conecte-se conosco


Mato Grosso

Intérpretes de Nico e Lau são homenageados como Mestres da Cultura Mato-grossense

Publicado

Mato Grosso


A trajetória artística e a relevante contribuição ao humor e à cultura popular fizeram com que a dupla Nico e Lau se tornasse parte da simbologia e iconografia da identidade mato-grossense. E, para homenagear os atores Justino Astrevo e Lioniê Vitório, que interpretam os personagens, estreia neste sábado (23.04), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, o filme ‘Mestres da Cena’, que será acompanhado pela apresentação do espetáculo ‘Remedeia Com Que Tem’. 

Com 40 minutos de duração, o filme integra o projeto selecionado em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que visa celebrar a dupla de artistas como Mestres da Cultura Mato-Grossense. O documentário de curta-metragem narra a história por trás dos personagens, falando sobre a vida, obra e legado de Justino Astrevo e Lioniê Vitório, desde a iniciação nas artes, passando pela formação e principais influências, até suas contribuições no desenvolvimento artístico atual fora dos palcos.

Em ‘Remedeia Com Que Tem’, Nico e Lau apresentam um show humorístico que faz uma viagem na linha do tempo resgatando os causos do início da carreira até chegar na fase atual de grande apelo popular. O espetáculo de uma hora de duração acontece logo após a exibição do filme, trazendo histórias, performances e interpretação de músicas.  

A união dos dois projetos compõe o 4º Quero Mais Cultura, que é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio de emenda parlamentar atendida pela Secel-MT. Com entrada social de apenas dois quilos de alimentos, a programação comemora a trajetória da dupla humorística mais popular do Estado. 

“Será uma programação imperdível, em que poderemos dar boas gargalhadas e celebrar a vida e carreira da dupla que promove a cultura matogrossense através do humor há tanto tempo. Para nós, da Secel, é uma honra contribuir para que a história desses extraordinários artistas seja reconhecida, preservada e difundida. Viva os mestres da cultura!”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Lioniê Vitório e J. Astrevo: Mestres da Cultura

Além do trabalho humorístico‚ os atores Lioniê Vitório e Justino Astrevo são admirados  também pela valiosa contribuição em preservar e difundir a cultura mato-grossense. Para se consolidarem no mercado das artes cênicas, os artistas acumulam décadas de dedicação ao teatro antes mesmo da criação das personagens Nico e Lau.

Lioniê Vitório, o Nico, é mato-grossense de Santo Antônio de Leverger. Formado em Artes e pós-graduado em Patrimônio Cultural, começou sua carreira artística em 1986, no Grupo Ânima de Teatro, na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso‚ hoje IFMT.

Justino Astrevo de Aguiar, o Lau‚ nasceu em Cuiabá. Roteirista‚ diretor e ator, é formado em Letras e possui pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural. Sua carreira artística teve início em 1980, quando fundou o Grupo Folhas de Teatro. 

Foi em 1989 que os artistas passam a trabalhar juntos na Companhia Folhas Produções‚ quando montaram diversos espetáculos e circularam por festivais das grandes capitais brasileiras. A atuação da dupla ajudou no desenvolvimento do cenário que tornou possível a existência de tantos outros valorosos profissionais do teatro mato-grossense atual.

Com a criação dos personagens Nico e Lau, em 1995, a dupla se tornou referência em empreendedorismo cultural, por quebrar paradigmas no fazer cênico com performances transmidiáticas. Dos palcos dos teatros‚ publicidade‚ CDs, DVDs, livros, revistas em quadrinhos‚ e filmes, os personagens ultrapassam os limites do fazer teatral, alcançando o público por meio de música, cinema e televisão.

Selecionado no edital Mestres da Cultura Mato-grosssense, que foi promovido pela Secel-MT com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto ‘Mestres da Cena’ é idealizado pelo publicitário Matheus De Luca. Além do audiovisual, a seleção pública possibilitou a criação de uma exposição virtual sobre os artistas que pode ser conferida no site www.nicoelau.com.br

Serviço

Show e Filme Mestres da Cena – Nico e Lau

Data: 23/04/2022

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa 

Mais informações: 65 3627.1244 / 65 99975.5513 / ou site nicoelau.com.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

SINE MT oferta 3,1 mil vagas de emprego em 27 municípios

Publicado

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza 3.163 novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. As vagas estão disponíveis em 27 municípios do Estado, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Há vagas também para pessoas com deficiência (PCD).

As vagas são para as cidades de: Cuiabá (245); Várzea Grande (48); Água Boa (56); Alta Floresta (45); Alto Araguaia (13); Alto Taquari (05); Aripuanã (02); Barra do Garças (47); Cáceres (19); Campo Novo do Parecis (80 ); Campo Verde (80); Canarana (27); Colíder (143); Diamantino (29); Guarantã do Norte (24); Juara (93); Jaciara (15); Juscimeira (02); Lucas do Rio Verde (90); Nova Mutum (207); Pontes e Lacerda (56); Primavera do Leste (472); Rondonópolis (268); Sapezal (229); Sinop (308); Sorriso (495); Tangará da Serra (65).

O trabalhador também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal http://empregabrasil.mte.gov.br/

Inscrição

Os interessados devem procurar a unidade do SINE mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais.

Estas oportunidades podem ser preenchidas ou alteradas a qualquer momento e sem nenhum aviso prévio.

Confira relação das vagas de empredo aqui e aqui

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Quatro mandados judiciais são cumpridos contra alvos investigados por tráfico de drogas na fronteira

Publicado

Quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.07), contra alvos investigados por tráfico de drogas, na região de fronteira do estado.

As ordens judiciais foram cumpridas pela equipe da Delegacia de Mirassol d’Oeste, com apoio das unidades de São José dos Quatro Marcos e de Araputanga.

Durante a ação policial foram apreendidas porções de entorpecentes e uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.

O cumprimento dos mandados faz parte da Operação Narco Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas, incineração de entorpecentes e cerco ao crime organizado, com auxílio das forças policiais federais, dos 26 estados e Distrito Federal.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso