conecte-se conosco


Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro amplia leitos hospitalares e aumenta a capacidade de atendimentos na área da saúde

Publicado

Cuiabá


Davi Valle

Clique para ampliar

A área da saúde, da capital de Mato Grosso, mudou o cenário com a ampliação de novos leitos e o aumento da capacidade de atendimentos. A gestão Emanuel Pinheiro oferta a população de Cuiabá e do interior do Estado, dois hospitais para atendimentos de média e alta complexidade.

Com o compromisso de ampliar os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde, a gestão Emanuel Pinheiro inaugurou no ano de 2019, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, com 315 leitos abertos e equipamentos de última geração, para realização de exames, como tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, radiografia e outros.

Considerado o mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, no quesito infraestrutura. A unidade hospitalar é referência em ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e cirurgias em gerais. O setor de urgência e emergência do HMC possui alas de reanimação, politrauma, sutura, estabilização e observação adulto e pediátrico. No ambulatório, são 10 especialidades médicas.

Durante a pandemia, o HMC ficou encarregado para os casos não Covid-19, sendo fundamental neste período, para a continuidade dos atendimentos de pacientes de todo o Estado, para tratamentos que abrangem outras especificidades. 

A abertura do Hospital Municipal de Cuiabá possibilitou a realização de 1.640.888 (um milhão, seiscentos e quarenta mil e oitocentos e oitenta e oito) atendimentos e a média de ocupação de leitos é de 98% entre o período de setembro de 2019 a dezembro de 2021. Os dados compreendem Atendimentos Urgência e Emergência, Internações Enfermarias e UTIs, Internações Pediátricas, Consultas Ambulatoriais, Cirurgias de diversas especialidades, Serviços de Imagens, Análises Clínicas, Centro de Tratamento de Queimados – CTQ  e Centro de Informação Antiveneno – CIAVE.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, o antigo Pronto Socorro de Cuiabá, não possuía estrutura adequada para atender a população. “Quando assumi a prefeitura em 2017, priorizei a saúde dos mato-grossenses. A construção de um novo pronto socorro foi necessária para humanizar o atendimento da nossa gente. Conseguimos ampliar a oferta dos serviços e reduzimos a fila de espera por consultas e cirurgias eletivas. Recebemos pacientes de todo o Estado, com padrão excelência de assistência e infraestrutura”, destaca.

O Hospital Municipal São Benedito – HMSB, atua com consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, advindas da Central de Regulação. A unidade hospitalar possui 112 leitos e atende pacientes de todo o Estado.  

No período intenso da pandemia de Covid-19, o hospital funcionou exclusivamente para casos Covid-19, com a redução dos casos, a unidade hospitalar voltou desde o mês de fevereiro de 2022 aos atendimentos de ortopedia e final de março de 2022 voltou aos atendimentos de neurocirurgia. 

O Hospital Municipal São Benedito entre os anos 2017 a 2021 realizou 1.027.683 ( um milhão e vinte e sete mil e seiscentos e oitenta e três) atendimentos e a média de ocupação de leitos é de 85%. O levantamento compreende os dados obtidos através das Internações Enfermarias e UTIs, Consultas de ortopedia, Cirurgias de ortopedia, Consultas e Cirurgias de neurocirurgia, Cirurgias gerais, Serviços de Imagens e Análises Clínicas. 

O gestor do HMC e HMSB, Paulo Rós, destaca que a gestão Emanuel Pinheiro revolucionou o atendimento aos usuários do SUS com qualidade, respeito e humanização. “As equipes assistenciais do HMC e HMSB estão comprometidas com o bem-estar dos pacientes. São profissionais valorosos e capacitados para prestarem um bom atendimento multidisciplinar e humanizado”, ressalta. 

O Hospital Municipal de Cuiabá e Hospital Municipal São Benedito atende toda a população do Estado de Mato Grosso, com serviços de qualidade na área da saúde. Atualmente os pacientes do interior do Estado correspondem a 40% do total de pacientes atendidos nas duas unidades hospitalares e 60% são pacientes da capital, Cuiabá.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicado

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Publicado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso