conecte-se conosco


Trânsito

Detran-MT realiza diversas ações de sensibilização no Estado para redução de acidentes

Publicado

Mato Grosso

Ao longo desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas, realizou diversas ações educativas com funcionários de empresa de transporte de cargas, revendedora de veículos, estudantes do ensino médio, universitários e também em bares e avenidas de Cuiabá buscando uma reflexão dos cidadãos e condutores sobre atitudes mais seguras no trânsito. As ações integram a programação da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso.

“Foi uma semana muito produtiva para a campanha. Realizamos 12 ações contemplando 1.400 atendimentos diretos. Este ano retomamos as ações presenciais com integração das demais instituições, o que contribuiu para ações externas de forma coesa e eficaz. As palestras também foram muito expressivas a todos os seguimentos, que ficaram satisfeitos com o resultado”, ressaltou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Na palestra ofertada a cerca de 250 alunos do ensino médio da Escola Sesi Porto, em Cuiabá, foram repassadas informações sobre legislação de trânsito e orientações aos jovens sobre comportamentos mais seguro no trânsito, como o uso do cinto de segurança, atravessar a via na faixa de pedestre, uso de capacete apropriado ao pedalar, entre outras orientações.

“Ano que vem vou começar a fazer aulas para tirar minha habilitação e achei interessante já termos uma noção do que é trânsito, legislações, para sabermos o que é certo, o que é errado e andar de forma correta e sem causar mais acidentes”, relatou a estudante do 3º ano do ensino médio, Juliana Winck, sobre a palestra educativa.

Também foram realizadas blitzes educativas (pit stop) em duas das principais avenidas de grande fluxo em Cuiabá – avenida Historiador Rubens de Mendonça e Getúlio Vargas. As ações foram realizadas de forma integrada entre o Detran, Secretaria de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Foram abordados os condutores de veículos, motociclistas, pedestres para a sensibilização da temática segurança viária, foco da campanha Maio Amarelo 2022.

Na quarta-feira (11), o tema álcool e direção foi abordado com 200 universitários da Faculdade de Tecnologia Senai (Fatec). Na dinâmica realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, os acadêmicos puderam conhecer e realizar o teste com etilômetro. Além disso, puderam entender melhor sobre os efeitos que o álcool pode causar no organismo, principalmente quando associado a direção veicular.

Em sua palestra, a psicóloga Flávia Brum, da gerência de prevenção ao uso de drogas da Sesp-MT, explicou sobre os prejuízos que a ingestão de bebida alcoólica causa no organismo e principalmente quando associada a direção. “A ingestão da bebida alcoolica é capaz de alterar os reflexos, pode causar perda da memória e outros prejuízos imensos a saúde”, falou.

Na quinta-feira (12) foram realizadas palestras educativas na empresa de transporte Carvalima, no grupo Votorantim e para colaboradores da Universidade de Várzea Grande (Univag). Foram abordados temas como condições adversas ao condutor, bebida e direção, legislação e atitudes mais seguras no trânsito.

Interior do Estado

As ações do Maio Amarelo também estão sendo realizadas em municípios do interior do Estado. Em Sorriso, a 37ª Ciretran realizou, no dia 11 de maio, uma palestra educativa para 12 colaboradores de uma revendedora de motocicletas da cidade.

Conforme o chefe da 37ª Ciretran, Edson Carlos de Carvalho, foi promovido um bate papo abordando temas como segurança no trânsito, legislação, além de tirar dúvidas das pessoas sobre trânsito.

A 20ª Ciretran de Alta Floresta em parceria com a Prefeitura local e Polícia Militar, realizou uma blitz educativa em uma das principais avenidas no centro da cidade com distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, buscando reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais.

Em Mirassol D’Oeste, os servidores da 26ª Ciretran e policiais militares do município receberam instrução de atualização aos servidores públicos no exercício da fiscalização de trânsito. A capacitação ocorreu na Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste.

E as ações continuam. Nesta sexta-feira (13.05), a partir das 20 horas, será realizada mais uma abordagem educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá para sensibilizar condutores sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica e direção.

Campanha Maio Amarelo

Este ano a campanha mundial Maio Amarelo traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para discutir o tema e reforçar a importância que todos os motoristas, pedestres, ciclistas, devem ter para um trânsito mais seguro e consequentemente a redução de acidentes.

Ao longo do mês de maio, o Detran-MT em parceria com instituições ligadas ao trânsito irá realizar diversas ações educativas chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando uma reflexão sobre atitudes mais seguras no trânsito.

As atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT e demais instituições como Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições que atuam no trânsito.

Confira a programação em Mato Grosso:

Dia 13/05 – 20h- Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá

Dia 16/05 – 7h -Abordagem educativa no posto Aldo com apoio do Sest Senat

Dia 17/05- 7h – Palestra educativa no grupo Petrópolis

Às 19h30 –  Pit Stop na avenida da FEB, em Várzea Grande

Dia 18/05 – 14h- Palestra educativa no grupo Mônaco, em Cuiabá

Dia 19/05 – 19h30 – Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá/ Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran – Regional Centro Oeste)

Dia 20/05 – Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran – Regional Centro Oeste)

De 23 a 27/05 – Festival de Trânsito – etapa Aricá Mirim Campo Verde – PRF

Dia 23/05 – Encontro de pedais – na Arena Pantanal, em Cuiabá, com Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

Dia 24/05 – 16h – Pit stop na avenida 15 de novembro, em Cuiabá

Dia 25/05 – Palestra educativa para alunos do ensino médio da Escola Tiradentes, em Cuiabá

Dia 26/05 – 7h – Palestra no Centro Municipal de Educação Infantil Wilson Sodré, Várzea Grande

Dia 27/05 – Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Várzea Grande

Dia 29/05 – Caminhada Maio Amarelo (a confirmar)

Dia 30/05 – 7h – Palestra para alunos do ensino fundamental da Escola Juvenilha Monteiro, em Várzea Grande

Dia 31/05 – Encerramento da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Secel realiza roda de conversa sobre economia criativa para pessoas trans

Publicado

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), realiza nesta sexta-feira (27.05) uma roda de conversa com o tema “Economia criativa para pessoas trans”. O evento será no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, às 19h.

A roda de conversa conta com a participação do secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, e da superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura.

“Vamos falar um pouco sobre como empreender, transformar a atividade cultural e artística em negócio, sobre sustentabilidade e gestão. Além disso, iremos falar sobre o que é economia criativa, quais caminhos possíveis, e um pouco sobre a nossa atuação”, destaca Keiko.

Jan Moura ressalta a importância de pensar desenvolvimento sociocultural de forma abrangente. Segundo o gestor, é preciso compreender que a sociedade é feita de múltiplas possibilidades de existência, e que dentro desta multiplicidade existe uma camada historicamente invisibilizada e excluída dos processos básicos de direitos.

“Para transformar a realidade da população trans e entregar a estas pessoas a oportunidade de sair da vulnerabilidade social que estão, é preciso pensar o direito ao nome e ao gênero que se identifica, acesso à educação, à saúde, à profissionalização e alternativas para a geração de renda. A economia criativa, enquanto segmento econômico é um caminho possível e que pode girar a chave da falta de acesso e de oportunidades. E é sobre isso que queremos conversar”, diz Jan.

Respeito à dignidade da pessoa humana

A Secel também está apoiando o 1º Mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans de Mato Grosso. A ação ocorre no sábado (28.05), das 08h às 16h, também no Centro Cultural Casa das Pretas.

Serão ofertados os serviços de alteração do prenome nos documentos, alteração dos indicativos de gênero (filho, júnior, neto), alteração do gênero na certidão de nascimento, e assistência jurídica gratuita.

O mutirão é realizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT) em conjunto com o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e Coletivo Negro Universitário campus Cuiabá (CNU).

Desde 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os transgêneros podem fazer a troca de nome e gênero em sua documentação sem a necessidade de uma ação judicial. Também não é necessário ter feito cirurgia de redesignação sexual ou tratamentos hormonais.

Serviço

Roda de Conversa “Economia Criativa para pessoas trans”

Quando: 27 de maio de 2022, às 19h

Onde: Centro Cultural Casa das Pretas / Praça Conde de Azambuja, 25. Praça da Mandioca, Centro Histórico, Cuiabá

1º Mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans de Mato Grosso

Quando: 28 de maio de 2022, das 8h às 16h

Onde: Centro Cultural Casa das Pretas / Praça Conde de Azambuja, 25. Praça da Mandioca, Centro Histórico, Cuiabá

Informações: (65) 99900-6879 – Imune-MT

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seis pessoas são presas pela Polícia Militar durante operação em Alto Paraguai

Publicado

Seis pessoas foram presas pela Polícia Militar durante a operação Médio Norte Seguro deflagrada, nesta quinta-feira (26.05), na cidade de Alto Paraguai. Na ação de trabalho ostensivo, foram apreendidas armas de fogo, munições e porções de entorpecentes.

A operação foi desencadeada pelo 14º Comando Regional, por meio da Agência Regional de Inteligência. As equipes policiais realizaram diligências em residências e comércios monitorados e denunciados por diversos crimes, em busca de realizar a prisão de suspeitos e apreensão de materiais ilícitos, no combate à criminalidade no município de Alto Paraguai.

Foram realizadas a apreensão de três armas de fogo, assim como 68 munições de calibres 556, 762, 22 e 38. Além disso, seis porções de substâncias análogas a maconha, balanças de precisão, cadernos de anotações e 23 celulares, também foram apreendidas na ação policial.

Em uma das residências onde ocorreram a busca aos suspeitos, foi localizado um cadáver humano em avançado estado de decomposição, que não pode ser identificado no momento. Equipes da Polícia Judiciária Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) prestaram apoio para as demais providências cabíveis da situação.

A operação Médio Norte Seguro também contou com o reforço policial das unidades especializadas do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Cavalaria e Força Tática do 14º CR.

 
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso