conecte-se conosco


VG

Kalil lança “Programa Pertencimento Ambiental” com Carlinhos Brown

Publicado

Destaque

O prefeito Kalil Baracat, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), lançou, nesta segunda-feira (9), o ‘Programa Pertencimento Ambiental’, com o objetivo de aflorar sentimentos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com os alunos da Educação Infantil. O evento contou com a presença do músico Carlinhos Brown, que é apoiador do projeto, e diversas apresentações de alunos das escolas Municipais, em homenagem ao artista.

Para o prefeito Kalil Baracat, investir em educação significa também investir no futuro das crianças de Várzea Grande. “Hoje lançamos um novo programa voltado para a conscientização e a preservação ambiental, que é reforçado por outras iniciativas que temos, como as campanhas para a arborização da cidade, preservação dos rios e das nascentes, sempre pensando nas futuras gerações”, disse.

O programa é guiado por dois kits de materiais educativos, com brincadeiras e históricas que devem guiar os professores e alunos até a compreensão do conceito de “pertencimento ambiental”; isto é, a ideia de que fazemos parte da natureza e, portanto, é de nosso interesse cuidar, proteger e respeitá-la. “O Pertencimento Ambiental já é uma realidade em Várzea Grande, que já tem um histórico na educação sobre o meio-ambiente e agora complementa esses ideais com o novo programa”, explicou o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Responsável por idealizar os personagens Paxuá, Paramim e sua turma, Carlinhos Brown lembrou do compromisso que o Brasil aceitou de alcançar as metas para o desenvolvimento sustentável na Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que a educação era um caminho para isso.

“O que a gente se propôs a fazer foi envolver as crianças neste conceito do pertencimento e da defesa ambiental. Hoje os dados mostram que somos um dos maiores países em emissão de gases do efeito estufa e é claro que já nos beneficiamos muito ao longo do tempo tirando as coisas da terra, então agora é importante que a gente se esforce para mudar isso”, disse.

“O pertencimento é o cuidado, é o respeito, é a gratidão com tudo que a natureza nos concede diariamente, pois tudo que utilizamos, do momento em que acordamos, até quando vamos dormir, vem da biodiversidade”, completou a autora dos livros que compõem os kits, Priscila Dessimoni Morhy.

Além dos materiais didáticos, os professores terão a oportunidade de participar de um curso on-line sobre os kits, oferecido pela própria editora. O programa Pertencimento Ambiental soma-se à outros projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica.

Comentários Facebook
publicidade

Destaque

Ciclista morre esmagado por carreta em Várzea Grande

Publicado

O ciclista ainda não identificado acaba de morrer esmagado por uma carreta.

 

Um ciclista  acaba de perder sua vida, no início da noite desta quinta-feira. Segundo as primeiras informações, um senhor ciclista foi atropelado e parou de baixo da careta.

O acidente acaba de acontecer na estrada de Jangada, ainda em Várzea Grande.

VEJA VÍDEO

VEJA VÍDEO

Óbito confirmado

Não temos ainda informações da identidade desta vítima, mas informações em instantes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Em Pontes e Lacerda MT jovem perde a vida em trágico acidente

Publicado

O acidente aconteceu na noite da ultima terça-feira (24/05)na avenida Municipal cruzamento com a rua Luiz pereira cosme em Pontes e Lacerda MT .

A Vítima identificada como Luiz Henrique de 16 anos de idade o mesmo foi socorrido em estado grave para o Hospital Vale do Guaporé mais nao resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O condutor bateu forte contra um veículo Fiat estrada .

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso