conecte-se conosco


Carros

Piloto conta o que está por trás de um caminhão que passa dos 240 km/h

Publicado

Carros

source
Os caminhões da Copa Truck são tão velozes quanto enormes. E tão brutos quanto precisos nas curvas
Guilherme Menezes/ iG Carros

Os caminhões da Copa Truck são tão velozes quanto enormes. E tão brutos quanto precisos nas curvas

Se o universo dos carros de corrida já é bem diferente dos carros de rua, imagina quando falamos dos caminhões de corrida. No mesmo dia em que fomos para o Autódromo de Interlagos (SP) — a convite da equipe Mercedes-Benz — pudemos não só dar uma volta no passageiro do caminhão da Copa Truck, como também analisar de perto como são esses veículos e os bastidores da categoria.

Em relação ao caminhão comum, a cabine é rebaixada, são colocados santantônios, bancos e cintos de corrida, o trem de força é realocado para a traseira e o eixo cardã é aliviado, bem como a potência e o torque são dobrados de 500 cv e 250 kgfm para mais de 1000 cv e 500 kgfm, com um turbocompressor imenso que gera mais de 3 bar de pressão, até os 3000 rpm. O resultado são mais de 240 km/h nas retas de Interlagos.

Para gerir tudo isso, encontramos complexos sistemas de refrigeração de freios, uma estrutura para lá de robusta e inúmeros itens de segurança. Quem nos detalha esses e outros aspectos, no nosso podcast de hoje, é o piloto Roberval Andrade , caminhoneiro e piloto da Truck há mais de 20 anos. Ouça a entrevista na íntegra a seguir.


“A evolução dos caminhões desde os anos 2000 é notória. Em 2002 tinha 750 cv. O Mercedes de lá para cá evoluiu com a chegada da era eletrônica. Regulamento, estrutura, leveza dos chassis, potência e dinâmica melhoraram muito”, afirma o piloto.

Bastante curioso como um caminhão de corrida se diferencia dos caminhões de rua. Roberval diz que “os caminhões de rua são mais altos, mais macios e mais pesados. Ao contrário do caminhão Truck, que é rígido, tem um metro a menos de altura, 2 metros a menos de comprimento, teve muitos dos equipamentos retirados, passa a oferecer um novo conjunto de freios, com sistemas de irrigação com água e muito mais”.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
publicidade

Carros

Hyundai inicia período de pré-venda do novo sedã HB20S da linha 2023

Publicado


Linha 2023 do Hyundai HB20S ganha linhas mais arrojadas, mas mantém o mesmo conjunto mecânico
Divulgação

Linha 2023 do Hyundai HB20S ganha linhas mais arrojadas, mas mantém o mesmo conjunto mecânico

A Hyundai anuncia as vendas do HB20S, que já pode ser reservado com preços que vão de R$ 85.890 até R$ 120.990, dependendo da versão e configuração. Vale lembrar que a marca havia dito que o carro chegaria às lojas em setembro, mas acabou adiantando a estreia do modelo nas lojas.

O sedã segue o mesmo visual adotado no HB20 que estreou em julho, com destaque para a grade dividida e adoção de luzes diurnas de LED, na traseira, o destaque ficou por conta das lanternas unidas por uma faixa, a exemplo do hatch, porém, como novo desenho no sedã. Igualmente no hatch, a versão topo de linha Platinum Plus, ganhou projetores elípticos em seus faróis.

Outra mudança é o desenho das rodas que passaram a ter novo aro: 16 polegadas ante os 15 do modelo anterior e que “casa” com o conjunto estético mais “musculoso”.  São 60 mm a mais, totalizando 4,32 m, sendo 50 mm no balanço dianteiro e 15 mm no traseiro.

Por dentro, a novidade ficou por conta de novas cores e padronagem dos bancos além do painel de instrumentos digital e com computador de bordo de 4,2’’ personalizável com até três cores de fundo. O ar-condicionado é digital e na versão Platinum Plus passou a ser automático. Outro recurso reservado à topo de linha está o sistema de partida remota.

O sedã conta com vasta lista de equipamentos de série como piloto automático com controle de cruzeiro e limitador de velocidade, assistente de permanência de faixa e de ponto cego, seis airbags, controle de estabilidade e tração, entre outros itens. A novidade é o sistema de saída segura , que avisa quando a porta é aberta e outro carro se aproxima por trás. 

Fora isso, a Limited passa a contar com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e faróis com acendimento automático. A Platinum painel de instrumentos digital, chave presencial, partida por botão, partida remota por meio da chave e retrovisores com rebatimento elétrico.

A versão topo de linha Platinum Plus recebe carregador sem fio para smartphone, assistente de tráfego cruzado traseiro, start-stop, frenagem automático de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego.

A linha 2023 seguirá com duas opções de motor: 1.0 Kappa aspirado de três cilindros, com 80 cv e 10,2 kgfm e câmbio manual de 5 marchas (Comfort e Limited) e 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm e transmissão automática de seis velocidades (Comfort, Platinum e Platinum Plus).

Confira abaixo os preços de cada versão da linha 2023 do HB20S.

Comfort 1.0 MT5 – R$ 85.890

Limited 1.0 MT5 – R$ 91.390

Comfort 1.0 Turbo AT6  – R$ 105.290

Platinum 1.0 Turbo AT6 – R$ 111.790

Platinum Plus 1.0 Turbo AT6 – R$ 120.990

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Pesquisa revela que 96% dos motoristas de app usariam carro elétrico

Publicado

O motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível leva vantagem com carro elétrico
Reprodução

O motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível leva vantagem com carro elétrico

Uma pesquisa realizada pela startup de transporte compartilhado Letz, ouviu cerca de 1000 motoristas de aplicativo e constatou que 96% dos motoristas de aplicativos possuem interesse em carros elétricos para fugir dos altos preços dos combustíveis.

Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados disseram que seus gastos semanais com combustível ficam entre R$ 500 e R$ 1 mil, enquanto para 8,7% precisam desembolsar mais de R$ 1 mil semanalmente.

“Um dos principais motivos para a pessoa pensar em alugar um carro elétrico é o gasto com combustível. Constatamos que mais da metade dos respondentes gasta mais de R$ 500 com combustível por semana, e só 7,2% gastam até R$ 200, percentual que deve ser composto por pessoas que não trabalham só com transporte por aplicativo.” Declarou Felipe Wasserman, CMO da Letz. “O quanto o gasto com o combustível afeta a renda mensal está diretamente associado ao interesse por carros elétricos , especialmente quando o respondente faz do app a sua principal fonte de renda”, detalha Felipe Wasserman, CMO da Letz.

A pesquisa ainda apurou o quanto os motoristas estariam dispostos a pagar pelo aluguel de um carro elétrico, e 36,1% se mostraram dispostos a pagar entre R$ 800 e R$ 1000.

“O motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível acaba tendo um lucro maior ao substituir o carro a combustão por um carro elétrico, mesmo tendo de pagar um valor um pouco maior na locação, por isso, estamos observando esse movimento cada vez maior entre os nossos motoristas parceiros”, revela o CMO.

Ainda segundo o executivo, o aluguel de um carro a combustão custa R$700 por semana, enquanto um modelo elétrico sobe para até R$1.400.

Quanto maior o gasto com combustível mais interessante fica a questão dos carros elétricos
Divulgação

Quanto maior o gasto com combustível mais interessante fica a questão dos carros elétricos

Wasserman afirma que para ser lucrativo para o motorista de aplicativo , é necessário rodar cerca de 800 km por semana, ou 5.000 km mensais, e neste sentido, o carro elétrico e até mesmo um híbrido auxiliaria em custos menores com combustível.

Segundo a pesquisa, 89,8% dos entrevistados tem como sua única fonte de renda os aplicativos de transporte compartilhado , enquanto outros 10,2% possuem trabalho fixo e dirigem para os aplicativos após o expediente para fazer uma renda extra.

“Nós desejamos ser uma alternativa viável à pessoa interessada em aumentar a sua renda ao trabalhar por meio de aplicativo de transporte. Pretendemos ter apenas carros elétricos até 2030, e acreditamos que serão os motoristas de aplicativos que irão democratizar o uso de carros elétricos no país, e no nosso dia a dia.”, analisa o CMO da Letz.

A Letz é uma solução de mobilidade voltada pra trabalhadores, e afirma que seus usuários economizam 1h, se comparado ao tempo que gastariam para se deslocar ao trabalho em transporte público.

A empresa visa oferecer um transporte seguro e confortável para os trabalhadores de São Paulo e cidades próximas, fazendo seus usuários chegarem mais descansados para trabalhar e consequentemente aumentando sua produtividade.

Ao mesmo tempo, a Letz proporciona uma nova oportunidade de renda para motoristas que trabalham com aplicativo, através de uma plataforma exclusiva.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso