conecte-se conosco


Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro constrói 30 travessias de concreto em 2021; meta é substituir 80% das pontes de madeira até 2024

Publicado

Cuiabá


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Obras Públicas encerrou o ano de 2021 com 30 travessias de concreto construídas, englobando bueiro celular, bueiro tubular e ponte. O trabalho faz parte de um planejamento que é executado desde 2017 pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por meio do qual a meta é chegar até o ano de 2024 com pelo menos 80% das pontes de madeiras da zona rural substituídas por essas estruturas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o planejamento é dividido em dois tipos de atuação, que levam em consideração a necessidade específica de cada uma das regiões beneficiadas. A primeira estabelece a edificação de bueiros celular e tubular, que atendem com eficiência a demanda de córregos, onde o volume da passagem de água é menor que a de rios.

Stopa destaca que, conforme relatório da Secretaria, mais de 100 estruturas desse tipo foram construídas no período de 2017 a 2021. “Os bueiros celular e tubular são mais baratos e de rápida construção. Para locais onde a demanda é menor, são estruturas extremamente apropriadas e que possuem a qualidade necessária para resolver definitivamente os problemas enfrentados por moradores de pequenas comunidades”, explica o vice-prefeito.

Já a segunda atuação está concentrada no levantamento de pontes de concreto, que são estruturas maiores e localizadas nos rios que cortam a cidade. No primeiro mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro investiu mais de R$ 4 milhões nesse trabalho, resultando em seis pontes de concreto executadas nas comunidades dos Médicos (rios Aricazinho e dos Médicos), Ecoville II, Distrito do Aguaçu, e Distrito Coxipó do Ouro (rios Bandeira e Paciência).

Em 2021, dando continuidade a substituição das estruturas de madeira, o Município iniciou a construção de mais seis pontes de concreto em diferentes comunidades da zona rural. A previsão é de que todas elas sejam concluídas e entregues à população no primeiro semestre deste ano. Para o segundo semestre, o objetivo da Prefeitura de Cuiabá é dar a ordem de serviço para o levantamento de outras sete.

“A edificação de pontes de concreto foi uma missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e que foi cumprida com muito sucesso no primeiro mandato pelo secretário Vanderlúcio Rodrigues. Agora, estamos trabalhando para manter o ritmo e alcançar, prioritariamente, aquelas comunidade que possuem maior urgência. A meta é universalizar e acabar com transtornos recorrentes nessa área”, pontua Stopa. 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretário de Turismo apresenta projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ ao setor produtivo

Publicado

O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, apresentou ao setor produtivo da Capital o projeto  ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, que visa movimentar a cidade em feriados prolongados com a abertura do  comércio em geral, bares, restaurantes, pontos turísticos e outros. A reunião contou com a presença do presidente da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC),Jonas Alves, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Celio Fernandes e da diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Eliane Ribeiro Chaves.
Conforme Zito, a parceria com entidades, poder público e iniciativa privada é quem irá alavancar esse projeto. “O projeto Viva o Feriado em Cuiabá irá proporcionar um aumento significativo no consumo, junto aos setores de comércio, bens e serviços, bem como criar inúmeras possibilidades de entretenimento, cultura, gastronomia, conhecimento, religiosidade e lazer para a população local e também aos visitantes que serão atraídos pelas promoções e mídias de divulgação que serão amplamente veiculadas. Essa reunião serviu para que pudéssemos corrigir alguns itens. O nosso pessoal é especializado em turismo, mas precisaremos da orientação do setor do comércio e essa integração é muito importante. Eu preciso da ajuda de todos vocês, do setor do comércio, dos hotéis, bares, restaurantes e de todos.  Porque vamos permitir que os cuiabanos conheçam a Cuiabá e  para aqueles que venham do interior. Acima de tudo, além de ter o que se  fazer, os estabelecimentos estejam abertos nessas datas.  Eu vim aqui para podermos fazer muito, o trade turístico está animado, e se cada um fizer a sua parte será uma nova forma de se trabalhar”, comentou  Zito. 

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, conhecido também por Júnior da Verdão, considerou o projeto grandioso e poderá ajudar o setor, que foi um dos mais prejudicados na pandemia. ” O projeto é maravilhoso. Estamos atendendo a demanda da Prefeitura em nome do secretário Zito. A gente  reuniu o setor  produtivo da Capital e conhecemos o projeto. Vivemos e dependemos do comércio e essa visão dos feriados prolongados em que a Capital para, precisamos preencher esse espaço com pessoas circulando, e mostrar  o que temos para oferecer. Tudo isso para termos uma Cuiaba melhor”, comentou ele .

Da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, pontuou que o poder público e o setor privado devem caminhar juntos para que esse projeto dê certo. “Concordo com  o esvaziamento da cidade nesses feriados prolongados. Criou-se esse hábito na população e temos que fazer com que Cuiabá fique movimentada. Neste caso, o poder público pode se atentar para a questão do transporte público nesses dias, dos pontos turísticos que estão sob os cuidados de órgãos públicos, que devem permanecer nestas datas, permanecerem abertos . Precisamos viabilizar pontos turísticos, estruturar hotéis, porque a nossa cidade ainda carece muito disso”, avaliou ele. 
O gestor do Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá e membro do Conselho,  Alex de Deus, foi quem apresentou o projeto pontualmente aos representantes das classes.   E o assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá disponibiliza ferramenta eletrônica para abertura de processos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa que a partir de agora, o contribuinte pode dar entrada como também acompanhar o trâmite do processo aberto junto ao município. Através do Sistema de Abertura de Processos Eletrônicos -Gescon.

Para isso, o contribuinte pode clicar no endereço https://portalfazenda.cuiaba.mt.gov.br, o cidadão, seja pessoa física ou jurídica pode fazer a solicitação sem precisar se deslocar a unidade do Centro de Atendimento ao Contribuinte- Ciac ou Lojas de Atendimento.

Ao acessar o Portal do Contribuinte basta clicar no ícone Abertura/Consulta de Processos terão as opções- Abrir Processo- Consultar Processos e ou quais processos podem ser abertos pela internet.

A ferramenta eletrônica da Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza ao cidadão, setores como o Assessoria do Imposto Sobre Qualquer Natureza- ISSQN; assessoria Técnica do Imposto Territorial Urbano- IPTU; ITBI; Cadastro Imobiliário (Imóveis); Cadastro Mobiliário (Alvará); Coordenadoria de Georreferenciamento; Coordenadoria do Simples Nacional e Coordenadoria de Taxas.

A exemplo do IPTU, as solicitações abrangem pedidos de isenção de imóveis para uso exclusivo do objeto das entidades imunes em regime de comodato; Isenção de imóvel onde funciona a Sede de Associações de Classes; Isenção de Imóveis locados para uso da Administração Pública Municipal (direta ou indireta).

O secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Carvalho Possas de Carvalho ressalta que só será possível concluir a operação, se forem informados todos os documentos necessários solicitados. “Com esse sistema, não haverá mais o problema de eventuais situações em que o processo fique parado em algum setor ou instância por falta de documentação. Isso vai proporcionar mais agilidade e resposta eficaz mediante as solicitações sugeridas”, declarou o secretário.

Assim que for aberto o processo, destacou o secretário, será encaminhado o número do processo no e-mail informado pelo contribuinte. Com essa informação, é possível realizar o acompanhamento em tempo real.

Além do Gescon, o Portal do Contribuinte dispõe de serviços definidos por categoria: Imóvel; Empresas e Autônomos; Diversos; Certidão; Nota Eletrônica e Nota Cuiabana, com emissão de guias do ITBI, IPTU, ISS, dívida ativa, taxas de alvará, entre outros tributos. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso