conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura participa de treinamento da CGU referente ao recebimento de denúncias

Publicado

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá participou, na manhã desta terça-feira (03), de uma capacitação realizada pela Controladoria Geral da União (CGM) pertinentes ao recebimento e tratamento de denúncias referente aos crimes de assédio moral e sexual. O evento ocorreu no auditório da Controladoria Geral do Município (CGM) e contou com a presença de coordenadores de diversas secretarias que compõem o Executivo Municipal. 

O conteúdo abordado tem como finalidade enfatizar a disparidade entre manifestações e denúncias, informando sobre as formas corretas que os servidores devem agir e proceder diante de situações como estas. 

O ouvidor-geral do município, Heitor Reyes, um dos grandes parceiros na elaboração da cartilha de prevenção e combate à crimes dessa natureza. Ele pontuou ainda que esse é o primeiro passo dado pela Gestão Emanuel Pinheiro rumo ao encaminhamento e tratamento correto dos casos. “Esse curso vai ser difundido em todas as secretarias da prefeitura, começando pelas lideranças. Desta forma estamos oferecendo todo o suporte para que a situações caminhem de forma coerente, além das respostas às vítimas”, comentou. 

A coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP), Geórgia Pompéu frisou que a prática abrange diferentes comportamentos, sejam elas por supostas irregularidades ou não. “Tratamos de denúncias, o assédio moral e sexual, mas outros assuntos também comunicamos a melhor maneira de lidar. Essa ação faz parte do programa Profoco da CGU que é de fortalecimento das ouvidorias e a Prefeitura de Cuiabá faz parte da nossa rede nacional”, comentou. 

A secretária-adjunta da Secretaria da Mulher, Eliz Prates afirmou que o trabalho do comitê não se limita apenas ao lançamento da cartilha, mas sim permanente, a fim de erradicar as condutas ilegais. “É fundamental essa capacitação, pois nos dá mais elementos para orientar e fazer com que as pessoas compreendam o quanto nocivo pode ser o assédio dentro das instituições públicas”, completou. 

Ao todo mais de 29 servidores participaram do curso com a carga horária total de quatro horas. 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

UBS Parque Ohara funcionará até 18h nesta quinta-feira (18)

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

– A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ohara será fechada às 18h nesta quinta-feira (18) devido à falta de energia elétrica no local, ocasionada pela forte chuva que caiu sob a Capital. 

– Mediante a situação, as vacinas serão encaminhadas para UBS Tijucal, onde o atendimento de imunização poderá ser feito até as 20h e os demais serviços até as 21h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 acontece neste sábado (20)

Publicado

Neste sábado (20),  acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h. Na oportunidade, serão atendidas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto, mas ganha um reforço no atendimento com o “Dia D” para garantir que os pais ou responsáveis que por algum motivo não puderam levar as crianças e adolescentes, consigam ir no sábado (20/08).

Quase todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha na maioria das Unidades Básicas de Saúde. São elas:  Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Na UBS Jardim Vitória 1 serão aplicadas apenas as vacinas Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP) e Covid pediátrica. E na UBS Umuarama/3 Barras, Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP), Rotavírus, Influenza e Covid. Somente na UBS Ana Poupina não haverá vacinação, porque o local não possui sala de vacinação.

“A conscientização dos pais ou responsáveis, segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, é necessária para que o objetivo da Campanha seja atingido”. No caso, a meta é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%  para a vacina poliomielite,  na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso