conecte-se conosco


AMM

Bancada federal de MT garante apoio à pauta municipalista

Publicado

AMM

Os prefeitos e prefeitas que estão em Brasília participaram de uma reunião com os parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 27 de abril. A reunião, que integrou a programação da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, contou com a presença da maioria dos senadores e deputados federais.

Durante o encontro, foi apresentada pela Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, em nome dos prefeitos, uma pauta de reivindicação estadual, além de projetos prioritários que tramitam no Congresso Nacional. “Pedimos o  empenho da nossa bancada na aprovação da pauta municipalista, principalmente dos projetos de lei que estão na Câmara e no Senado, como a PEC 122/2015 que visa estabelecer um marco jurídico para as atividades das associações dos municípios”, pontuou o prefeito Nelson Paim, que representou o presidente da AMM, Neurilan Fraga, na reunião.

Conforme a pauta da Associação, foi solicitado ainda que a bancada estabeleça uma força tarefa junto ao ministério da Educação, para que faça um mutirão em Cuiabá, a exemplo do programa Calha Norte, que esteve com os prefeitos para resolver as pendências de convênios referentes as obras paralisadas nos municípios. Foi também pleiteado que os parlamentares solicitem ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE a destinação de pelo menos 300 ônibus para os municípios que estão com a frota sucateada.

Outra solicitação é para que a bancada interceda junto ao ministério da Saúde e Funasa, visando a distribuição de 100 caminhões para o transporte de resíduos sólidos e de 50 unidades de transbordo para serem construídas em vários municípios. O argumento é que o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Sema estão punindo os prefeitos que não estão conseguindo coletar e transportar os resíduos sólidos de forma adequada, além do pedido de empenho da bancada para efetivar a regularização fundiária em  municípios de várias regiões.

Na ocasião, os congressistas se comprometeram a  atender as demandas solicitadas e mais  engajamento com os projetos de interesse dos municípios. “Nossa meta é buscar apoio, pois a votação depende dos representantes das duas Casas”, assinalou o deputado federal Doutor Leonardo Albuquerque, líder da bancada federal de Mato Grosso.

O senador Wellington Fagundes, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Brasileiros, ressaltou que vem trabalhando em vários projetos em favor dos municípios. Ele lembrou que lutou muito pela aprovação da Lei Kandir, que beneficiou os municípios de Mato Grosso com transferência de  recursos na ordem de R$ 6 bilhões, uma luta que teve a participação e a liderança do presidente da AMM, Neurilan Fraga. “Isto  representa a autonomia financeira dos municípios. Sou municipalista e defendo as causas prioritárias do  movimento’, garantiu o senador.

Na ocasião, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, que é vice presidente da AMM, afirmou que o encontro com os parlamentares foi de suma importância para que  pudessem garantir o atendimento às reivindicações.  Ela anunciou que pretende, com apoio da AMM, criar  o Movimento  Mulher Municipalista em Mato Grosso, com a participação de prefeitas, secretárias, primeiras-damas, vereadoras e outras autoridades. “Agradecemos os parlamentares pelas emendas garantidas para que possamos resolver os problemas. “Solicitamos o empenho no sentido de ter mais projetos que visem barrar a alta dos preços, pois  as empresas fornecedoras para as prefeituras estão aumentando os valores dos serviços em todas as áreas essenciais para a gestão municipal”, disse ela.

O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, que também integra a diretoria da AMM, solicitou aos parlamentares que  intercedam junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura-Sinfra, para análise dos  projetos para que os municípios possam concluir as obras, tendo em vista o prazo do calendário eleitoral. Na oportunidade, ele anunciou mais um Encontro de Prefeitos, a ser realizado pela AMM até o final do mês de junho.

Participaram da reunião os senadores Wellington Fagundes, Carlos Fávaro, e os deputados federais Dr. Leonardo Albuquerque, Neri Geller, Valtenir Pereira, Rosa Neide, Juarez Costa e Emanuelzinho Pinheiro.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

AMM

AMM completa 39 anos de fundação e comemora conquistas para os municípios

Publicado

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.

A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.

Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, assinalou.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

SES divulgará boletim epidemiológico da Covid-19 somente às segundas-feiras

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) passará a divulgar o Boletim Epidemiológico da Covid-19 somente às segundas-feiras. A medida leva em consideração a diminuição de casos e, portanto, recorrência de baixos números de notificações nos demais dias da semana.

Todas as notificações que ocorrerão entre terça-feira e domingo serão contabilizadas nos boletins de segunda. Em caso de feriado ou ponto facultativo na segunda-feira, o Boletim será divulgado no próximo dia útil. A Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde informou que a medida já passa a valer nesta semana.  

É importante esclarecer que o sistema do Painel Interativo da SES continuará a ser atualizado diariamente, de forma automática, por isso, mesmo sem os boletins diários, será possível acessar os dados em tempo real.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso