conecte-se conosco


Cuiabá

Emanuel solicita que ministros e técnicos do TCU realizem inspeção in loco nas obras do VLT

Publicado

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de inspeção in loco do órgão de controle nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que estão paralisadas na Capital e em Várzea Grande. O procedimento foi oficializado por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a vistoria presencial de ministros e técnicos do TCU é de suma importância para que vejam os impactos causados nas duas cidades com a não continuidade das obras. De acordo com a PGM, a solicitação foi protocolada na tarde desta terça-feira (10) e, agora, o Município aguarda a análise do Tribunal para que a data da atividade seja marcada.

“Com isso, vamos acabar com esses argumentos utilizados por aqueles que querem tapar o sol com a peneira. Quando os ministros e técnicos verem os canteiros arrebentados, os trilhos largados, a central de operações que é gigante, os 34 vagões abandonados junto com os milhões de equipamentos, tenho certeza que vão dar razão ao que era um grito vazio no deserto do prefeito de Cuiabá”, disse o prefeito.

Emanuel Pinheiro enfatizou ainda que, como gestor de Cuiabá, está sendo coerente com uma bandeira que defende há 10 anos, por acreditar que o VLT é o modal que melhor atende às necessidades da população cuiabana. Ele reforçou que a Prefeitura de Cuiabá continuará lutando pela retomada das obras, já que o VLT é um meio de transporte moderno, sustentável, e capaz de ofertar mais dignidade e respeito ao cidadão.

“O BRT foi sucesso há 50 anos. Cuiabá tem que olhar para frente e se equiparar com as principais capitais brasileiras e do mundo. Quem tem compromisso com Cuiabá, com a modernidade, com o futuro, tem que sempre pensar no melhor para aqueles que mais precisam. Temos que lutar pelo melhor, mais inovador, por mais sustentabilidade, dignidade e respeito pelo usuário do transporte coletivo”, completou.

DECISÃO DO TCU

Na última sexta-feira (6), por meio de decisão do ministro Aroldo Cedraz, o Tribunal de Contas da União acatou o pedido de cautelar movido pela Prefeitura de Cuiabá, determinando a suspensão do processo de substituição do VLT pelo Ônibus de Rápido Transporte (BRT). Entre as justificativas para o ato, o órgão de controle apontou a “inexistência, por exemplo, do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA”.

Em sua decisão, o ministro ratificou os apontamentos feitos de forma constante pelo prefeito Emanuel Pinheiro desde que a possível troca de modal foi anunciada. No recurso conduzido pela PGM, por exemplo, a Prefeitura cita que “tal decisão se deu de forma unilateral, sem qualquer espécie de participação da sociedade e dos municípios por onde o modal de transporte será implantado, qual seja, Cuiabá e Várzea Grande”.

Este é um dos fatores mencionados por Cedraz, que lembrou que o Governo do Estado já havia sido alertado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) sobre a necessidade de cooperação dos governos locais nas discussões sobre o tema. O ministro destaca ainda que a decisão de alteração do modal de transporte público intermunicipal não possui respaldo da SMDRU.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes do CMEI Serginho visitam o Cine Teatro e assistem sessão de cinema

Publicado

Estudantes das etapas de Creche, Pré-Escola e Jardim 2, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, participaram nesta terça-feira (16) de uma atividade especial, o Projeto ‘Escola Vai ao Cinema’. A iniciativa promovida pelo Cine Teatro e a Associação Cultural Cena Onze já levou cerca de mil estudantes de 10 unidades educacionais da rede pública municipal ao teatro.

Os aproximadamente 140 estudantes do CMEI Serginho visitaram o prédio histórico e assistiram ao filme ‘Viva, A Vida é uma Festa’ que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova sua escolha. Determinado a virar o jogo, ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A diretora do CMEI Serginho, Rosângela de Jesus Souza Pereira, agradeceu a gestão Emanuel Pinheiro que sempre busca parcerias que proporcionam vivências significativas às crianças. “A ideia é, a partir de momentos lúdicos, proporcionar aprendizagens sobre temas relevantes para os estudantes como importância da infância, da memória, determinação e coragem”, destacou a diretora escolar.

O Projeto teve início em maio e deve acontecer até o mês de outubro. Em sessões realizadas no primeiro semestre foram exibidos filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso; Dois Irmãos: Uma jornada fantástica; Extraordinário! Viva, a vida é uma festa; Aladdin; O Rei Leão; o Touro Ferdinando. Neste segundo semestre serão exibidos filmes como Canhain; Sonic: o filme; Trolls 2; Soul, Uma Aventura com Alma; Raya e o Último Dragão; Encanto; Luca, entre outros.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, falou sobre a iniciativa. “Além de participar das sessões de cinema, estudantes e professores fazem uma visita guiada ao Cine Teatro, patrimônio arquitetônico e cultural do nosso estado, conhecendo assim um pouco mais sobre esse importante prédio, que abriga muito da história cultural da nossa capital”, destacou a coordenadora.

O coordenador de Eventos do Cine Teatro Cuiabá, Matheus de Luca, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A Secretaria Municipal de Educação tem sido fundamental para o Projeto Escola Vai Ao Cinema. Graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, muitas crianças, jovens e adolescentes estão indo pela primeira vez a uma sala de cinema e conhecendo um patrimônio que fez parte da história de muitos cuiabanos: O Cine Teatro Cuiabá”, salientou o coordenador.

As sessões de cinema são realizadas sempre às terças-feiras, em dois horários, às 9h e às 15h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública de ensino.  Outras informações pelo telefone (65) 2129-3848.

As próximas unidades a participar neste mês de agosto serão as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos (23) e Moacyr Gratidiano Dorileo (30).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para os cargos de Professor e TDI

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quarta-feira (17) os editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva da Secretaria Municipal de Educação, nos cargos de Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI).  

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na quinta-feira (18), às 14h, conforme definido nos editais, para entrega de documentos e atribuição.

Os convocados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

O edital de convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 004/2021/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 2.282, páginas 218 a 230, de 16/10/2021, para o ano letivo de 2022.

O certame realizado, em 2021, ofertou 1.605 vagas de níveis médio e superior, visando o ano letivo de 2022.

Até o momento, em 39 convocações, já foram chamados 2.435 candidatos.  

SERVIÇO:

Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviço por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva

Dia: quinta-feira (18)

Hora: 14h

Cargos: Professor de Educação Física e Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso