonou, principalmente por poder incluir essas pessoas no dia-a-dia.

“No começo por conhecer muitas pessoas surdas eu optei em fazer o curso de Libras apenas pela interação com próximo, porém eu fiz o curso para iniciantes e agora intermediário e as coisas foram mudando. Hoje com o anúncio da primeira-dama para o curso de libras avançado, já consigo pensar que no futuro eu possa me tornar intérprete”, afirma.

De acordo com a Secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, o programa Qualifica, acumula resultados positivos. Além da profissionalização também é envolvido o empoderamento dessas mulheres por meio do processo de desenvolvimento pessoal e profissional, de autoconfiança e elevação da autoestima. Ela destaca que geralmente nos encerramentos de cursos, nas diversas áreas, as mulheres sempre têm relatos positivos.

“Elas se sentem mais seguras, mais encorajadas para ocupar o seu lugar na sociedade e buscar as oportunidades no mercado de trabalho. É uma formação profissional que vai além da qualificação e oportuniza cidadania com foco na igualdade de gênero”, pontua

Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, idealizadora do programa Qualifica, quando as mulheres se empoderam através do empreendedorismo, círculos viciosos ruins e machistas são quebrados, dando poder de escolha para elas decidirem que rumo seguir em suas vidas.

“As mulheres encontram no empreendedorismo uma forma de empoderamento, e estar à frente de cargos de liderança é um passo importante para a diminuição da desigualdade. No entanto, sabemos que se manter em um mercado competitivo e desafiador exige planejamento, tempo e recursos financeiros. Por isso, é fundamental que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares, se depender desta gestão humanizada, cada vez mais mulheres irão conseguir sair do ciclo de violência e se capacitarem”, afirma.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicado

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Publicado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso