Direto de Brasília
Município de Angélica elegerá prefeito e vice-prefeito neste domingo
Direto de Brasília


O município de Angélica, no Mato Grosso do Sul, escolherá hoje (15) quem será o prefeito e o vice-prefeito da cidade até o final de 2024, de forma a complementar o mandato impugnado de João Cassuci (PDT), eleito em 2020 com registro de chapa sub judice. O pleito eleitoral será das 7h às 17h.
A expectativa é de que cerca de 8,6 mil pessoas participem da eleição suplementar nas 29 seções eleitorais espalhadas em cinco locais de votação. Quatro candidatos concorrem à prefeitura.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), serão utilizadas 38 urnas, sendo dez delas de contingência, caso se façam necessárias substituições do equipamento.
Foram escaladas cerca de 300 pessoas, entre servidores, colaboradores, auxiliares, mesários e policiais civis e militares, para ajudar na realização do pleito, além do juiz e do representante do Ministério Público Eleitoral.
Atualmente, o cargo de prefeito tem sido exercido pelo presidente da Câmara Municipal de Angélica, Almir Fagundes.
Edição: Lílian Beraldo




Direto de Brasília
Datafolha: Lula lidera com 47%; Bolsonaro avança e tem 32%




A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida pela Presidência com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 32%.
O levantamento atual demonstra que Bolsonaro está diminuindo a diferença com Lula para 15 pontos. Em maio, a distância era de 21 pontos e, em julho, de 18.
Na pesquisa divulgada no dia 28 de julho , Lula também aparecia com 47% das intenções de voto, assim como no levantamento de 23 junho. Bolsonaro tinha 29%.
O terceiro colocado na disputa, Ciro Gomes (PDT), aparece com 7% dos votos, diminuindo em relação à última pesquisa. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2%.
O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09404/2022. A margem de erro do levantamento feito nesta terça (16) até esta quinta-feira (18), é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Direto de Brasília
Conflito entre Bolsonaro e youtuber repercute internacionalmente




A confusão entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e um youtuber na manhã desta quinta-feira, em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, repercutiu na imprensa internacional. A mídia estrangeira noticiou que o mandatário foi chamado de “tchutchuca do Centrão” e tentou agarrar a camisa e tirar o celular do influencer Wilker Leão.
O youtuber questionava medidas tomadas por Bolsonaro, quando foi confrontado pelo presidente. Antes do embate, Wilker já havia sido derrubado no chão por apoiadores do presidente. A confusão foi registrada pelo portal G1.
A agência de notícias “Bloomberg” noticiou que Bolsonaro tentou agarrar de forma rude o aparelho usado por Leão para fazer uma live. “Imagens de vídeo (…) mostram o presidente saindo de seu carro e atacando o homem que estava segurando seu telefone, aparentemente para gravar um vídeo, enquanto insultava o líder”, diz o texto.
A Associated Press (AP) informou que Bolsonaro “lutou brevemente com um desordeiro e tentou tomar seu telefone”. A publicação destacou que o incidente ocorreu no terceiro dia da corrida presidencial e mostra “possíveis desafios para o líder, às vezes irascível, de manter-se disciplinado na campanha”.
A reportagem da AP foi reproduzida em jornais como o americano “The Washington Post” e o britânico “The Independent”, e também pela rede de televisão “ABC”, uma das mais populares dos Estados Unidos.
Em Portugal, o “Diário de Notícias” destacou que Bolsonaro foi chamado de “tchutchuca do Centrão”. A publicação explicou para o leitor português o que a expressão quer dizer:
“Termo retirado de uma música da banda funk Bonde do Tigrão, significa ‘mulher submissa’ e ‘centrão’, o conjunto de parlamentares assumidamente clientelistas a quem o presidente supostamente se rendeu de forma a se precaver de eventual impeachment”, diz o “Diário de Notícias”.
O site argentino “Infobae” afirmou que o presidente brasileiro “protagonizou um episódio polêmico”, no qual “acabou brigando com o jovem, agarrando sua camisa, depois de usar o braço para tentar segurá-lo”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política