Direto de Brasília
Olavo de Carvalho será enterrado no interior dos Estados Unidos
Direto de Brasília




Olavo de Carvalho, escritor e guro do bolsonarismo, terá seu corpo enterrado na cidade de Petersburg – cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, próximo a onde ele morava – no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Agendado para ter início às 15h local – ou seja, 17h em Brasília -, o cemitério onde o filósofo será encaminhado será o St. Joseph, de acordo com a empresa que organiza sua despedida.
Olavo foi apontado, segundo obituário, como morador do condado de Dinwiddie – vizinha de Petersburg. Seu falecimento ocorreu no John Randolph Medical Center, em Hopewell – próxima a Richmond, capital da Virgínia.
No livro virtual de condolências para as mortes que ocorrem em Richmond, havia um único depoimento para Olavo. David Frank Van Develder, que afirmou não existir “algo como um grande professor, há apenas grandes estudantes. Obrigado por demonstrar isso de forma tão generosa e com tanta alegria”.




Direto de Brasília
Comissão de Fiscalização debate reajuste das tarifas de energia elétrica




A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência publica na terça-feira (31) para debater o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O deputado José Nelto (PP-GO), que pediu o debate, disse que a Aneel pretende aplicar os novos valores da tarifa de energia a partir de junho.
“Se aprovada do modo em que foi apresentada, a proposta importará em expressiva elevação no preço ao consumidor. Para as bandeiras amarela e vermelha, o reajuste será de 56% e 57%, respectivamente”, disse o deputado.
Para ele, não parece convincente a justificativa de que os principais motivos que levaram à alta dos valores decorrem da inflação acumulada no período e do custo de geração de energia.
“O volume atual de armazenamento de água dos reservatórios nacionais está em níveis satisfatórios, ou seja, não há escassez hídrica”, completou José Nelto.
Debatedores
Foram convidados para a audiência:
– o diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto;
– o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi;
– a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias; e
– o secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Henrique Roca Pires.
Da Redação – RS
Direto de Brasília
Comissão rejeita proposta que cria fundo para combater furtos a caixas eletrônicos




A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou projeto de lei que cria fundo específico de combate a roubo e furto de bancos e congêneres. O relator, deputado Aelton Freitas (PP-MG), considerou a matéria inadequada do ponto de vista orçamentário e financeiro.
A proposição (PL 515/20), do deputado Pastor Gil (PL-MA), deverá ser arquivada.
Aelton Freitas apontou como impedimento, para a aprovação do projeto, a indicação de “dotações orçamentárias da União” entre as fontes de recursos para o fundo. “Não há amparo de tal destinação na Lei Orçamentária Anual, no Plano Plurianual ou na Lei de Diretrizes Orçamentárias”, explicou o relator.
O objetivo do fundo proposto seria desenvolver ações para impedir roubos e furtos a bancos e caixas eletrônicos. As verbas seriam usadas para apoiar projetos nas áreas de segurança e tecnologia destinados, entre outros fins, à qualificação das equipes de segurança dos estados, aos sistemas de inteligência e à modernização da segurança de caixas eletrônicos.
Anteriormente, o texto também havia sido rejeitado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli