conecte-se conosco


Mato Grosso

Desenvolve MT percorre municípios da região Leste para apoio de pequenos negócios

Publicado

Mato Grosso


O presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, Jair Marques, e o assessor executivo, José Roberto Webber, percorreram, nesta semana, municípios de Mato Grosso em busca de novas parcerias e apresentar a instituição na busca de fomentar e apoiar os pequenos empreendedores do Estado.

Na terça-feira (22.03), a visita foi à cidade de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá) para participar da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, promovido pela Associação Comercial em parceria com a prefeitura. O evento reuniu mais de 100 mulheres empreendedoras, outras que estão se preparando para empreender, entidades de classes e autoridades locais.

Temas importantes para potencializar os conhecimentos das mulheres empreendedoras foram abordadas durante o encontro com duas palestrantes da cidade. A Desenvolve MT apresentou a linha de crédito Mulher Empreendedoras, programa voltada para as mulheres que pretendem fomentar os seus negócios.

A palestra foi ministrada pelo assessor José Roberto, que, em um bate papo, apresentou os programas de crédito que o Governo do Estado disponibiliza para os empreendedores, e esclareceu todas as dúvidas das participantes.

“Foi um evento de extrema importância, através da parceria com a Desenvolve MT, Aciple e Prefeitura podemos fortalecer o empreendedorismo local e ajudar quem realmente precisa, espero em breve possamos reunir novamente, e abrir um espaço para maior número de empreendedores”, diz Franklin Rohr, secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste

Para o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, voltar a ter contato com o público empreendedor é muito importante para entender a demanda dos municípios. “O Governo do Estado vem cumprindo o seu papel criando um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, e nós da agência estamos trabalhando para fomentar e dar o apoio necessário”, explica.

Primavera do Leste possui um agente de crédito cadastrado que presta apoio e auxilia os empreendedores locais na tomada do crédito. Em 2021, o município ficou em sexto lugar no ranking com R$ 708 mil em concessão de crédito aos pequenos empreendedores.

Na quarta-feira (23.03), o prefeito de Campo Verde (137 km de Cuiabá), Alexandre Lopes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares, receberam os diretores da Desenvolve MT. O objetivo foi fortalecer a parceria existente, apresentar as demandas locais de crédito da cidade que estão represadas.

O prefeito sinalizou positivo e disse que tem intenção em movimentar ainda mais o crédito para o pequeno empreendedor. No próximo mês a caravana continua, e será a vez de visitar os municípios da região Norte, Nova Mutum, Sorriso e Sinop.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Juizado Especial Criminal de Cuiabá suspende atendimento presencial por falta de energia

Publicado

Por conta da falta de energia elétrica o atendimento presencial está suspenso hoje (dia 18/8) no Juizado Especial Criminal de Cuiabá (Jecrim), bem como no Serviço de Atendimento Imediato (SAI).
 
Apesar da suspensão do atendimento presencial, os prazos processuais continuam a correr normalmente.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Acessibilidade: Tribunal de Justiça recebe elogio por traduzir sessões de julgamento em Libras

Publicado

Preocupado em garantir a inclusão de toda sociedade, o Poder Judiciário implantou a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões on-line de julgamentos da Segunda Instância. Iniciativa que recebeu manifestação de elogio por meio da Ouvidoria Judiciária reconhecendo a importância de se promover a inclusão das pessoas que se comunicam por Libras.
 
 
“Quero deixar aqui registrado meu elogio ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pela iniciativa de ter um intérprete de Libras nas sessões, gostaria de ressaltar o quanto é importante essa inclusão para a comunidade surda, pois há muitos anos essa luta ocorre por surdos e ouvintes que sentem empatia por cada um que dessa comunidade faz parte”, diz o início da manifestação.
 
“Acrescento aqui a Lei nº 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse reconhecimento traz consequências positivas para a comunidade surda, que passa a ver seus direitos fundamentais sendo desvelados pela população em geral, principalmente para as vivências em locais públicos”, acrescenta.
 
O manifestante informou que é pessoa ouvinte e estudante do curso de Intérprete de Libras no CASIES (Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial) e reconhece a importância dessas iniciativas por parte da sociedade e órgãos públicos. “Nessa luta também temos os profissionais intérpretes de libras, que se dedicam com afinco aos estudos para fazer a ponte nessa comunicação entre surdos e ouvintes”, completou.
 
Ele relembra que um dos principais marcos da garantia de direitos das pessoas surdas ocorreu em setembro de 2010, com a regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de Libras, amparada pela Lei nº 12.319, valorizando esses profissionais que têm um papel fundamental na promoção da inclusão e do acesso à informação de milhões de pessoas surdas.
 
“Mais uma vez agradeço e reforço a importância de iniciativas como esta, pois servem de modelo e motivam cada vez mais a comunidade surda e a nós estudantes em continuar a buscar a inclusão e reconhecimento dos nossos esforços. A todos minha gratidão”, completa.
 
A presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, agradeceu a manifestação pública e destacou: “desde o seu nascedouro, esta gestão tem como mote ser uma ‘Justiça Inclusiva: eficiência com equidade’ e o elogio ora recebido indica que o caminho está sendo traçado com louvor”.
 
Ações de acessibilidade – Além da tradução simultânea das sessões de julgamento em Libras, o Poder Judiciário de Mato Grosso adere outras ações de acessibilidade, como a ferramenta VLibras no site institucional do TJMT e nos hotsites temáticos das áreas do órgão, por meio de um software que traduz os conteúdos do Portal TJMT por tópicos, fazendo a leitura de hiperlinks e textos em Libras, além do menu de acessibilidade completo.
 
Por meio de um contrato firmado pela Coordenadoria Judiciária, está sendo garantida a presença de intérprete de Libras para atender as demandas do Tribunal de Justiça.
 
Também há uma comissão criada exclusivamente para tratar do tema – a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, presidida pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho. O grupo de trabalho está constantemente desenvolvendo e aprimorando estratégias de acessibilidade, tanto em quesitos estruturais e físicos, quanto acessibilidade digital
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens: imagem de uma tela reproduzindo uma sessão de julgamento, onde aparem os magistrados e o procurador de justiça. Ao lado da tela principal, existe uma janela onde aparece o interprete de Libras.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso